22 de Setembro de 1994, praticamente 15 anos atrás, estreou na TV uma das séries de maior sucesso na TV, provavelmente você já deve ter ouvido falar de FRIENDS, a série conta a história de seis amigos de NY e essa semana comemora 15 anos de vida. Eu como fã da série não poderia deixar passar em branco, então resolvi fazer um especial contando tudo sobre a série e muito mais. Clique em Continue lendo para acompanhar todo o enorme post.
FRIENDS estreou fazendo alvoroço: contando uma história totalmente diferente do padrão dos sitcoms da época, em vez de explorar a dinâmica familiar ou os dramas da adolescência, Friends trazia seis amigos solteirões de vinte e poucos anos vivendo em uma grande cidade, com os temas típicos desta faixa etária: trabalho, romance e todas roubadas em que se mete um adulto.
Após o fim do episódio piloto de Friends, o site “The Smoking Gun” trouxe a público em 7 de Maio de 1994 um documento “Relatório do Piloto”, resumindo as reações do público quanto ao episódio piloto da série. Em geral as reações “não foram muito favoráveis”; muitos espectadores consideraram o programa “não muito divertido, inteligente ou original”.
Uma das maiores reclamações da primeira temporada foi que gravassem episódios em outros sets, pois a grande maioria dos episódios era gravados no apartamento ou então no Central Perk, isso ocorreu porque o orçamento para a produção do seriado era pequeno, então gravaram onde conseguiam.
Mas foi assim somente na primeira temporada. A partir da segunda temporada, só dava Friends na TV americana. Saíram na capa da Rolling Stone, foram indicados ao Emmy, vários famosos fizeram participações especiains na série e Jennifer Aniston e Matthew Perry até estrelaram o vídeo de boas-vindas do Windows 95.
.
Outros nomes foram cogitados para a série: “Once upon a time in the West Village”, “Insomnia Cafe” e “Across the Hall”. Mas o que acabou sendo escolhido mesmo foi FRIENDS, afinal ele traz em si a essência da série, o porquê de as pessoas a amarem tanto: a amizade. Eu fui um que me apaixonei pelos seis amigos e que em vários momentos desejei fazer parte daquele sexteto. O final de FRIENDS foi marcante e o fim de uma era, com certeza.
Um dos pontos fortes de FRIENDS – e que provavelmente foi um dos fatores que fez a série ser o que é – foi o elenco. Os seis atores realmente se tornaram amigos, unidos e combinavam perfeitamente! Não poderia ter sido melhor. Os seis protagonistas tiveram uma química que deu muito certo.
Personagens:
Frase Marcante: “UNAGI!”.
.——————————————————————
.
Momento Marcante: O seu casamento com Chandler e o engraçado episódio que descobre que o primeiro beijo da vida dela foi com o seu querido irmão.
-.
-.—————————————–
Frase Marcante: “Smelly cat, smelly cat, what are they feeding you?”
.
Momento Marcante: com certeza o episódio em Londres e o episódio “Aquele onde todos descobrem” onde ele tem que dar em cima de Phoebe.
.
Frase Marcante: “How YOU doin’?”
.
.
Animais tiveram imporante participação também em FRIENDS, faço aqui uma pequena lista dos mais importantes:
Marcel: foi o macaco de Ross nas primeiras temporadas, o ápice do bixinho durante a série foi no final de alguma temporada que eu não lembro, onde participou de uma gravação de um filme de Hollywood.
Mrs. Whiskerson: o gato da Rachel, me lembro das várias piadas dos amigos sobre o gato, como “ele está do avesso”! hahahaha.
Galinha e o Pato: o pato e a galinha do Joey, com certeza os animais que mais fizeram sucesso na série. Você chora de rir vendo o episódio onde supostamente os dois ficam preso na mesa de Pebolim.
O episódio final teve uma das cenas mais tristes da série, vimos o apartamento em que tudo começou totalmente vazio, e os seis amigos tendo que deixar a chave que cada um tinha em cima do balcão. Porém a série acabou com uma piada, já que todos decidiram tomar um café antes de Chandler e Monica irem para sua nova casa e Chandler perguntou: “Onde?”, em referência ao lugar em que sempre iriam tomar um café.
Uma coisa tradicional na série foi os episódios festivos, cada temporada tinha um episódio, que passava no natal ou no dia de ação de graças. Só vou comentar um episódio que foi muito engraçado e provavelmente foi um dos melhores episódios festivos. O episódio que me refiro ocorreu na sétima temporada, Ross fica com Ben no Natal e sem uma fantasia de Papai Noel, improvisa, se veste de Tatu Natalino e aproveita para ensinar tudo sobre o Hannukah, o natal dos judeus para o filho. No episódio aparece Ross como Tatu, Joey como Super Homem e Chandler como Papai Noel. Monica se refere ao encontro dos personagens como “O funeral do coelho da páscoa”. Muuuuuuito engraçado.
O programa focou-se na vida do sexteto principal e foi um dos únicos sitcoms até hoje a não ter um único personagem central, dividindo as histórias entre cada um deles. Por mais que em certo episódio um ou outro tivesse mais foco, ao longo da série todos eles tiveram a chance de brilhar. Em momentos como a gravidez de Phoebe; Joey com suas intermináveis aparições em filmes e novelas e sua dolorida paixão por Rachel; Chandler com seus impériplos amorosos até seu casamento com Monica; Ross com seus três casamentos e amores fugazes; Monica com sua insistente tentativa de tornar-se uma chef de sucesso e a constante abordagem do seu temperamento obsessivo e também Rachel, que ao longo da série formou com Ross o casal mais recorrente, terminando ao lado dele depois de dez longos anos.
Friends é o seriado mais bem-sucedido da história da televisão mundial. Na 10ª temporada da série, cada um dos seis atores recebia US$ 1.000.000 por episódio. O episódio final da série, com 66 minutos de duração, foi classificado pelo Entertainement Tonight como o maior momento na TV dos EUA em 2004 e foi o segundo programa mais visto daquele ano naquele país, perdendo apenas para o Super Bowl.
Acho que seria isso, vou comemorar os 15 anos vendo alguns episódios com certeza.
(OBS: Wikipedia me ajudou em algumas coisas).