Desenhos animados do passado – O que será das futuras gerações?
Relembrando o passado e projetando o futuro.
(Por Rafael Gaara)
Confesso que a ideia de escrever esse texto me veio a mente depois que retiraram a TV Globinho do ar para colocar o programa da Fátima Bernardes. Só para deixar bem claro: não faço ideia de qual é a qualidade do programa da senhora Bonner, por isso não vou opinar sobre o mesmo. Só sei que essa troca gerou uma revolta muito grande na internet.
Muitos podem falar: não tem problema, eu e todas as crianças que éramos espectadores da TV Globinho podemos assistir o Bom dia e Cia ou até mesmo assistir desenhos e animes baixados da internet.
Será?
Voltando um pouco ao meu passado, lembro que acordava bem cedo para assistir desenhos animados desde os meus 4 anos de idade (pelo menos é nessa idade que tenho minhas primeiras lembranças). De segunda a sexta-feira assistia vários desenhos na Globo e alguns no SBT. Por mais que todos falem mal da Globo e ela a cada dia que passa realmente piora, eu cresci assistindo TV Colosso, Spiff e Hércules (quem se lembra desse?), Capitão Planeta, Caverna do Dragão (muito clássico), He-Man, As Tartarugas Ninjas, Aladin, Digimon, Card Captor Sakura, Samurai X, Power Rangers (o primeiro que tinha o Tommy), O Homem Aranha, Medabots, etc.
Eu gostava mais do SBT aos sábados com o seu programa Sábado Animado, foi ali que conheci o Mega Man, Dragon Ball, Fly, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Ursinhos Carinhosos, Ursinho Puff (assim mesmo que se chamava na época, depois virou Ursinho Pooh), sem falar em pérolas muito loucas e sem noção com caras fantasiados de árvores, bichos e bananas, como Dudley, o Dragão e Bananas de Pijama. É amigos, sem ter a mínima noção de que Dragon Ball viraria uma febre na Band, eu já ficava louco assistindo no SBT. O quê??!!! Você conheceu Dragon Ball na Globo? Só viu a saga do Majin Boo e Dragon Ball GT? Coooorre para a internet e vai assistir as melhores sagas que são os episódios do Goku criança e o início da fase Z, na batalha contra os Sayajins e contra Freeza.
Pode ser apenas nostalgia minha, mas acredito que as pessoas que foram crianças nos anos 80 e 90 tiveram uma qualidade infinitamente superior de desenhos na TV. O pessoal dos anos 2000 podem me xingar a vontade nos comentários, mas é a verdade. Existem desenhos bacanas hoje em dia, um grande exemplo que quase todo mundo curte é Avatar. Você pode, talvez, citar Naruto e eu vou aceitar, pois não entrarei nos méritos sobre a qualidade de dublagem e adaptação, afinal eu assisti Yu Yu Hakusho com uma dublagem muito infiel ao original e achava aquilo muito foda!
Outro desenho que a molecada dos anos 2000 curte é Ben 10, eu particularmente não gosto, mas diante de tanta coisa medíocre, é algo que os chatos e nostálgicos “velhinhos” dos anos 90 poderiam aceitar. Mais algumas séries atuais de qualidade que podemos mencionar: X-Men Evolution e suas infinitas reprises, Liga da Justiça (muito bom), dizem que Os Vingadores é bom, mas eu nunca assisti.
Até mesmo os pais dos garotos da geração anos 80 e 90 assistiram coisas melhores, podemos citar: Flintstones, Jetsons, Corrida Maluca, Scooby Doo, Os Três Patetas, Speed Racer, Capitão Caverna, Superamigos, A Família Adams, etc. Lógico que alguns desses programas e desenhos passam até hoje, mas eles são de outra época.
No final dos anos 2000, ou seja, entre 2006 e 2010, as emissoras já estavam apostando em programas com atores reais e deixando de lado os desenhos animados. Exemplos desses programas: ICarly, Drake e Josh, Hannah Montana, entre vários outros. Esse tipo de programa sempre existiu, quem não se lembra dos tempos em que passavam Um Maluco no Pedaço, Chaves, Chapolin e Os Simpsons em sequência no SBT? Ou ainda dos tempos de Eu, a patroa e as crianças e hoje em dia, das intermináveis, mas legais, reprises de Todo Mundo Odeia o Chris. Sou a favor desse tipo de comédia com atores reais, inclusive gosto de quase todos citados aqui, só não acho que eles são voltados para o mesmo público que os desenhos da TV Globinho eram, como por exemplo Padrinhos Mágicos e Bob Esponja. O horário em que Hannah Montana sempre foi transmitido na Globo é muito mais interessante para o público alvo desses programas, ou seja adolescentes, no sábado de manhã ou até mesmo como última atração da TV Globinho, apesar de eu particularmente preferir um Dragon Ball ou Yu-Gi-Oh prendendo as crianças até o fim de uma atração matinal.
Voltando novamente ao passado, agora sim, os leitores nascidos no final dos anos 70 e principalmente os filhos dos anos 80 vão enlouquecer. Apenas duas palavrinhas:
Rede Manchete.
É uma emoção muito grande falar dessa época para o pessoal que tem entre 20 e 30 anos, sei que tem pessoas de outras idades que foram marcadas por essa emissora também, mas marcou muito mais a infância dessa faixa etária e isso é totalmente diferente. A Rede Manchete explodiu e teve o seu auge em meados de 1994/5, pelo menos o auge que nos importa: a exibição de programas infantis.
