E3 2008: Qual foi a sua maior decepção como Gamer?

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E3 acabou. Preciso antes de mais nada admitir que em relação ao ano passado a feira melhorou e muito. A única crítica que faço é a respeito da data, Julho continua sendo um péssimo período. Nenhuma empresa conseguiu segurar anúncios de seus games para o segundo semestre de 2008. Sem mencionar que para mostrar a line-up de 2009 é ainda cedo demais. Sobre a feira é apenas isso que tenho a reclamar. Mesmo assim, numa época tão tarde, ainda tivemos muitas boas supresas! Em contrapartida o que não faltou foi polêmicas.

Olhei os sites internacionais que cubriram o evento. Li alguns artigos. Eu mesmo assisti as três principais palestras. É praticamente unânime a decepção em torno da NIntendo essa ano. Por parte da imprensa e por parte dos gamers.

Outras se sairam pior que a Nintendo? É claro. A Capcom deu uma conferência de meter medo de tão retardados foram ao apenas falarem de Lost Planet o Filme, num evento de games. Deviam todos estarem bêbados. Com Resident Evil 5, Mega Man 9 e tantos outros títulos de peso, ficar perdendo um precioso tempo de E3 com um filme baseado em game? A Konami também foi palco de deboche de muitos sites, pois parece que o pessoal de lá não sabem jogar videogame, quando os gameplay de alguns games foram jogados por pessoas escondidas ou quando Castlevania Judgement foi jogado contra a CPU desligada, como um modo training. Huahuaha Nem imagino apresentar um game de luta assim, Putz. Teve até gente da Ubisoft reclamando do fato da feira estar em Julho e não Maio como sempre foi. Reclamações, Gafes e Decepções rolaram de várias empresas e situações. Mas no consenso geral de quem acompanhou a Feira é que de todos, a Nintendo é a que mais nos assustou com uma péssima performance.

Clique em “more” e veja que até o que bacana na Nintendo tem seus motivos para ficarmos com medo e veja também os maiores embaraços da Nintendo durante a sua conferência:

Até o que anunciaram de bom para seus consoles, estão sendo vistos com muita desconfiança:

1) WiiSpeak

Os pedidos por um Hedset para o Wii já vem desde que o console foi criado. Quanto Super Smash Bros Brawl saiu foi motivo de chacota no meio internacional o rídiculo meio de comunicação através de bolões de textos. A Nintendo se redimiu e voltou atrás no conceito de comunicação online. WiiSpeak foi anunciado. Mas é assustador a maneira como ele irá funcionar.

O aparelhinho será instalado em cima do sensor bar e irá capturar os sons de sua sala. Assim não apenas uma pessoa, mas todas da sala poderão se comunicar com outras através do acessório. É um conceito lindo em teoria, mas falho na prática e não preciso ter ele para saber.

* Primeiro é que o game não pode ficar num volume alto. O sensor bar fica próximo a caixa de som da TV. Se no Hedset do X360, que fica na minha orelha, captura o som da TV se estiver alto, imagine um aparelho colado do lado dela. O microfone na qual eu gravo o Podcast aqui do Blog a TV de casa precisa ficar baixíssima para não entra como fundo do áudio. E convenhamos que jogar sem som é como tomar banho gelado no inverno.

* Outro fator, sons externos no ambiente. Já perdi as contas quantas vezes estava eu jogando online e havia outras pessoas na sala conversando ou fazendo outra coisa. Não é porque você está jogando videogame, que todo mundo no comodo senta do seu lado e fica quietinho. Imagina você falando pelo WiiSpeak e sua esposa num canto no sofá conversando com uma amiga. Não tem tecnologia que filtre conversas paralelas. Além disso, e quem mora em avenidas movimentadas ou tem cachorros. Quantas vezes vocês já não escutaram o latido do meu cachorro enquanto gravávamos o Podcast. Esse é um problema com a tecnologia de captação de som ambiente. Com o Hedset não acontece isso porque ele fica colado na sua boca e não precisa ter potência para captar sons a longa distâncias.

