[Retro] 64DD: A "Live" do Nintendo64
Quem teve um N64 em seu auge ficou com bastante expectativa em relação ao acessório 64DD (Nintendo64 Disk Drive). O 64DD é uma drive de discos magnéticos que é acoplado pela porta de expansão do 64-bit da Nintendo. É equipado com um co-processador de 32-bit sendo que os discos possuem 64 MB de capacidade de armazenamento e ainda são regraváveis. O acessório ainda tem um modem e saídas para teclado e mouse.
Infelizmente, a coisa não correu como o planejado, e o acessório nem chegou ao ocidente. Mas os gamers japoneses puderam apreciar coisas interessantes que o acessório permitia fazer. Vamos conhecer mais sobre o 64DD?
Assim como o SuperNES tinha o serviço online Satellaview no Japão, o Nintendo64 tinha o serviço pago RandNet (uma empresa formada pela Recruit e Nintendo), que foi lançado em Dezembro de 1999. O RandNet permitia ao usuário competir com disputas online, assistir a partidas online, jogar títulos antes mesmo deles chegarem até as lojas físicas, navegar pela internet, ouvir música online, ler revistas online, interagir com as produtoras de jogos, acesso a salas de bate-papo, e-mail, e acreditem, até mesmo criar um avatar que interagiam com os avatares dos outros usuários.
Alguém aí lembrou do serviço Live do Xbox 360?
Devido ao longo tempo que o acessório esteve em desenvolvimento, a própria Nintendo tinhs uma visão bastante realista sobre a expectativa de sucesso do produto, e o colocou a venda para uma seleta lista de usuários para observar o potencial do acessório. Acertou em cheio, pois o público não respondeu da maneira como se acreditava no início do projeto, e em Fevereiro de 2001 o RandNet foi extinto, embora nos últimos meses a Nintendo tenha liberado o serviço de graça aos assinantes.
Os jogos lançados para o 64DD são:
* F-Zero X Expansion Kit
* Japan Pro Golf Tour 64
* Doshin the Giant
* Kyojin no Doshin Kaihou Sensen Chibikko Chikko Daishuugou
* Mario Artist: Communication
* Mario Artist: Paint Studio
* Mario Artist: Polygon Studio
* Mario Artist: Talent Studio
* SimCity 64
E a lista de futuros títulos era muito interessante:
* 7th Legion
* Automobili Lamborghini (expansão)
* Banjo-Kazooie 2 (lançado em cartucho como Banjo-Tooie)
* Cabbage
* Creator
* DD Sequencer
* Desert Island: No Man’s Island
* Dezaemon DD
* Digital Horse Racing Newspaper
* Doubutsu Banchou (Animal Leader, lançado no GameCube como Cubivore: Survival of the Fittest)
* Dragon Warrior VII (convertido e lançado para o PlayStation)
* DT
* Final Fantasy VII (movido e lançado para o PlayStation)
* Fire Emblem 64
* Gendai Dai-Senryaku: Ultimate War
* Hybrid Heaven (lançado em cartucho)
* Jungle Emperor Leo (Kimba the White Lion)
* Kirby 64: The Crystal Shards (lançado em cartucho)
* Mario Artist: Game Maker
* Mario Artist: Graphical Message Maker
* Mario Artist: Sound Maker
* Mario Artist: Video Jockey Maker
* Mission: Impossible (lançado em cartucho)
* Mission: Impossible 64DD
* Morita Shogi 64 (lançado em cartucho)
* Mother 3 (EarthBound 64) (cancelado e lançado depois no Game Boy Advance)
* Mother 3.5 (expansão de EarthBound 64)
* Ogre Battle Saga
* Pokémon 64/Pokémon RPG
* Pokémon Stadium (lançado em cartucho)
* Pokémon Stadium Expansion Disk
* Pokémon Stadium 2 (lançado em cartucho)
* Project Cairo[6]
* Quest 64 (expansão)
* Rev Limit
* SimCopter 64 (lançado para PC)
* SnowSpeeder (lançado em cartucho)
* Super Mario 64 2
* Super Mario RPG 2 (lançado em cartucho como Mario Story no Japão e Paper Mario no ocidente)
* Suu
* Unreal (desenvolvido pela DMA Design)
* Tank
* Teo
* Tonic Trouble (expansão)
* Toukon Road: Brave Spirits (expansão)
* Twelve Tales: Conker 64 (lançado em cartucho como Conker’s Bad Fur Day)
* Wall Street
* Ultra Donkey Kong (lançado em cartucho como Donkey Kong 64)
* Ura Zelda (The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest), expansão de The Legend of Zelda: Ocarina of Time (lançado no GameCube)
* Yosuke Ide’s Mahjong Juku
* Zelda 64 (lançado em cartucho como The Legend of Zelda: Ocarina of Time)
* Zelda Gaiden (lançado em cartucho como The Legend of Zelda: Majora’s Mask)
Ufa, quantos títulos legais! Pena que o acessório não vingou, mas muitas de suas características hoje podem ser vistas nos consoles modernos. É o legado do 64DD, que nos trouxe uma bela visão do futuro em sua curta existência.
Se ff VII sasse para 64 o ps3 hj não existiria e eu estaria jogando na nintendo LIIVE.
Também acho que as coisas teriam sido diferenten se FF7 chegasse nos consoles da nintendo e não no da sony no passado.
alias. excelente matéria mauri.
caramba heim! FFVII no 64 teria sido SHOW!
mas o que me trouxe lágrima aos olhos foi Fire Emblem 64… esse seria animal demais!
O que seria dos jogos de ps2 ps3
se não fosse os nossos joguinhos antigos e divertidos da Nintendo !!
eu tnho n64 e estou querendo esse draiver 64DD.meu nome é Ronaldo,email é neneronaldo@hotmail.com
fui!!!!!!!