A criançada pirava para ir para casa depois da escola para assistir Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho e sua dublagem épica (meu anime favorito ever, por mais que a animação esteja um pouco datada), Shurato, Samurai Warriors, Kamen Rider, Sailor Moon, Cybercops, Jaspion, Jiraya (não aquele do Naruto, obviamente), Sailor Moon (vou castigar você por ter nascido no final dos anos 90 e anos 2000 em nome da Lua!!!) entre outros.
Todos esses animes e tokusatsus em horário nobre! Como alguém vai querer discutir se foi o auge ou não para o público jovem?
Foi uma época de ouro. Claro que em gerações anteriores já tínhamos programas bons como Ultraman e Zillion, mas geralmente não eram transmitidos em grandes blocos como na época da Manchete.
As crianças nascidas e criadas nos anos 80 e 90 ainda puderam ver a TV CRUJ, programa que passava vários desenhos legais como Marsupilami, Timão e Pumba, Doug entre outros clássicos. Não vou me estender muito falando desse programa, pois ele mereceria um post inteiro.
Na Band, tivemos o Band Kids que teve seu auge entre os anos 2000 e 2001 e, na minha opinião, pode ser considerado a Era de Prata dos animes na TV aberta. O programa apresentado por Kira e seu Death Note mostrava uma apresentadora tentando descobrir o nome dos telespectadores e dominar o mundo (ops, piada fail). Falando sério, a apresentadora e sua grade de desenhos que passavam por 4 horas seguidas, conquistou as crianças e adolescentes de todo o Brasil e foi um estrondoso sucesso. Os animes que mais me marcaram nessa época foram: Dragon Ball Z (Goku e Vegeta são reis), Bucky (gostava demais desse anime, o personagem principal era arrogante e foda, diferente de certos emos de hoje em dia) e Tenchi Muyo (primeiro anime de comédia-harém que assisti, inclusive era tão fã que jogava um RPG de qualidade duvidosa no emulador de Super Nintendo). Passavam outros desenhos, mas esses me marcaram muito e me geraram várias recuperações na escola, pois matava aula várias vezes para assisti-los.
Mas como tudo que é bom dura pouco, rapidamente deram um jeito de acabar com o programa e voltaram a transmiti-lo sem a mesma qualidade anos mais tarde.
Na Record, no finalzinho dos anos 90 tivemos o estouro de Pokémon. Eu era fanático por aqueles bichos. Comprava todas as revistas Pokémon Club, assistia o anime e como não tinha um Game Boy, mas tinha um Nintendo 64, torrei a paciência do meu pai para me dar o Pokémon Stadium para poder jogar o Pokémon Yellow na TV. Ele me deu o Pokémon Stadium, o Pokémon Yellow, e aquele foi um dos dias mais felizes da minha vida. Certamente perdi uns 200 finais de semana pegando todos Pokémons, zerando e rejogando Pokémon 15 horas por dia. Quem nunca zerou Pokémon Yellow com o Pikachu, Charizard, Squirtle, Bulbasaur, Butterfree (Kingler) e Pidgeot é fraco!
Uma coisa muito legal que o pessoal nascido no final dos anos 90 e início dos anos 2000 tem a disposição é a venda de mangás em uma escala muito maior do que antigamente, além da possibilidade de ler pela internet (não vamos discutir aqui se essa leitura online atrapalha o mercado nacional ou atrapalha os autores, se é pirataria ou não, ok?). Claro que o pessoal dos anos 70, 80 e 90 também aproveitam essa nova realidade da venda de mangás no Brasil, mas o “boom” aconteceu agora e certamente é um mercado que dessa vez veio para ficar, diferentemente da “nossa época” onde tudo era feito de forma avacalhada quando se tratava de mangás.
Naqueles tempos loucos tínhamos várias revistas legais como a Herói, mas os mangás eram escassos e o os fãs eram muito desrespeitados pelas empresas, nem se compara com hoje.
Considerando a internet como principal meio de informação e entretenimento hoje em dia, as crianças poderiam ter uma melhor qualidade no que assistem e leem, mas a verdade é que uma criança tem uma tendência muito maior em assistir televisão do que acessar a grande rede, além de ser um tanto quanto arriscado para garotos e garotas entre 5 e 10 anos acessarem e baixarem qualquer coisa na internet.
A televisão por assinatura ajuda a amenizar a queda brusca de qualidade da TV aberta, mas ainda sim não posso dizer que temos uma TV fechada de qualidade. Diria que 10% tem qualidade, 50% são reprises e 40% é conteúdo ruim ou péssimo em se falando de entretenimento. Um dos maiores exemplos da queda de qualidade da TV por assinatura é o Cartoon Network que em um passado recente transmitia Coragem, o Cão Covarde (um ótimo desenho), Samurai X, Sailor Moon (completo), Corrector Yue (esse foi para trollar e forçar a memória, mas eu assistia mesmo), Freakazoid, O Máscara, etc. Quem se lembra dos tempos de ouro da Locomotion/Animax? Praticamente obriguei minha mãe a assinar o pacote mais caro da TV por assinatura para ter esse canal há vários anos atrás. Vou ter que forçar bastante a memória e me corrijam se estiver errado (estou escrevendo o texto sem fazer muitas consultas para forçar o cérebro e a nostalgia), mas passava nesse canal Evangelion, Saber Marionette J, Bubblegum Crisis: Tokyo 2040 (eu só assisti esse da série) entre vários outros animes não mainstream para a época. Sobre a qualidade de outros nichos na tv por assinatura já seria uma outra discussão, então vamos em frente.
