Estes quadros abaixo explicam de forma tão clara o que muda nas regras ortográficas agora em 2009. Até 2012 dá para escrever de qualquer jeito, ambas irão valer até lá.
Acho que com exceção das regrinhas do hífen, as outras não tem segredo. Desde que pequenino sempre achei ridículo a existência de acentos na língua portuguesa. Como se a falta dele fosse suficiente para não conseguirmos entender o que está escrito, então pra mim as novas regras são bem vindas. Quanto menos acentos, melhor. Quem lê o blog diariamente já deve ter notado que sou péssimo para acentuar as coisas e muitas vezes deixo algumas palavras sem o mesmo.
Trema é algo que eu nunca usei também. Tive uma professora na escola antes da 5ª série, que já dizia o quanto ele era uma coisa inútil e que um dia seria extinto.
Acho válido a tentativa de mudanças para que o Português do Brasil e o de Portugal sejam mais parecidos. Quase ninguém no mundo fala nosso idioma, então aos poucos que falam, nada mais sensato se todos falarmos o mais parecido possível.
E, por fim, segundo o site da Uol, que montou esse quadrinho acima, apenas 0,8% das palavras aqui no Brasil vão sofrer mudanças. Pouco né?
Para saber mais, clique aqui. (Para ver o quadro com as regras também precisa clicar nesse link, infelizmente ele não funciona diretamente.)