Cinema: Deixe Ela Entrar – Eu Fui!
Warning! Warning!
Risco de spoiler! Se você é alérgico, não continue!
Um filme de vampiro diferente de tudo que você já viu.
Faz um tempinho que estou procurando um filme de terror bom para assistir. Encontrei alguns que me chamaram a atenção e um deles foi o elogiadíssimo e premiado Deixe Ela Entrar. É um filme sueco, baseado em um livro de mesmo nome, que não trata o vampiro como um vilão sedento por sangue. Pelo contrário, adiciona uma boa pitada de drama na mitologia desses seres fantásticos.
Posso até dar ao filme o título de “drama sobrenatural”, pois não temos aqui um vampiro milenar charmoso procurando por sua esposa. Não, em Deixe Ela Entrar, acompanhamos Oskar, um menino solitário de 12 anos que sofre bullying na escola e em casa sonha com o momento que finalmente irá criar coragem e se vingar de seus colegas.
Certa noite (aliás, noite é modo de falar, já que durante o inverno na Suécia anoitece super cedo) ele conhece Eli. Uma menina que aparenta ser tão estranha quanto ele. Oskar nota que, apesar do frio intenso, Eli está descalça e usando apenas uma camiseta e uma calça não aparentando sentir frio algum. A partir daqui inicia relação dos dois.
Como disse antes, é um filme de vampiro diferente de todos. Tem um desenvolvimento calmo, as cenas de terror são poucas, mas bem construídas. Um mérito do filme é não mostrar totalmente o que acontece durante os ataques de Eli, deixando apenas que os sons animalescos dela e os gritos de suas vítimas aticem a nossa imaginação. A cena final, do confronto entre Eli e seus agressores não irá sair da minha cabeça por muito tempo…
Todo o filme poderia ser prejudicado se os dois protagonistas não soubessem interpretar seus personagens. E os atores-mirins fazem um ótimo trabalho, apesar da pouca idade, conseguem transparecer a confusão de sentimentos.
Mesmo sendo um excelente filme há dois pontos que achei que mereciam ser melhor trabalhados: um é o roteiro. Por se tratar de uma adaptação, muita coisa foi cortada ou simplesmente mostrada pela metade. Deixando alguns pontos da estória totalmente sem explicação. Outra falha é a trilha sonora, que é grandiosa demais para um filme tão sutil.
Usando com maestria todas as características da mitologia vampiresca, Deixe Ela Entrar é um filme imperdível.
Thiagão,
Não gosto de filmes de terror ou suspense.. não faz meu estilo mesmo..mas pela sua descrição aqui fiquei curioso para vê-lo.
Nesta semana vou assitir com minha esposa e depois posto aqui minhas impressão.
Abraços
pena que não está nos cinemas daqui ( pelo que eu saiba)
mas vou esperar mais um pouco se estréia aqui. fiquei curioso também!
Valeu pela recomendação, já tinha lido em algum canto que esse filme era muito bom mesmo. Espero que tenha chegado nas salas de cinema daqui.
Não acredito que esse filme está estreando aqui um ano depois…