Vamos falar um pouco sobre filmes? Algumas pessoas afirmam que os filmes antigos tinham mais qualidade. Eu discordo completamente, temos filmes excelentes em todas as épocas. Só para citar alguns (e vocês tem o direito de discordar) temos O Poderoso Chefão nos anos 70, Os Mercenários nos anos 80 (sacaram a referência né?), ainda temos O Rei Leão e Jurassic Park nos anos 90 e O Senhor dos Anéis e Batman, O Cavaleiro das Trevas (o filme do Coringa é o único da trilogia que considero realmente um clássico) para exemplificar os anos 2000. Obviamente poderia citar no mínimo 10 exemplos em cada década, mas deu para ilustrar o que penso.
Os longas animados atuais, em geral, me agradam mais do que os antigos, mas temos qualidade nesse sentido em todas as épocas também. Longas como A Bela e a Fera, O Rei Leão, Branca de Neve, Bambi, Procurando Nemo, Toy Story, Wall-E e Shrek são todos de diferentes gerações e notamos ao assisti-los que todos são de excelente qualidade.
Sobre games não tenho muito a dizer, cada época teve suas particularidades e a partir dos anos 80 sempre tivemos grandes jogos. Todas as gerações são bem representadas, apesar de notarmos uma clara perda na criatividade recentemente, mas isso é outro assunto e certamente poderia gerar um outro post.
Sobre músicas só tenho uma coisa a dizer: Michael Jackson > Justin Bieber só para citar uma referência pop de épocas diferentes. Fato! Uma das formas de entretenimento que mais vem perdendo em qualidade ao longo dos anos! Cada dia temos artistas mais genéricos e menos artistas que se destacam por criar algo novo.
Vamos finalizar esse texto enorme então!
Graças a grandes pessoas como Kentaro Miura, Yoshihiro Togashi, Matt Groening, Eiichiro Oda e Roberto Bolanos (mais uma piada fail?) acredito que as futuras gerações estarão a salvo, mas infelizmente a TV aberta caminha cada dia mais para programas ruins (e dá-lhe programas de fofocas, tias conversando fiado e rindo de forma forçada), a valorização da traição e bundas na nossa cara (vide novelas das “nove”, reality shows e programas humorísticos em geral), além dos sangrentos e engraçados programas policiais (fazer piada com o sofrimento do povo mostra onde a TV aberta vai parar no futuro). As antigas gerações viveram em um tempo mais inocente, talvez mais charmoso, não sei, sou suspeito para falar, pois tenho 24 anos e nasci na década de 80, vivendo minha infância na década de 90, no entanto, acredito que existe sim muita qualidade nos tempos atuais, apenas precisamos filtrar com muito mais cuidado o que iremos consumir.
Veremos onde tudo isso vai parar. Deixei muita coisa legal de fora, mas é impossível falarmos de tudo quando se trata de entretenimento, ainda mais misturando o passado, presente e futuro.
E vocês leitores, acreditam que eu e todo o pessoal dos anos 60 a 90 somos nostálgicos ou realmente a qualidade, principalmente da televisão aberta, vem caindo aos longos dos anos? E as crianças de hoje, tem menos qualidade a disposição na TV e outras mídias?
Assistiu algum dos programas e desenhos citados acima? Deixe o seu comentário e vamos bater um papo sobre os velhos e novos tempos do entretenimento!
Eu assisti o Sbiff e Hercules também. Corrector Yui(não Yue =p) era bem trash, mas tinha assinatura do mestre Kia Asamiya(que desenha até pra Marvel), era ele se arriscando no estilo Sailor Moon, pois Asamiya não se prende a um estilo só(faça um review na carreira dele e fique impressionado). Achava as meninas lindas desse anime.
Corrector Yui era um “desenho” que eu gostava, mas é tipo meio vergonhoso assumir isso (já estou fazendo isso né)… hehehe… mas realmente era bem trash e sempre achei que ele tinha um estilo, para não dizer cópia, bem parecido com Sakura Card Captors…
Lembro de assistir Spiff e Hercules quando ainda tinha 4 anos de idade, era quase um neném, hehehe, mas ainda tenho boas lembranças desse desenho. Ótimos tempos aqueles!!!
Hj em dia, os autores fazem um rabisco escroto, animam e pronto, ja tem vaga reservada no carton network. Ta feia a situação mesmo.
As vezes eu não consigo acreditar que grandes emissoras como o Cartoon aceitem certos desenhos, por isso escrevi esse texto, queria discutir com o pessoal se eu sou um nostálgico velho ou realmente hoje em dia os desenhos, entre outras formas de entretenimento, vem perdendo qualidade. Parece que, pelos primeiros comentários, realmente o pessoal acha que a qualidade vem caindo!!!
Ficou muito bom o texto, falou quase todos que eu curtia e acompanhava.
Essas ultimas semanas tem sido bem momento nostalgia, primeiro as entrevistas com 2 dubladores Guilherme Briggs e Manolo Rey duas feras, e agora esse texto, mas isso só faz pensar que to ficando velho kk parece que faz vários anos que passava tudo isso.