* Por fim, quem não tem aquele amigo boca suja? Jogando online falamos palavrões. No hedset ninguém no comodo precisa escutar. Se tem pessoas ao seu lado, você se contém um pouco é claro, mas do outro lado quem sabe. Imagine jogando com um amigo boca suja e sua avó ou sua mãe entrando na sala e escutando. Óbvio que existem dezenas de famílias que não ligam, mas já vi gente que se encomoda com isso. Não gostei desse conceito de comunicação comunitária, tira o individualismo do game e invade sua privacidade de uma forma ou outra.

Claro que tudo isso não irá impedir de usar o acessório. Serão pequenos inconvenientes na qual você se acostumará. Resta torcer para outros game além de Animal Crossing terem tal suporte.

2) WiiMusic

Um game muito esperado pelos fãs da Nintendo era Wii Music. Jogo anunciado tão logo o Wii havia sido anunciado. Ano passado já tinhamos visto o game numa palinha do Miyamoto simulando uma orquestra. Esse ano conseguimos ver o game em ação mesmo.

O jogo é um simulador musical. Um game casual. Mas as impressões de quase todos que assistiram a palestras e dos jornalistas que testaram o game é desanimador. Um jogo totalmente falso, sem ritmo e sem graça. Essa é a avaliação de quase todos os lugares que li.

Não há seguência musical a ser seguida como Guitar Hero ou Donkey Konga, na qual o game precisa apertar os botões no momento exato para uma performance correta. Os movimentos em Wii Music são falsos, feito para pessoas sem habilidades. Você dança e faz o que quiser no Wiimote sem a necessidade de se preocupar com o ritmo. Não há um pingo de realidade no suposto simulador. A expectativa é que isso mude e seja consertado até o lançamento do game. Ninguém nega que parece extremamente divertido ver Miyamoto e Cia tocando a música tema de Super Mario. Mas entre assistir e jogar parece haver um abismo enorme.

3) Animal Crossing City Folk

Uma grande expectativa pré-E3 era em torno de Animal Crossing para Wii. Não chegou a ser uma decepção total, mas ficou longe de animar muitos fãs da franquia.

A Nintendo esqueceu de melhorar os gráficos, dar um visual novo e novos ares ao game, que parece praticamente o mesmo da versão de DS.

Criaram uma Cidade Central na qual você vai de onibus, entretanto, metade do que tem lá já tinha na versão de DS só que dentro de sua vila.

Suporte para 4 pessoas online, wiispeak entre outros detalhezinhos não foram muito suficientes para empolgar alguns fãs, que esperavam quase a mesma revolução que Mario Galaxy deu ao bigodudo da Nintendo. Particularmente nem reclamo muito, vou comprar, jogar com a minha esposa e me divertir, mas admito que parece um relaxo lançar um jogo assim, tão cru em novidades em relação a sua versão anterior.

4) WiiMotion Plus + WiiSports Resort

Todo mundo gostou do WiiMotion Plus e do WiiSports 2. Eu achei genial. O problema é que quase todo site já disse sobre o novo acessório: Era EXATAMENTE isso que o Wiimote já deveria estar fazendo desde que foi lançado. Agora a Nintendo fará todos os jogadores comprarem o Wiimote 2.0. Faz pensar se a Nintendo não lançou um protótipo incompleto de controle quando lançou o Wii a quase 2 anos atrás?

Muita gente já está apostando que o acessório terá o mesmo mal do Expansion Pack do Nintendo 64. Que saiu anos depois do console, com o propósito de poder propocionar jogos maiores, melhores e mais bonitos e que no fim só 2 games tiveram seu uso: Donkey Kong 64 e Zelda Majoras Mask. Porque? Por que é óbvio que as desenvolvedoras de games detém um medo racional, inclusive, de que a obrigatoriedade de uso do acessório reflita em menores vendas de seu futuro game.

É um acessório que a partir do seu lançamento, deveria obrigatoriamente vir com o console, ser vendido junto com Wiimotes e bem barato, isso se a Nintendo quer popularizar ele ao máximo. O problema é que não sabemos se isso acontecerá – eu aposto que não.

Quanto a WiiSports 2? Sem reclamações, apenas a breve percepção de que em nenhum momento a Nintendo falou de modalidade online? Será mesmo?

Enfim, até mesmo o que pareceu bacana na conferência da Nintendo tem motivos de sobra para o gamer ficar com um pé atrás.

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O texto a seguir não foi escrito por mim. É uma brincadeira do MinusWorld e eu achei engraçada. XD
Não é para ser levada a sério.

