Reflexão | “A Gente Faz o Que Quer” – De forma porca e presunçosa…

Cartoon Network: “A Gente Faz o Que Quer” – Slogan reflete a negativamente a fase atual do que já foi chamado de melhor canal de desenhos da TV por assinatura.

Meu Histórico.

Faz 6 meses que estou com TV por assinatura. Antes disso passei por um blecaute de 1 ano e meio aproximadamente sem ela. E antes deste blecaute, desde que me conheço por gente, tive TV por assinatura.

Lembro do Cartoon Network, quando Dexter era o desenho de maior sucesso do Canal. Quando Johnny Bravo surgiu. No lançamento das Meninas Superpoderosas eu estava lá e até mesmo quando Coragem surgiu com uma simpatia arrasadora. Ou seja, eu cresci com Cartoon Cartoons, antes deles migrarem para a TV aberta, quando eram exclusivos do CN.

Enfim, não sou um telespectador novo do canal que veio chorar as pitangas aqui.

Comercial 3X

Assim que assinei a SKY, 6 meses trás, voltei ao Cartoon Network. Feliz da vida depois de um tempo de castigo sem ver alguns desenhos que não passam na TV aberta e quando passam, eu sempre estou trabalhando.

Vi no meu primeiro dia um comercial bizarro para não dizer pretensioso. Sabem aquela chamadinha que o CN explica que seus desenhos agora são exibidos 3 vezes ao dia? É ele. Até certo ponto dele tudo bem. O telespectador agora tem mais opções de horário para ver aquele desenho. O problema é a péssima piada de mau gosto, “e isso significa menos trabalho para nós do CN”.

Caramba, que ousadia, um canal falar que vai reprisar sua grade 2 vezes ao dia e ainda falar que isso é ótimo pois dá menos serviço a eles, pensei. Sendo que a grade habitual em geral já é de reprises, pois os desenhos inéditos passam sexta a noite e sábado à tarde. O medidor de Cara de pau estava ao máximo.

Se ficasse nisso tudo bem. Mas aí surge a campanha “A gente faz o que quer”. Virou o novo slogan do canal. Na primeira vez que vi aquele comercial com o Bicho Papão, achei hilário, criativo e sensacional. Mas só a primeira vez. A partir deste ponto, uma brincadeira se tornou presunção e virou desrespeito na minha opinião.

A gente faz o que quer – Pai, Menino, Bicho-papão e Abajur

Novo slogan com duplo sentido.

E o comercialzinho acabou se tornando o novo slogan do canal. Você consegue entender o que o CN quer dizer com “a gente faz o que quer”. Tem aquele significado de canal que se orgulha de seus produtos, seus desenhos, sua criatividade. Os Cartoons Cartoons tem esse histórico de sucesso, de terem um diferencial. CN sempre fez, sempre ousou, sempre sem se preocupar com o politicamente correto ou em usar personagens pops. Fez um desenho sobre um CDF (Dexter), fez um sobre um loiro burro (Johnny Bravo), fez um de meninas fofinhas que são heroínas (Powerpuff), fez um sobre uma vaca e um frango como irmãos (Vaca e Frango), fez um sobre um cachorro covarde que é maltratado por um velho (Coragem) e até chegou a brincar com desenhos japoneses ao fazer um sobre robôs gigantes (Mega XLR).

Cartoon Network sempre fez o que quis. Mas todos estes exemplos citados são de um passado remoto do canal. CN não ousa mais. Billy e Mandy você berra? O desenho não tem nada de mais que não seja possível ver em outros gêneros. Um desenho que apela para coisas nojentas, como ranho, vomito, seres gosmentos, imbecilidade e entre outros tipinhos. Não digo que não seja engraçado, mas digo que não tem aquele status de qualidade que o produções passadas tem.