E essa semana eu vi a abertura do Freakzoid pra relembrar a musica que tocava e cantei igual uma criança kkk, fico triste que meu sobrinho não tem tanta opção de coisa boa como eu tive.
sou do contrario, penso que isso é em grande parte nostalgia.
a TV aberta somente mudou seu foco, não tem mais seu foco infantil, já que esta perdendo sim a grande maioria de seu publico para a rede fechada, e citar novelas das 9 em um post como esse é fora do contexto, nenhuma criança que se prese asiste novela.
esses desenhos citados serão os que as próximas gerações vão falar “nossa lembra de quando passava Apenas um Show, aquilo sim era desenho e não esses de hoje em dia”, é isso, somente mudou, não piorou nem melhorou.
Young Justice, Mutante Rex, Mansão foster, O incrível mundo de Gumball, FlapJack, A Lenda de Korra, Lanterna Verde, Vingadores, Apenas um show, A hora the aventura, Ben 10 (sim é um desenho bom). e muitos outros, são ÓTIMOS desenhos, tem sua própria pegada, vai deixar sua nostalgia para quem é dessa época, só são considerados “piores” por que teimam em ver como os desenhos de antigamente.
Nós crescemos numa época que recebíamos sim conteúdo mais adulto, não mais inocente, e sim menos preocupado, assim recebíamos desenhos com sangue, e achávamos normal, era uma época em que se pensava menos no que o que a criança assistia, claro a censura se tornou um câncer nessa época, mas e só questão de “como recebíamos” e não de “conteúdo” já que desenhos não tem como se analisar o conteúdo dele tão a serio, lembro de outro dia ter visto no cartoon zoom Du, Dudu & Edu, e senti uma certa vergonha e me perguntei : “eu realmente conseguia gostar disso?”.
E sobre as reprises, veja do modo the TV: 1- eles tem que trazer o desenho rápido, já que no mesmo dia em que sai na America sai na net, logo demorar muito pode ser perda de “cliente”.
2- na nossa época, demorava muito mais para um desenho chegar a tv aberta, logo eles podiam passar 1 episodio novo por dia, e quando alcançava da-lhe reprise e deixava pegar uma grande distancia novamente (dbz eu lembro de ter visto umas 4 vezes a saga do freeza antes de chegar a do cell).
3- não há como se ter um desenho para cada horario sem precisar reprisar, para cobrir uma grade horaria de 24 de desenhos com poucas reprises, quantos desenhos seriam necessarios? Muitos, uns 20 ou mais, no minimo.
Tenho poucas palavras a dizer: PQP EXCELENTE POST!
Hehehe… Mas falando sério agora, sou the mesma época q vc, não teve um único programa que vc tenha citado aí que eu não tenha assistido e reassistido na minha infância/adolescencia…
Nem preciso mencionar que minha vida de otaku começou com Dragon Ball e Guerreiras Mágicas do SBT e na saudosa Rede Manchete, quando eu chegava em casa do colégio louca pra sentar na frente the TV e assistir Sailor Moon, Shurato, Cavaleiros do Zodíaco e tantos outros sem ter a menor noção de que aquilo se chamava anime… Hahahaha!
Bons tempos demais… Óbvio que se compararmos com animações que temos hoje as vezes a quantidade de quadros por segundo deixa a desejar, mas existe tbm a questão the tecnologia the época… O importante dos programas daquela época não está só na qualidade the animação (que vamos combinar tem exemplos tensos.. He Man e She-Ra exibidos atualmente no Gloob tão aí pra constatar), está na qualidade dos roteiros e personagens, eram coisas com mais personalidade, com cárater, bem diferente do que temos transmitido hj em dia.
Não to dizendo que na nossa época não tinham desenhos ruins.. Claro que tinham! E não eram poucos… Mas putz, era equilibrado com a quantidade de coisa boa, coisa que assisto até hoje e adoro… Claro que tem coisa boa na tv hj em dia tbm, vc aí citou alguns.. O problema é que a coisa se limita a esses alguns bons programas e de resto é tudo uma boa porcaria…
A minha tristeza na verdade vai pro povo que assiste sabe, pq, se não melhora, é pq essa pouca bosta dá audiência, não sei se pela falta de opção, mas o povo assiste em peso, é quase um ciclo vicioso… Vejo muito isso pelos meus primos e familiares que estão nessa fase infanto juvenil hoje, eles não perdem um episódio que seja dos desenhos a la Ben 10 e variantes por nada… Mas é só eu mostrar algum outro desenho atual que seja melhorzinho, como Hora de Aventura ou Apenas um Show, ou algum the nossa época, como Sakura ou Doug, é impressionante a aceitação sabe, eles me pedem pra salvar a série completa no computador deles e ficam vidrados assistindo até esgotarem os episódios… Falta mesmo a informação de que existe ou o interesse em procurar algo melhor pra assistir por conta própria…
Quanto a questão the música eu até discordo de vc… Na nossa época tinha muita porcaria bem divulgada pela mídia tbm… Hj em dia tem muuuuuita coisa boa sim… Ok que não tão divulgada pela mídia quanto as porcarias, mas ainda assim tem algum espaço por mínimo que seja para pelo menos despertar o interesse pro pessoal se aprofundar na coisa via internet mesmo…
https://garygoh.files.wordpress.com/2011/02/unable-to-process-wall-of-text.jpg
Ana Claúdia,
Minha dúvida se sou um nostálgico ou estou certo é justamente por isso que você citou: você mostra um Dragon Ball, um Yu Yu Hakusho, um Samurai X, Shurato e os meninos mais novos ficam loucos e ficam mais loucos ainda ao saberem que passavam esses desenhos na TV aberta em grandes blocos, esse é o detalhe.
