Foi em 18 de Novembro de 1928 que Mickey Mouse oficialmente nasceu. Um dos mais famosos personagens animados de todos os tempos. Mickey surgiu no curta animado chamado “Steamboat Willie“, ainda em preto e branco. 81 anos se passaram e será que hoje ele é lembrado como merece pela Disney?
A criação de Mickey é um pouco polêmica. Até porque o personagem só se tornou o mascote oficial de todo o império Walt Disney, porque o estúdio perdeu os direitos do Coelho Oswaldo, que até então era o representante da Disney. Imagine que se não fosse por isso, talvez Mickey nunca fosse criado, ou mesmo que fosse, Oswaldo ainda seria mais famoso. Curiosamente a Disney recuperou os direitos do Coelho Oswaldo em 2006, até por isso ele fará uma importante ponta em Epic Mickey.
A segunda polêmica, esta mais atual, que envolve Mickey, se dá ao fato de que o personagem está em risco de cair em domínio público, e o conglomerado Disney vem fazendo o impossível para impedir isso. Não vou explicar leis aqui, mas o prazo de validade de Mickey já era, e o que mantém ainda o camundongo exclusivo da Disney é uma lei americana que extendeu o prazo dos direitos autorais de alguns licenciamentos, salvando Mickey por mais alguns anos. Pesquisando na internet eu encontrei duas datas para que Mickey caia em domínio público: 2018 ou 2023. De qualquer forma é uma data não muito longe. Após isso, qualquer empresa poderia utilizar o personagem, para qualquer fins. E certamente a Disney não quer que isso aconteça.
Talvez este seja o principal motivo pelo qual não andamos vendo muita coisa do Mickey nos últimos anos. Note que a Disney não anda comemorando os aniversários do personagem. Não são mais feito novos curta-metragens, novas animações. A única coisa que mantém Mickey na TV são programinhas infantis feito para crianças de poucos anos.
É preocupante para a Disney, como Mickey saiu da moda. Rolam pelos bastidores da internet, que a empresa está tentando revitalizar o personagem e modernizá-lo. Mas a passos de tartaruga, claro. Talvez por isso haja tanta expectativa em torno do game Epic Mickey.
Infelizmente a Disney não se tocou que existe sim um Mickey moderno, e que quase ninguém conhece. Ele está nos quadrinhos, principalmente nos italianos, onde Mickey participa de grandes aventuras policiais e de mistério. Tudo isso graças a mestres como Floyd Gottfredson e Paul Murry, que criaram essa faceta do Mickey detetive. (Veja alguns traços do Mickey em HQ ao longo de décacas.)
Temos um personagem que trabalha informalmente com a polícia, viaja pelo mundo atrás de grandes tesouros, resolve grandes mistérios, passeia pelo tempo em busca de informações históricas e tem grandes vilões como Mancha Negra e João Bafo de Onça. Mickey dos quadrinhos é um personagem completo e moderno, algo que o Mickey animado jamais foi. Uma pena que a Disney não dá a mínima para isso.
Mickey está completando 81 anos. Mas na verdade, o personagem está no limbo faz anos. Uma grande lástima. Mesmo assim, o Portallos não pode deixar a data passar em branco.
Primeiro, faço uma recomendação. Para quem quiser ver o primeiro desenho do Mickey, o blog Planeta Disney o disponibilizou a seus leitores. basta clicar aqui.
E já que estamos falando de Steamboat Willie, é difícil não lembrar de uma fase do game Mickey Mania, de 1994, que homenageia o curta animado. Mickey Mania trazia fases baseadas nos antigos clássicos do personagem, indo de 1928 até 1990. O game foi lançado para Mega Drive e Super Nintendo. É um ótimo game, produzido pela Traveller’s Tales e que foi planejado para o 65º aniversário do personagem. Alguém se lembra desse jogo?
Uma curiosidade antes de continuar: Quando Mickey fez 50 anos, em 1978, ele ganhou uma estrela na famosa Calçada da Fama em Hollywood. Foi o primeiro personagem animado a ter tal honra!
Ao longo dos anos, dezenas de curta-metragem com o personagem e outros famosos contracenando (Pateta, Pluto e Donald, por exemplo) com ele foram produzidos. Provavelmente você já conhece a maioria deles. O último produzido pela Disney, se chama “Runaway Brain”, feito em 1995.
Claro que depois disso, outras nimações foram feitas, mas em geral, dentro do programa chamado O Point do Mickey, para a TV. “Runaway Brain” foi o último curta oficial mesmo! O último que chegou inclusive a concorrer ao Oscar! Muitos blogs estão disponibilizando o primeiro curta do Mickey para seus leitores, então eu resolvi fazer diferente. Trago aqui o curta “Runaway Brain”, e vale a pena assistir!
É isso pessoal! Fica aqui minha homenagem ao camundongo mais famoso do mundo!