Especial Literário: A Nova Novidade – Michael Lewis (por Mauri Link)

Continuando nossa saga em apresentar livros interessantes ao leitores, já promovida pela Dakini, Araphawake, Pikachu, ChiefThéo e Paulo, irei citar um livro que encontrei por acaso em uma feirinha ao ar-livre que acontece toda semana em uma das praças centrais de Campinas, onde xeretando em uma banquinha de livros usados encontrei essa pérola em formato de livro. Ler na contra-capa o nome “Silicon Graphics”  foi decisivo para a compra dele, pois queria muito saber mais sobre a empresa que deu vida aos gráficos do Nintendo 64. Não encontrei muito disso no livro, mas felizmente ele me deu a oportunidade de conhecer uma pessoa cuja busca pela nova novidade criativa sempre me inspira nas tarefas do dia-a-dia.

A Nova Novidade é um livro que consta a história do fundador da Netscape, Jim Clark. É ele o principal deflagrador da revolução da Internet, com seu Netscape, o primeiro navegador a fazer oposição ao Internet Explorer e ao resto do gigantesco império da própria Microsoft como um todo. É a única pessoa a ter criado do nada três empresas cujo valor de mercado superou um bilhão de dólares: a Netscape, a Silicon Graphics e a Healtheon. Jim Clark é a figura mais representativa do Vale do Silício (Califórnia, EUA), o lugar onde se concentram todas as companhias que mandam e desmandam na informática. Foi para compreender como funciona o centro tecnológico do mundo que Michael Lewis estudou sua vida e sua personalidade. Lewis descobre a infância pobre de Clark, sua adolescência delinqüente, seus medos, desejos e manias. Descobre quem são os habitantes de seu mundo: programadores, engenheiros, executivos, investidores e advogados que passam de aliados a adversários (ou vice-versa) com a mesma facilidade com que Clark manda construir um barco de 30 milhões de dólares, um dos seus maiores sonhos. A Nova Novidade revela a criatividade e a coragem – ou imprudência – dos empreendedores do Vale do Silício. Mostra como eles agem para transformar empresas recém-criadas em bilhões de dólares na bolsa de valores e explica de que maneira a geração de novas novidades pode ser um negócio muito, muito lucrativo.

A Nova Novidade sobretudo, é um deleite para os que gostam de uma leitura acessível e amigável. embora trate de assuntos altamente tecnológicos, e também sobre um pouco de economia e negócios. O autor Michael Lewis transmite tudo com um texto coeso, coroado com a narrativa sempre bem dosada entre o passado sofrido de Jim Clark e seu presente intenso e movimentado. Dá para se ler em final de semana tranquilamente, a curiosidade em descobrir como Jim Clark irá remover o próximo obstáculo motiva bastante o leitor. É a melhor biografia que já li, ganhando por muito pouco de Made in Japan, escrita pelo Akio Morita, o homem que fundou a Sony e dono de uma biografia incrível. Mas o homem que sonhava navegar com o melhor pelos mares nos ajudando a navegar melhor pela internet, merece o primeiro lugar.

TÍTULO: A NOVA NOVIDADE: UMA HISTORIA DO VALE DO SILICIO
TÍTULO ORIGINAL: THE NEW NEW THING
ISBN: 8535900276
IDIOMA: Português.
ENCADERNAÇÃO: Brochura  | Formato: 14.00 X 21.00  | 368 págs.
AUTOR: Michael Lewis
TRADUTOR: Ricardo Rangel

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.