Sobre músicas eu ainda acho que os melhores são do passado e nem falo da minha época, falo da época dos meus pais, anos 60, 70 e 80, mas sem dúvidas existem coisas boas hoje também, eu não consegui expressar isso no texto, mas eu sempre estou querendo dizer que foi o auge daquela forma de entretenimento.
A questão é, porque menosprezar tanto a capacidade de entendimento das crianças? Caramba, Dragon Ball nunca foi assim tao complexo, nunca teve tanto sangue, e assistir um desenho com sangue nao vai fazer voce ser um psicopata nao, existem tantos problemas maiores na sociedade de hoje que pode fazer com que crianças virem assassinos mas definitivamente, animes não é uma delas 😉
O problema é que mesmo o pessoal mais novo comenta comigo que não curtem muito os desenhos atuais e curtem os antigos, além disso, muitas crianças assistem novelas sim, e não tem dessa de criança que se preze, crianças são facilmente influenciadas e consomem o que lhes é oferecido, o que são obrigadas a assistir por falta de opção ou ainda, o que assistem acompanhando os pais.
Eu concordo que existem vários bons desenhos hoje em dia, está escrito isso no post, mas a qualidade caiu e sei que não é culpa das crianças de hoje em dia, longe disso, mas aquele conteúdo menos preocupado formou uma galera com muito mais aventuras e que se lembrarão com mais carinho de suas infâncias, pelo menos no quesito entretenimento, na minha opinião o atual mundo capitalista quer formar meninos certinhos e portanto mais fáceis de serem manipulados, além de jovens sedentos pelo consumismo. E não me excluo fora dessa, pois ainda sou jovem e um grande consumidor, mas acredito que uma época legal como os anos 90 só poderá existir novamente se o mundo mudar completamnte, o que acho impossível (na minha opinião de nostálgico, hehehe).
bem nunca ninguem comentou comigo que achava os desenhos ruins, tenho outros para citar.
consideros desses citados muito melhores que muito antigos, é só que o conceito mudou.
Os desenhos antigos são mais amados? pode ser, mas espere as crianças que seguem esses desenhos crescerem, eles dirão o mesmo, e muito mais cedo, por a gente que já diz com nostalgia, como se fosse algo da idade da pedra, do GameCube.
eu digo o seguinte sobre as novelas, se ela é voltada para o publico adulto, é questão dos pais deixar assistir ou não, mas por que RECLAMAR que ela passa um “soft porn” sendo que ela ta sendo feita nao pensando nas crianças que podem vir a assistir e sim nos adultos.
excelente!
Sem dúvidas que a TV na década de 80/90 era muito superior a hoje, tanto a aberta quanto a fechada. Felizmente temos a internet pra suprir a falta the qualidade, principalmente com os sistemas streaming como Netflix.
Acho que a nova geração dependerá cada vez menos the TV, e nós também.
E é claro que já temos instituições e organizações, ligados ao governo ou não, que estão querendo acabar com isso:
http://tecnoblog.net/111811/imposto-streaming-video-netflix/
Caramba, chutou a bunda! falou tudo e mais um pouco!
Obrigado por me proporcionar uma viagem pela eras!
Creio que na nossa infância também existiam alguns desenhos ruins, mas que não tínhamos conhecimento suficiente para analisar, He man por exemplo, é horrível comparando com desenhos the época, tipo Thundercats e Caverna do dragão, mas mesmo hoje percebendo essa falta de qualidade, assistimos com um grandioso saudosismo.
Legal, época que conhecíamos cavaleiros do Zodíaco sem nem imaginar o que seria Saint Seiya, ou sem nem imaginar a diferença entre cartoon e anime!
Creio que hoje o que impera na TV aberta é a falta de respeito ao público, não só infantil mas no geral, obrigando o povo a digerir sem mastigar uma programação sem a mínima noção! Esse essa visão politicamente correta totalmente disforme onde o Sanji (one piece) não pode fumar e é obrigado a chupar um pirulito mas a novela das 9 é totalmente soft porn, mas é normal!
Parabéns, belíssimo texto!
serio, comparar um desenho com uma novela, DIABOS, o publico foco é outro, em OP seu foco são as CRIANÇAS então vai ter uma limitação, enquanto quem assiste a novela das 9 em sua suma maioria (duvido que alguma criança assista mas) é ADULTO, então querer comparar a censura que OP sofre com o que se passa em uma Novela, é pura besteira.
Rafael, gostei mt do seu texto! Muito disso ai eu também vivenciei!
Pelo o que eu percebo, sem nenhum estudo profundo nem nada, parece que as grandes emissoras de tv aberta não se interessam em investir grana no público jovem. Elas não compram produtos de qualidade (que existem é só procurar). Insistem em investir em desenhos de qualidade duvidosa ou em reprises infindáveis. Eu fico me perguntando: Será que as pessoas que definem a programação das televisões se esqueceram do potencial financeiro das crianças? Se esqueceram do quão chato pode ser um filho que quer um album de figurinhas de um desenho, um filme, um boneco? Quantos milhões eles podem ganhar passando propagandas para o público jovem, fidelizando a clientela desde cedo? Poxa, as emissoras não fazem favor nenhum investindo em produtos de qualidade para os jovens. A globo bancou esse programa the Fátima que dá menos ibope que a tv globinho (que só passava reprises e mal tinha apresentadores). As novas gerações estão carentes de qualidade na Tv e as emissoras não dão a mínima… Pior para elas!
