Hein? Demos jogáveis são ruins para vendas?
Olha só uma notícia de hoje da FinalBoss, Crtl C + Crtl V na cara dura mesmo:
———————————-
Liberar demos jogáveis pode não ser um bom marketing diz estudo
Por Redação em 18/4/2008 as 02:06
Durante a MI6, conferência sobre marketing em videogames, foi discutido um estudo que coloca em tese o quão importante é a divulgação de demos jogáveis em títulos que estão por vir. Segundo o estudo, as demos são ótimas na divulgação boca-a-boca mas são os trailers que tem causado mais alvoroço em relação aos títulos mais vendidos no Xbox 360 e PlayStation 3.
Pesquisas mostram que a divulgação de trailers acaba causando um interesse ainda maior sobre o produto, diferente do que acontece quando os jogadores têm acesso a parte do conteúdo antes da hora. A idéia é de que as produtoras passem a disponibilizar versões de demonstração apenas após o lançamento dos títulos. Apesar disso, a extinção das demos jogáveis ainda não é uma questão viável, já que existem projetos que não contam com divulgação massiva em TV ou com uma campanha de marketing online robusta, tornando as versões de demonstração uma boa opção na hora de divulgar seu produto.
———————————–
Antes que alguém se revolte com isso, é preciso antes pensar um pouco. Demos realmente podem ter uma reação negativa nos jogadores. Veja o exemplo do Demo do Sonic The Hedgehog, onde a Sega cedeu uma péssima fase para degustação e fez com que os muitos jogadores que testaram o demo, nem fossem atrás do restante do game. Tá certo que o jogo não é lá grande coisa, mas ele é bem mais do que aquele demo ruinzinho.
Mas tem demos que impressionam, como o demo online do Lost Planet. Impossível não curtir aquele demo e ficar maravilhado pelo game.
Crash of the Titans, apesar de ser um game mediano, eu só comprei, porque gostei muito do estilo do game, que pude sentir através do demo. Viewtiful Joe do Gamecube é um outro game que só adquiri depois de botar as mãos num demo, até então eu não dava corda pro jogo.
Acho que um estudo é muito relativo, pois é preciso ver o que as empresas disponibilizam no Demo. A escolha do treço do jogo a ser posto no demo é de extrema importancia.
Isso não quer dizer que eu tiro a importancia dos trailers. Mas eles também enganam tanto quanto os demos as vezes.