Fringe, estréia no Brasil: Este sim pode vir a ser um sucessor digno de Arquivo X!
Esperei o segundo episódio de Fringe ser exibido esta semana para ver se a série não tinha alguma pegadinha de episódio piloto, para poder comentar sobre a série por aqui. Para quem ainda não sabe, Fringe, série de J.J.Abrams estreou semana passada no Warner Channel. Toda terça-feira, ás 22h, logo após Smallville.
Não é de hoje que dezenas de séries e produtores tentam beber da fórmula que Arquivo X consolidou por tantos e tantos anos. Já vi várias séries assim e digo que nenhuma delas conseguiu ser digno de poder ser mencionado como uma sucessora. Cópias e mais cópias, sem criatividade e originalidade. Sem personagens e personalidades. Sem uma trama que prenda o telespectador do primeiro ao último segundo de cada episódio. Fringe consegue ter tudo que outras não conseguiram. Se irá se desgastar durante este primeiro ano ou não, só o tempo dirá, mas para um começo, mandou mais do que bem. Também, era de se esperar vindo do cara que sabe manipular tão bem mistério e suspense. J.J.Abrams traz em seu curriculo séries como Alias e Lost, que beberam e bebem ainda deste formato.
Por sorte, Fringe não segue o formato novela como séries como Lost e 24 Horas. Apesar de uma trama ao fundo estar amarrada, a cada episódio, tem-se um caso específico a ser resolvido. Muito parecido com o que acontecia com os episódios semanais de Mulder e Scully na década de 90.
Estranhos acontecimentos fora do normal estão ocorrendo. O primeiro episódio mostra uma doença que deixa a pela, e somente ela, invisível, enquanto o segundo mostrou uma mulher ficando grávida instantanêamente e tendo um bêbe que em menos de 4 horas atingiu a idade de um idoso e faleceu de velhice. Existe explicações para acontecimentos assim? Claro! Se Mulder acreditava em alienígenas e vez ou outra entrava nesse mundinho do paranormal, porque as idéias de Fringe não podem convencer quem está assistindo?
A trama irá girar entorno de um cientista louco chamado Walter Bishop. Quando digo louco, eu quero dizer literalmente. 15 anos internado num hospício até que a agente do FBI, Olivia Dunham, precisa tirar o cientista de lá para ajudá-la nestes casos sobrenaturais. Para isso, ela precisa contar com a ajuda de Peter Bishop, filho do cientista, e tão inteligente quanto o pai, só que sem a genialidade do mesmo. A relação de Peter e Walter não está bem explicada ainda, mas o filho não via o pai a anos e teve que interromper a sua vidinha, suspeita diga-se de passagem, para auxiliar Olivia e cuidar do Pai que agora está a solta e não poder tomar conta de si mesmo.
A química entre os três personagens centrais é sensacional. Mas é Walter Bishop que rouba a cena todas as vezes que aparece na tela. O cientista já trabalhou para o governo antes de ser internado, numa laboratório especializado em estudar o paranormal. E os casos apresentados até então, tem a ver com estudos feitos pelo cientista em tal época. Alguém ou algo está ativando e melhorando antigas idéias sobre o paranormal. Uma coorporação extremamente suspeita já surge no meio dessa trama. O governo também não é nenhum santo na série, coisa que Mulder adorava investigar.
Mas não vá achando que trata-se apenas de um clone bem feito de Arquivo X. Pelo começo que vi, acho que a série tem potêncial para ir muito além do que Arquivo X foi. Fringe merece ser vista de perto. Se você já foi fã algum dia de Fox Mulder e Dana Scully, dê uma chance a Olivia Dunham e Peter Bishop.
Potêncial tem de sobra.
O Omelete tem falado muito nessa série.
Tem que falar mesmo, ela é ótima. Díficil ver uma série nova tão hypada como Fringe está sendo. Tu já assistiu algum episódio Puma?
Eu acompanho a série já faz um tempinho, e gosto muito!
Não sei se eles querem tomar a mesma linha que Arquivo X, eu acho completamente diferente uma coisa da outra.
Fringe em cada episódio abre com um mistério diferente, mas diferente de Arquivo X, o caso é solucionado através da ciência no mesmo episódio. Tudo bem q em muitos episódios eles forçam a barra no quesito “ciência”, mas os episódios deixam bem poucos mistérios futuros.
Já Arquivo X, abre com um mistério, explica todo ele e tal e no fim termina com mais de 5 mistérios e uma interrogação gigante. 🙂
Fringe é muito viciante e pra quem não viu, vale muito a pena! E sobre o romance entre Olivia e Peter se já deu certo com a dupla Mulder e Scully pq não com eles? Muita gente assistia Arquivo X por causa desse romance vai mas não vai.
Acho que o problema na época do Arquivo X era que muitos mistérios SE respondidos, perderiam toda a graça da série. Sem mencionar que ter um mistério envolvendo aliens não é a mesma coisa de um mistérios envolvendo paranormalidade. Querer explicar ciência alien seria demais XD
Mas fora isso, acho a didática e ritmo e proposta de ambas as séries parecidissimas. Os órfãos de Arquivo X que existem nos EUA (e são muitos) podem ficar felizes com Fringe.
Não digo que um é melhor do que o outro, mas que ambos são excelentes e com suas próprias singularidades, ainda que parecidas em vários aspectos.
Ainda não vi, mas correrei atrás.
Assisti o primeiro episódio hoje e fiquei fisgado! Bom enredo, bons atores e excelente trilha sonora! Essa é tríplice para se criar uma boa série.
Vou acompanhar!
Rá! Eu te disse Théo!!
Assisti o primeiro episódio. Achei legal, mas não pirei o cabeção. 7/10.
Assisti mais uns episódios e retifico o que disse. É muito competente.
Sempre muito exigente hein Puma? Por isso é Sonysta XD
Hahah eu tento
A propósito, o episódio 6 foi uma das melhores coisas que já vi! Simplesmente fantástico.
Aonde este probre ser.. pode conseguir assitir esta série? já foi lançada no Brasil?
Perdoem minha ignorância.. tá passando na Warner.. vou ver se assisto depois de alguma forma..
fiquei curioso..
toda terça, as 22h no warner channel exor 😉
Muito boa essa série, estou adorando!
Gente, alguem sabe o nome da música que trilha a chamada da série na Warner???
Não consigo achar essa informação.
Agradeço se puderem me ajudar!
Não sei não.
Nesta terça vai passar o esperado episódio 6 que o théo fica falando que achou ótimo. XD
Assisti o 16 essa semana. A série tá enfraquecendo nitidamente.
Estou com o 16 aqui, vou assistir daqui a pouco. Mas infelizmente tenho que concordar contigo Pierre. O 15 foi fraquíssimo e não duvido que o 16 esteja no mesmo caminho.
Precisa de alguma revelação ou de algum acontecimento F*DA pra aumentar a tensão.
Só para deixar registrado: final de temporada morno mas excelente! Algumas revelações eu já desconfiava, mas não deixaram de ser chocantes!