Que texto legal! Eu lembro de assistir cavaleiros na Manchete (na verdade era meu irmão que via, e eu via por causa dele), mas eu só fui pegar Yu Yu Hakusho quando passou na Rede 21, junto com a reprise de CDZ. Guerreiras Mágicas eu lembro muito pouco, mas acho que eu gostava. Pokemon eu recordo the febre. Torcia sempre para a equipe Rocket pegar o pikachu (que nem eu torcia pelo Tom, Frajola, Coyote, etc), me sinto mal por eu não ter continuado a ver esse programa, ainda mais agora que eu soube que a equipe Rocket pode morrer na série animada (tomara que seja só boato O.O). Digimon, por outro lado, foi algo que eu nunca abandonei. Vi todas as reprises e todas as temporadas, inclusive Xros Wars (que pra mim teve o melhor líder, embora a melhor temporada seja Tamers) e Young Hunters, que apesar de não ter sido muito boa, não chegou a ser a pior the franquia.
Ainda acho que façam alguns bons desenhos atualmente. Lembro de um chamado Dave o Bárbaro que eu achava genial, sem falar de Bob Esponja, Padrinhos Mágicos e Avatar (aliás, hoje estreia Korra dublado na nick). Uma coisa triste é que parece que as crianças não querem mais ser crianças. Parece que elas têm vergonha de dizer que gostam de desenho (vide os incansáveis posts do face provando que anime não é desenho… o que acho uma discussão boba) e de quadrinhos. Parece uma corrida para ser cool que só aqueles que desprezarem mais certas formas de entretenimento vencerão.
nostalgico
Olá Keila,
Realmente você tocou em um ponto interessante: a vergonha de ser criança. Mas acho que isso não mudou muito, pois nos anos 90 eu sabia de uma galera que assistia desenhos e animes, mas a maioria não gostava de admitir. Todos admitiam que assistiam Malhação em sua primeira temporada, porque diziam ser cool, mas quase ninguém admitia que assistia desenhos, acho até que o pessoal é mais aberto a isso hoje com os eventos que rolam do que antigamente. Lógico, sempre tem os trolls que hoje em dia também são mais evidentes graças a sensação de anonimato que a internet passa, mas hoje é moda e “chique” você falar que é nerd, enquanto no passado você seria o fracassado da turma.
Sobre os desenhos da Manchete são clássicos… se voltasse a passar eu voltava a assistir tv com frequência. Tem muitos desenhos bons hoje em dia também, acredito que o maior problema seja a falta de grandes blocos em programas voltados para isso como antes havia o CRUJ, Band Kids, TV Globinho etc.
Ótimo post!
Fala ai fi… lógico que você vivenciou isso né,eramos da mesma sala na escola, hehehe.. bons tempos aqueles que nós saiamos da aula para ver Dragon Ball Z. Lembro até hoje das fitas que você gravava e me emprestava para assistir quando a aula era no horário do anime.
Pode ser nostalgia minha como já disse no texto, mas você sair da escola ou acordar de manhã e ver Dragon Ball, Sakura, Medabots, Samurai X não tem comparação com hoje em dia e lamento pelas crianças. Quando Naruto passava no SBT mesmo com dublagem escrota eu ficava feliz porque já é algo que tem uma história legal, uma qualidade comprovada, esse negócio de reclamar de dublagem é coisa de nós, mais velhos que reclamamos de tudo.
Você tocou em um ponto interessante, as crianças são excelentes consumidores, público este que as emissoras estão desvalorizando cada dia mais. É uma pena!!! Você deve lembrar daqueles cards do Dragon Ball que nós compravamos, muitas vezes eu nem lachava para gastar com essas coisas, isso, entre outras coisas, é uma prova de que crianças são grandes consumidores.
É pior para as emissoras, mas também é ruim para as futuras gerações.
Valeu ai pelo comentário Tiagão, falando de nostalgia, você é um amigo nostálgico, hehehe…
Curti bastante o texto, tenho 22 anos e vivi tudo isso, axo q todos q viveram sentem o msm. Eh meio dificil nao concordar quando eu vejo as crianças q eu conheço falarem mais sobre funk do q sobre desenhos, o publico infantil foi realmente esquecido pela tv aberta.
Gustavo,
Você complementou bem em seu comentário a minha idéia, pois não falei muito sobre a censura que existe hoje em dia. Acredito que é o mesmo pensamento onde quem joga GTA vai se tornar um criminoso, nada a ver, senão 90% dos jovens gamers seriam bandidos. Sabemos que aquilo ali é ficção, sem falar que a maioria dos animes valoriza muito o sentido de amizade e fazer a coisa certa e mesmo os que não são assim podem ser transmitidos de madrugada por exemplo.
Não sou contra as novelas soft porn, hehehe, mas que elas deviam ser transmitidas em outro horário, elas deviam, o mesmo caso para um anime bem violento, o que não é o caso da maioria dos shounens.
E realmente existiam muitos desenhos naquela época bem ruins, principalmente no quesito animação, mas isso é normal, porém sinto que os autores vem perdendo em criatividade e coragem para arriscar mais.
Obrigado pelo elogio. Abraços!
