Um adeus a outro Mestre dos Patos… Vicar
Vai deixar muita saudade a todos os moradores de Patópolis…
2012 acaba de ficar um pouco triste com essa notícia. Faleceu na terça-feira, dia 03, um dos grandes nomes dos quadrinhos Disney: Víctor Arriagada Ríos, mais conhecido como “Vicar”. Vicar estava com 77 anos, e sofria de leucemia. Mesmo assim o desenhista chileno continuava trabalhando no quadrinhos Disney. (Leia mais aqui)
Vicar começou a fazer HQs Disney na década de 70 e nunca parou desde então. O Inducks registra mais de 1.000 HQs feitas pelo artista, que é considerado um dos herdeiros de Carl Barks.
Fico muito triste com a notícia. Nem sabia que o Vicar estava doente, afinal ele continuava desenhandos novas HQs. O artista é um dos principais nomes no Universo Disney entre os mestres clássicos que continuam fazendo quadrinhos até este século. Aprendi a gostar de Disney nos anos 90 tendo como destaque muitas das histórias produzidas pelo Vicar, que sempre foi presença regular na revista Pato Donald.
O traço sempre foi mais tradicional, puxado ao estilo criado por Carl Barks, mas suas HQs possuem expressividade com personagens e cenários ricos e detalhes. Faz os personagens Disney algo mais maduro, ao contrário do estilo italiano, que preza cores vivas e traços bem arredondados. Vicar é um dos meus artistas preferidos no traço tradicional Disney. Vai deixar muitas saudades.
Espero que ao longo de 2012 a Editora Abril possa homenagear o desenhista nas revistas de linha. Gostaria muito de um Almanaque do Pato Donald só com clássicos do Vicar. Aliás estava olhando no Inducks os primeiros trabalhos dele e tem muito material inédito que nunca saiu no Brasil, incluindo suas primeiras HQs: Buy Ice-Cream Cones, Rest Cure, Donald’s Big Chance, Hewey, Dewey & Louie In Circus, The Bonus. Bem, ao menos o Inducks lista estas 5 HQs como os primeiros trabalho do artista, sendo que Big Chance e The Bonus são remakes de HQs americanas que sairam alguns anos antes. Os originais sairam no Brasil, mas os remakes do Vicar permanecem inéditas. São HQs curtinhas, entre 2, 4 e 8 páginas. Poderiam sair aqui no Brasil ao longo de 2012.
Segundo as estatísticas do Inducks eu tenho 30% do material produzido pelo Vicar. O artista nunca foi de trabalhar com grandes épicos. Boa parte do arquivo de histórias dele são de HQs de cotidiano com o Donald e Tio Patinhas, mas nem por isso elas são descartáveis. Vicar trabalhava muito bem com histórias com Donald e Margarida com Gastão fazendo ciúmes, histórias com o Tio Patinhas dando tarefas ao Donald ou arrastando ele em viagens pelo mundo, histórias regulares com o Donald atazanando seus vizinhos. Há histórias de viagens, de azar, de profissões (incluindo a famosa fábrica de margarina!). Vicar fez um pouco de tudo, e muito mais. E muito desse material, publicado no Brasil permanecem sem ser republicado. HQs como: Em Nome Da Arte, Um Parceiro Do Alasca, Desafinando No Outro Mundo, Depósito Complicado, O Guardião, Um Controle Nada Remoto, De Volta À Infância, Os Aventureiros Do Rádio, Quanto Ciúme!, Micronegócios, Em Busca Da Ilha Viking, Uma Questão De Princípios, O Tesouro Do Capitão Dobrão, O Posto Da Fartura, O Tesouro Da Ilha Quac, O Segredo Da Atlântida, Nosso Amigo Dinossauro, Dois É Demais, Com Mudanças… Você Dança!, O Herdeiro, Corra Que A Polícia Vem Aí!, Espere Por Mim, O Herói Da Família, Esta É Sua Vida?!, Dia De Milionário e dezenas de outras HQs. Todas estas, só pra exemplificar, saíram apenas um única vez no país, entre os anos 80 e 90. Conhece alguma?
E quem tiver curiosidade de ver algo do Vicar nas bancas, só no mês de dezembro, três revistas da linha Disney tiveram HQs com o desenhista. Veja as prévias aqui: Pato Donald nº 2401, Almanaque do Tio Patinhas nº 5 e Pato Donald Férias nº 7. Que a grande trabalho e talento do Vicar com os quadrinhos Disney jamais seja esquecido. Um dia triste, mas também é um dia para recordar todos os bons momentos que suas HQs trouxeram aos fãs dos quadrinhos Disney…
Muito bom, Thiago! Gostei muito da sua sugestão de histórias. Tenho boa parte, felizmente.
"Conhece alguma?" Sim, conheço. Tenho duas em Download que são muito boas, Com Mudanças… Você Dança! http://coa.inducks.org/story.php?c=D++8752 e O Herói Da Família http://coa.inducks.org/story.php?c=D++9312. Ainda me lembro do meu primeiro Pato Donald, o 2325. Lembro da 1ª HQ, Navegar É Preciso http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2003-286 e de como o nome "Victor Arriagada Ríos" ficou gravado na minha memória.
P.S.: Nessa revista o nome do autor foi impresso assim.
Ah, eu tinha feito 7 anos quando comprei essa revista.
Mais um talento q se vai… uma pena, é sempre prazeroso ver novas histórias produzidas por alguém assim, mas qdo essas pessoas partem, temos de nos conformar em saber q nunca mais teremos novas produções!!!
🙁