O referido site fez um Top 5 dos momentos mais embaraçosos da Nintendo nesta E3! Não vou traduzir todo o texto, até porque o que vale mesmo são as imagens, no fim do post tem o link original.

OS 5 MAIORES EMBARAÇOS DA NINTENDO EM SUA CONFERÊNCIA! [Não Leve a Sério]

5º Colocado: Cammy Dunaway falando de sua fracassada viagem de Snowboard

Admito que não peguei esse momento da conferência. Mas não nego que a escolha foi um pouco bizarra. A mulher não tinha nem um pouco de carisma e parece que ninguém conseguiu levar ela a sério. Sem mencionar que Shaun White foi o primeiro game na conferência da Nintendo, todo mundo esperando um Zelda ou outra grande franquia e eles começam com Cammy Dunaway jogando Snowboarding. XD

Mas uma escolha fraquissima do site. Para mim se é para falar de mico, escolheria a péssima cantora Duffy jogando (cantando) Lips no meio da conferência da Microsoft… afff… para com isso. XD

4º Colocado: Reggie promete games para Hardcores e nos mostra o dedo do meio.

Hauhauhau essa eu admito que é boa. Alias o título do quarto colocado é uma tradução e não uma frase minha antes que começem a me xingar. XD

Isso se deve ao fato de Reggie ter soltado uns comunicados semanas antes da E3 dizendo que ele mostraria sim game para Hardcore na conferência. E o pior é que depois da conferência, ele ainda insinuou “puxa, mas nós não mostramos Animal Crossing?”. PUTZ!! Joinha para o Reggie!

Pior ainda é o Miyamoto falando a semana inteira. “Pessoal do Zelda estão trabalhando em novos games do Zelda. Pessoal do Mario estão trabalhando em novos games do Mario. Pikmin 3 está em desenvolvimento.” Huahuaha fala sério, se está tudo no estágio que nem uma imagem, logo ou maiores detalhes podem ser revelados, veremos os games quando Wii 2 for lançado. É óbvio que a Nintendo está trabalhando em suas maiores franquias, a questão é quando elas vão sair. Disaster está aí para mostrar como o fato de ter pessoas trabalhando nos games, não quer dizer que veremos eles em breve. Não sei se rio ou choro do pessoal que ficou animadinho com Miyamoto falando, “estamos fazendo sim”. XD

3º Colocado: Uma platéia silênciosa cheia de corações partidos…

Outro momento de verdade. Nem grilos, nem nada se ouviu das pessoas que assistiam a conferência da Nintendo. Um enorme silêncio assolou a palestra do início ao fim. Embaraçoso é pouco. Todos de corações partidos… “cadê os games de verdade?”

2º Colocado: Reggie, WiiMotion Plus, Jet-Ski e ninguém entendendo nada. XD Precisão? Do controle sim, mas de Reggie…

Realmente, uma excelente observação do site. Reggie explicou do WiiMotion Plus, movimentos reais 1:1 e mesmo assim foi um desastre a sua jogatina de Jet-Ski de WiiSports Resort na frente de todo mundo. Acessório com tanta precisão e Reggie ali, sem precisão alguma. XD Só quem viu o vídeo para entender o quão bêbado ele parecia dirigindo aquele Jet-Ski. Huahuahauha

Não achei grave, mas foi divertido. Em tempos, o pessoal que sabe jogar e que testou o acessório e os games de WiiSports Resort disseram sim que a precisão e a movimentação ficaram bem mais reais. Quanto a isso podemos ficar sossegados.

1º Colocado: M. Night Shyamalan joga terrivelmente WiiMusic!

Huahauhauhaua É só por causa do primeiro colocado que eu coloquei isso aqui no Blog. Eu gargalhei demais quando vi. Chamar o baterista de Shyamalan é uma sacada de gênio. XD “What The Fuck Happening” hauhauhauhauahuaha. Parei por aqui senão eu vou passar mal de tanto rir. XD

Quem quiser ver o texto no original, porque eu acabei adaptando, mudando e traduzindo partes:
http://the-minusworld.com/2008/07/16/the-5-most-embarrasing-moments-of-nintendos-e3-conference/

Boa Noite! Amanhã tem mais Portallos! XD

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