Gray Man Dragon Você duvida que alguma criança assista novelas? Eu diria até o contrário, infelizmente a maioria das crianças assistem novelas junto as suas mães, babás e alguns pais. A realidade do povo, da massa é chegar em casa cansados assistir jornais e novelas e as crianças vão no embalo. Eu tenho uma filha de 3 anos e notei que ela estava sendo influenciada pela novela das 9 da Globo que ela assistia com a mãe, além disso ela começou a assistir a novela Chocolate com Pimenta (que é uma novela até mais inocente) a tarde com a empregada, ou seja, quando não é os próprios pais colocando os meninos para assistir isso, outra pessoa pode fazer, como por exemplo uma babá. E uma coisa é fato, hoje em dia as novelas são muito mais eróticas do que no passado. Minha filha nem sabe ler ainda, mas sabe quem é o Tufão, Carminha e repetia palavras como piriguete, entre outras coisas que é falado na novela, obviamente cortei isso da vida dela.
Nada contra as novelas soft porn da Globo, eu não assisto mas respeito quem assiste, no entanto é necessário programas voltados para as crianças, pois se a minha vida inteira tive o privilégio de assistir Tv Colosso, Tv Globinho, Sábado animado, etc, hoje em dia existem pouquissimos programas infantis e isso é FATO, fazendo com que a influência das crianças sejam programas voltados para o público adulto, mas respeito sua opinião, a idéia é realmente discutirmos esse assunto.
Vish, certeza que já temos um novo redator do Portallos entre nós! hahahaha Muito bom (de novo) seu texto, concordo 100%, eu, que nasci em 1997 sou muito mais fan dos desenhos antigos, e esse post me deu uma ótima ideia pra um post, pena que o prazo já foi, mas voltando: parabéns!
Que nada rapaz, tem uma galera muito boa ai competindo, confesso que estou ansioso pelo próximo final de semana e se você teve uma nova idéia escreva, pois se você passar, nós leitores já teremos mais conteúdo para consumir. Obrigado pelos elogios. Abraços!
Cadê o botão de “amar esse texto”?
“inocente” essa é a palavra perfeita pra definir nosso tempo.
Muito bom posto Rafael, afinal quem e que não gosta de lembrar das coisas boas de sua infância? E complicado comparar a qualidade dos animes do passado com os desenhos de hoje, tudo mudou inclusive a cabeça das crianças, e claro que nossa visão de hoje acha que os clássicos são insuperáveis, mas pra uma criança de 7/8 anos, BEN 10 e o máximo, e 7 caras vestindo armaduras coloridas são um saco. Mas vamos dar um salve pra internet que e ela que nos abre as opções hoje, não dependendo mais de emissora x ou y para acompanhar o que se gosta.
legal o post, poderia ter creditado o autor the fanart, o Allan Jefferson:http://allanjeffersonblog.blogspot.com.br/2010/08/mas-que-saudade-da-rede-manchete.html.
realmente falou falar a imagem é mesmo do Allan Jefferson http://allanjeffersonblog.blogspot.com.br/2010/08/mas-que-saudade-da-rede-manchete.html.
PS: só porque colocamos aqui não quer dizer que já foi creditada.
Já comentei isso acima, mas vou repetir, como esse é um post de recrutamento não tem como eu incluir os créditos, mas se o Rackor passar aqui nos comentários, eu peço a ele para incluir os créditos sem problema nenhum, afinal o autor do trabalho merece. Obrigado por nos avisar!!! Abraços!
Já comentei isso acima, mas vou repetir, como esse é um post de recrutamento não tem como eu incluir os créditos, mas se o Rackor passar aqui nos comentários, eu peço a ele para incluir os créditos sem problema nenhum, afinal o autor do trabalho merece. Obrigado por nos avisar!!! Abraços!
* da fanart.
Eu não tenho acesso ao painel de postagens, senão incluia os créditos, afinal esse é um texto de recrutamento, mas se o Rackor passar por aqui peço a ele por gentileza que inclua os créditos no post… Obrigado pelo informção… Abraços!!!
Eu não tenho acesso ao painel de postagens, senão incluia os créditos, afinal esse é um texto de recrutamento, mas se o Rackor passar por aqui peço a ele por gentileza que inclua os créditos no post… Obrigado pelo informção… Abraços!!!
Me lembrei the época que passava Hentai na TV Aberta (via Locomotion) hueheueuehueh.
Muito bom o post! Realmente foi bem nostálgico relembrar os clássicos que vc citou.
Texto bem bacana Rafael Oliveira!
Me lembrou the minha infância, quando ainda pivetinho me reunia com meus tios e vizinho na casa the minha avó de consideração ou de pedir pra mãe quando ia me buscar no colégio sair voado the escola para assistir os medalhões the Manchete. Ou de qndo acordava todo sábado cedo para assistir e tentar(inutilmente) cantar junto “Fly, Fly,.Fly quer a paz que o inimigo destrói…”.XD Aliás isso é uma coisa q as crianças de hoje em dia não vão ter para recordar já que músicas ou temas de aberturas de desenho praticamente foram extintas the tv aberta. Oque acho uma pena…É tão divertido e gostoso para nós nos dias de hoje ficar relembrando as músicas que embalavam nossa infância.XD.
Lembro de quanto o CN ou a extinta Fox Kids eram capazes de te fazer ficarem hipnotizadas com seus blocos de desenhos(ou animes para ser mais especifico). Como era bom começar uma tarde com Sailor Moon ou Sakura Card Captors e termina-la vendo Pokemon(nos bons tempos), Digimon(com sua primeira temporada MASTERPIECE) e DBZ.