A gente faz o que quer – Golf

Lembro do quanto Samurai Jack foi elogiado quando o canal estreou. Desenho sem traços de contorno preto, pouquíssimos diálogos. Demonstrando que o CN podia ousar e ter um produto de extrema qualidade. Alias não sei que fim tomou o desenho, já que ele sumiu da grade do Canal nesse vácuo de 1 ano e meio do canal. Adoraria saber se Jack conseguiu derrotar o vilão e se voltou ao seu tempo…

A gente faz o que quer – Batman

O que ficou senti nesse novo slogan, não é as qualidades e ousadias do canal, mas o relaxo e a presunção como o Cartoon Network trata seus telespectadores:

* Reprise 3 vezes ao dia.
* Animações como Barbie 3D e Brazt quase que todos os dias num horário que já pertenceu ao saudoso Toonami.
* Filmes em um canal de desenho? Harry Potter que seja reprisado na TNT, que também é da Turner.
* Descaso total com animes. One Piece sendo reprisado às 3 horas da madrugada? Fora Naruto que reprisa a todo o momento. E Dragon Ball Z que faz séculos e continua reprisando. No Japão lançam dezenas de animes ao ano. Não mata investir em um ou outro.
* Descaso com os próprios Cartoon Cartoons. Que reprisam 1 hora de manhã e depois 2 horas de madrugada.

Eu me lembro…

Toonami – Quando Pokémon explodiu no Brasil. Saiu do serviço para ver o desenho as 17:30. Depois MIB – Homens de Preto as 18:00, seguido pelo Godzilla as 18:30 (o novo desenho, não o velhão). Desenhos de alto calibre. Toonami sempre com animes novos ou desenhos de sucesso. Hoje esse bloco foi substituído por Teatro Cartoon que passa Barbie, Brazt, Longas do Scooby-Doo ou filmes mesmo. E estes fazem rodízio para reprisarem no canal a todo o momento. Sem mencionar a reprise da meia noite do Toonami. Esse horário atualmente é lixo. Prefiro ficar na Fox vendo pela milésima vez reprise dos Simpsons.

Teatro Cartoon – Falando no danado, hoje em dia tem todo dia. Bom mesmo era quando os desenhos eram selecionados a dedos e passavam 1 ou 2 vezes por semana apenas. Afinal, não temos tantos desenhos em formato de longas para reprisar todos os dias. Sem mencionar os filmes do Pokémon que reprisam todos os meses.

Desenhos Incríveis o Show – Era a oficina de testes dos Cartoon Network. Desse show de meia hora nasceram clássicos como Vaca e Frango, Johnny Bravo e Meninas Superpoderosas. Tinha muito desenho infame, mas funcionava como detector de qualidade do canal. Hoje em dia o CN vomita desenhos como Roboboy (ou sei lá), Meu Amigo da Escola é um Macaco, Bem 10, Acampamento de Lazlo que não chegam a altura dos clássicos quando eles eram testados dentro deste extinto show.

Cartoon Cartoons – Sinto falta de novo episódios aos clássicos assim com um melhor horário de exibição dos mesmo. Em seu auge eles ocupavam 2 horas pra grade noturna. Hoje estão escondidos das 4 as 6 da manhã. Sábado o período da manhã inteiro era dos Cartoons Cartoons.

Votatoon – é outro programa que caiu na mediocridade. A cada mês os desenhos que já são reprisados e exibidos a exaustão vão a votação. Porque não fazer o Votatton com desenhos fora da programação? Jackie Chan, MIB, Pinky e Cérebro, Tiny Toons, Mega XLR etc etc etc. Todo sábado ou é Naruto ou Caveleiros ou um dos novos Cartoons Cartoons infames.

Enfim, não é a toa que CN vem perdendo destaque e o Disney Channel, ainda que questionável também, vem ganhando fama. No primeiro mês de TV depois do retorno, eu realmente assisti mais Disney do que CN. Lilo e Stitch, Escola do Imperador, TV Quack, Timão e Pumba e Point do Mickey…

Aí está meu desabafo com o Cartoon Network. Canal que um dia já foi o melhor em desenhos. Hoje, com presunção e desrespeito, Cartoon Network faz o que quer.

Sair da versão mobile