Deskmod – Cairo Shell
Bem, já comecei falando o que é o deskmod e cheguei a comentar sobre o Cairo Shell no ultimo post do assunto. O Cairo, para começar, tem uma história.Ele não é simplesmente a idéia de um deskmod criado por um indivíduo qualquer. Ele foi um projeto de kernel inteiramente nova paralela ao Windows e o DOS (Kernel é a base para o programa, sistema etc…). Ele foi abandonado no meio do caminho, e foi resgatado na forma de Shell (arquivo que contem todas as imagens do Windows). Mais especialmente, um shell do Windows Vista.
Clique em “more” e saiba mais!
Visual
O Cairo alternative Shell está em fase de desenvolvimento e ainda não conta com uma versão pronta para uso.O seu visual lembra mais o visual da redistribuição Ubuntu do Linux do que com o próprio Windows. Seu estilo é moderno e conta com um efeito de Glass (transparência e efitos de luz nas janelas) muito superiores do que no Windows Vista 64 bits. Sua cor padrão é preta e a localização da sua barra de tarefas é na área superior da tela, ao contrário do Windows, que fica na parte inferior do monitor. O design do seu Exlporer também é alterado, contando com diversos plugins que permitirão melhor desempenho e funcionalidade, cm estilo Dark e Clean. Toda a disposição do design foi feita para se mostrar funcional, em um auto denominado Dynamic Desktop System.
Expandindo as funcões do Windows Vista
O Windows Vista já foi criado para expandir as funções multimidias do seu predecessor. O Cairo vai além e conta com um sistema de plugins inteligentes que será compartilhado com o seu instalador. Analisando os dados alterados e reconstruíndo-os se a nova função entrar em conflito com o computador. O Cairo também contará com um sistema integrado de multi monitores, expandindo a área de ação do usuário, como naquelas salas de filmes de ficção cinetíficas que mostram uma mesa com diversos monitores ao mesmo tempo, sim esse é o futuro. Um plugin já instalado junto com o noovo Shell fará com que o menu “Iniciar” do “Janelas” seja esquecido.Ele agrupará todos os seus tipos de programas de acordo com a sua funcionalidade, como um grupo jogos, outro imagem e por aí vai…tudo sem precisar abrir outra janela sequer.
Rapidez e Estabilidade
O time de desenvolvimento está tentando adaptar o sistema de inicialização usado nos Macintosh para ser usado no Cairo. Sim, se isso for possível, nunca mais verá loadings na sua vida…ou pelo menos não no seu computador. A performance também promete ser estável, e sem os famosos erros que indicam que o programa precisa ser fechado. Isso é um tanto quanto improvável, mas os desenvolvedores do Cairo Shell tem expêriencia no assunto. Não custa tentar.
Uma Revolução
O Cairo Shell ainda está longe de ser lançado. Mesmo assim, já da para ver o seu poderio em todos os sentidos, ele não é simplesmente um shell que apenas muda o visual do seu Sistema Opercaional, mas também um sub-sistema que promete revolucionar os computadores e os deskmods elevando-os a um novo patamar. Em breve falarei do Proteus, outro shell. Este em estado mais avançado