Hoje em dia meio que fico triste com a situação atual dos canais e até do desenhos infantis…As pessoas ainda podem falar que há desenhos bons hoje em dia e nem posso concordar ou discordar já que não assisto por falta de interesse na grande maioria dos desenhos atuais(praticamente só assisto animes mesmo XP)mas não os vejo com potencial de agradar a todos…Ou alguém acha que coisas como Ben 10 seria capaz de agradar aos pais de uma criança? Fazê-lo virar um expectador assíduo também? A resposta entre uma grande maioria provavelmente será não…Mas se perguntar pra um pai ou mãe de uma pessoa q nasceu na década de 80/90 ela provavelmente falará q gostava de coisas como Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers pra citar de exemplos.
PS: Não se envergonhe Gaara tbém curtia Corrector Yui. o/ Ele estreou na tv a cabo pra tentar tapar o buraco deixado por Sakura Card Captors na época mas não deu muito certo…Lembro bem pouco do anime mas admito ter uma curiosidade monstro de assistir agora qndo grande só por nostalgia.XD.
Rafael, não se trata apenas de nostalgia, a oferta de entretenimento infantil era mais escassa nos anos 80 e 90 e já chegava até nós de certa forma filtrada, pois antes de chegar até nós era devidamente selecionada. Havia também muito empreendedorismo, principalmente, se for pensar no nascimento the Everest Vídeo. Hoje em dia, existe uma avalanche de novidades que são escolhidas conforme as tendências de mercado e despejadas em cima de nós. É como foi escrito na matéria, somos nós que fazemos o filtro.
Alguns fatores combinaram muito para aquela época ser única também, existe uma magia que não vai se repetir tão cedo. Não sou egoísta (saudosismo remete um pouco a isso) Quero muito ver essa gurizada de hoje daqui a 10 ou 20 anos dizer que tem saudades dos seus antigos programas de TV e dizer que isso valeu a pena. Mas eles vão precisar de mais sorte! Tenho 33 anos, tu tem 24, e tenhos amigos de 18 que tem saudade dessa época (Como? Através de reprises e minhas referências) pois eles nasceram na época errada e noltagia não é um estado, tu já nasce com saudade de algo e só depois descobre quando já passou!
E Tenho dito LONGA VIDA A MANCHETE!
salve!
Belo Post Rafael! Nos faz ter momentos de nostalgia de uma época de ouro mesmo…
Tambem tenho 24 anos, vivi isso tudo que vc falou e muito mais que nao coube no post.
É fato q a qualidade na tv tanto aberto como por assinatura hoje em dia é um lixo. Nos “anos dourados”, lembro q todo mundo via um monte de anime e queria muito ter uma tv a cabo por que la passava mais animes ainda, e os favoritos como DBZ era adiantado..
Hoje em dia, tenho tv a cabo e NENHUM dos canais infantis presta. E quando eu digo nenhum é nenhum mesmo!
Pode-se citar tbm a questao dos brinquedos, que na nossa infancia tinhamos muitos brindes (os tazos, os the coca-cola, os albuns de figurinhas, etc) com oq se divertir. Hoje tbm nao se ve mais isso. Infelizmente…
Os games nem se fala. Quem é nostalgico mesmo prefere os consoles e games das antigas. Nada contra um God of War 3 the vida, tem muitos games the atual geração legais, mas nada se compara a zerar mario bros 3, megaman x, sonic, donkey kong country e afins..
Só temos a lamentar a atual fase de entretenimento que as crianças de hoje em dia tem. So resta a internet mesmo, como ja foi comentado..
Ou entao faz feito eu: guardo todos os animes/desenhos/tokusatsus que tenho pra repassar pra futuras geraçoes…kkkkkk.
Abraços!
Eu vivi bem os anos 90 e aproveitei muito dessa historia, tive a oportunidade de ver isso e de fato, somos saudosistas e nostalgia não falta de fato.
Concordo em gênero, numero e grau que uma época que nós vivemos dificilmente vai se repetir com a qualidade que tinha naquele tempo. A internet é interessante, mas se pudesse esperar o horario das17h para assistir determinada serie interessante, eu trocaria facilmente e as vezes faço com todo mundo odeia o Cris que é bacana de mais, mas é uma das poucas exceções.
Outra coisa que falto em seu texto quem muito tempo foi um dos melhores canais foi a fox kids que tinha uma qualidade incrível, e conheço muitas pessoas que sentiram quando ela saiu do ar, infelizmente, conheci ela bem no fim porque nunca tive tv fechada, mas erá o que ah. Achava até melhor que CN por conta dos pessimos horarios que eu achava que ela tinha. Hoje depois de definir que não iria passar mais “Animes”, decaiu lamentavelmente. É uma pena… e pena maior é os canais pararem de investir no publico infantil que tem decaído muito e é triste.
Muito bom! Bons tempos de Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, YuYu Hakusho,…
Adorei este post cara, seria bom tu ter colocado com este post, este vídeo:
Antes que eu me esqueça, espero que tu tenha sido aceito como redator, afinal ficou um post muito bom e (quase) completo! Realmente digno de ser aceito.
Obrigado pelos elogios e fui aprovado sim, provavelmente graças ao apoio e comentários desse post.
amigo amei este post! e confesso q viajei tentando m lembrar d todos q vc citou!!! kkkk sabiamos o q era felicidade teletransmitida… hj fica só a saudade… e as reprises baixadas na net!kkk