Análise | Sonic Unleashed (X360)

Sonic The Hegehog foi o primeiro jogo que joguei em toda a minha vida, foi a versão port para Master System que joguei quando meu primo levou seu Videogame até o meu apartamento. Isso tudo quer dizer que tenho um carinho especial com o mascote da SEGA, e o acompanhei fielmente, até Sonic Heroes (PS2, GC, XBOX e PC) onde, por inúmeras falhas, parei a não mais acreditar na SEGA. Após o fracasso de Heroes, veio Sonic 2006 (X360 e PS3), onde a casa caiu e Sonic foi desacreditado completamente. Aí chegou Sonic Unleashed.

Clique em “more” e colete o máximo de anéis possíveis!

No início desse ano (2008, se você ficou congelado até agora) um hacker conseguiu invadir o servidor da SEGA, onde achou imagens de um novo jogo Sonic, pelas imagens, parecia que a jogabilidade havia voltado aos bons tempos de Mega Drive/Master System, mas havia uma mais diferente, com o ouriço azul todo peludo, com dentes aparentes, totalmente estranhos. No dia seguinte, a japonesa SEGA se pronunciou forçadamente, anuncuando Sonic Uleashed, a nova empreitada de Sonic e sua turma.Homeopaticamente foram sendo liberadas informações sobre o jogo, e sobre a nova versão de Sonic, chamada Werehog (ou Lobisonic, como preferir). Agora, ao fim do ano o jogo foi lançado para os 3 next-gen (next? Ainda?).

Ai chega você e pergunta: Tio Chief, Sonic voltou ao normal?

Em partes sim, a jogabilidade á luz do dia, com Sonic em forma normal está extremamente bem feita, e faz você falar “Ufa! O que eu esperei durante mais de 15 anos chegou!”. Tudo acontece muito rapidamente, e exige bons reflexos como antigamente. Bateu em um monte de espinhos? Perdeu os anéis Playboy, mas, tem mais uma chance ainda. A diferença de Unleashed para o que queríamos é que agora os anéis coletados ao longo das fases garantem uma espécie de EXP ao ouriço, que pode aumentar sua velocidade ou sua a quantidade de vida recuperada com os anéis (o esquema de vida é o seguinte: tem uma barra de HP, bateu, perdeu metade, pegando mais anéis, a vida vai se recuperando). Para animar um pouco e fazer você só apertar o botão de pulo, tem alguns minigames de 1,5seg para aumentar a sua velocidade, e há alguns combates como antigamente também (então não é só um time trial!).

O Lobisonic (Werehog, eu sei!)

Se a parte com a nova versão de Sonic você vendida a parte, o jogo se chamaria God of Hedgehog, tamanha a semelhança que há com God of War. Você anda basicamente na mesma velocidade que Kratos, ataca basicamente do mesmo jeito (tirando a parte que Kratos faz sangrar, é a mesma coisa, devido ao tamanho dos braços do Werehog) e anda pula parecidamente, e os minigames são do mesmo jeito! A única diferença mesmo é o legal de GoW, o sangue, coisa que não tem em Unleashed (ainda bem, por mais que ele seja meio lobo, não tem nada a ver mesmo). Essa parte tira grande parte da empolgação com o jogo, mas não deixa de ser divertida, mas não muito, não vá se empolgar de mais (é até difícil se empolgar com Werehog, mas vai que você gostou…). Outro problema é a mesma música EXTREMAMENTE CHATA que começa toda vez que Werehog avista um grupo de inimigos (que são muitos, e bem numerosos, mas extremamente fáceis de derrotar).

Infelizmente joguei em uma TV de CRT, então não pude ver como os gráficos do jogo se saem em alta definição, mas mesmo assim eles empolgam na parte normal do jogo, principalmente pela fluidez e velocidade em que tudo ocorre, sem nenhum Slowdown aparente no Xbox 360 (no Wii então nem deve ter, pois a Hedgehog Engine foi criada especialmente para ele. É o primeiro multi feito com o Wii em base!). O jogo é aparentemente curto também, a não ser que fique impossível jogá-lo devido ao misto de dificuldade + reflexo ninja que tenho medo do jogo exigir, até a metade do jogo isso felizmente não aconteceu. As músicas são um pouco repetitivas, mas são até que bem feitas, tirando a já citada música de batalha do Lobisonic.

Erros e Acertos:

Velocidade, a graça de Sonic voltou +

Minigames rápidos que exigem reflexos para aumentara velocidade +

A sensação de que Sonic está no caminho certo +

Werehog e sua lerdeza nada têm a ver com o jogo –

Werehog = Kratos + Lobo + Sonic. Não deu tão certo como eu queria –

Finalizando:

Continue assim SEGA! Talvez a falta de tempo para completar o jogo tenha feito a empresa “chupar” algumas coisas de outros jogos, mas no geral, esse é um dos melhores jogos da franquia em bons anos (desde as versões remake de adventure 1 e 2 para Gamecube). Com um maior tempo de preparo e mais uma colher de idéias (ou seja: tire o Werehog agora!) Sonic pode voltar a ser o que era, e nós poderemos parar de pensar como seria Sonic and Knucles em 2.5D

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Eu encomendei esse jogo na versão do Wii, deve chegar semana que vem ou na outra. Tô ansioso. =B

    De qualquer forma, o teu review (junto com outros brasileiros) me deixaram mais confiante com o jogo. Tenho medo do Werehog.

  2. Boa análise, só estou ouvindo pessoas falando bem do sonic unleashed, só não acho o sonic heroes um fracasso, talvez o sonic next gen seje, mas o heroes até tem um ótimo valor =)
    Vou pegar o unleashed pro wii, depois vou comprar um ps3 ou 360 e jogar neles tbm =D, já que a versão do Wii/ps2 são diferentes da ps3 e 360 xD

  3. So pra corrigir a engine do jogo não foi feito pela base do Wii,primeiramente porque o Wii nem sequer aguenta a engine desse novo jogo do Sonic,infelizmente apenas o Xbox 360 e o Playstation 3 poderão ter o esquema grafico “top de linha” para o jogo.
    Tanto é que as versões de Nintendo Wii e Playstation 2 são extremamente iguais apenas o Wii tem um grafico um pouco mais detalhado e muito mais efeitos =D

  4. Pra mim dá de 10 a 0 contra a série de porcarias como Shadow the Hedgehog, Sonic Riders 1 e 2, Sonic Rivals 1 e 2 e o Sonic 2006… que encheram o Sonic de personagens “posers”, clichês de fases repetitivos, personagens humanos com estética sem sentido, tabus sem motivos (princesa Elise do Sonic 2006) e jogabilidade comprometida.

    Mas desde o Sonic & Secret Rings eu voltei a ter esperanças na SEGA… acho mesmo que ela tenha que parar um pouco de ouvir marketeiros picaretas, críticos chatos e alguns “fãs” frescos (como foi o caso do jogo do Shadow e o Sonic 2006, que queriam q o Sonic “amadurecesse”, é mole?)

    Esse Sonic é muito bom sim, mesmo com o lento, embora estiloso, Werehog, até mesmo no PS2, que apesar de fazer o jogo menor, tem uma ótima qualidade gráfica.

    Mantendo o mesmo nível, tirando apenas o Werehog, e colocando mais fases de velocidades e reflexos, só tende a melhorar.

    Danem-se os criticos frescos de atualmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.