Não é a primeira vez aqui no blog que comento a respeito da qualidade das atuais temporadas dos Simpsons, mas desta vez quem resolveu comentar sobre o “desgaste” da série foi a CNN, uma das maiores centrais de notícias dos Estados Unidos.
A matéria chamada “Is it time for ‘The Simpons’ to ‘g’oh?“, aproveita a ocasião de 20 anos da série para fazer algumas reflexões em torno do show, incluindo opiniões de algumas pessoas peritas em Simpsons.
“O maior inimigo dos Os Simpsons é o próprio show”, é assim que a matéria começa. Faz sentido, afinal, que série não se desgasta após tanto tempo no ar e mais de 400 episódios produzidos? Entre os comentários feito na reportagem, comenta-se que os episódios atuais estão muito preocupados mais criar muitas piadas engraçadas do que criar uma história bacana para o episódio e deixar com que as piadas saiam naturalmente, como fazia-se nos primeiros anos da série.
Também é impossível não comentar as inflências dos Simpsons hoje em dia. Quando a série surgiu ela era única na TV. Transbordava criatividade e originalidade. Hoje em dia Os Simpsons não é a única rosquinha na caixa. A CNN aponta Family Guy como a queridinha da América. Até mesmo Bob Esponja aparece no gráfico como uma das inflências que Simpsons deu vida.
A reportagem ainda critica o produtor Al Jean e o criador Matt Groening, através de comentários de John Ortved, autor de um livro sobre a série, dizendo que os únicos que acham graça na série são Al Jean e Matt Groening, mencionando que novos escritores do show se sentem frustados pois Al Jean censura muita coisa que eles escrevem para a série. Para terminar Ortved ainda comenta que a série hoje em dia se mostra muito mais preocupada em viver através de convidados especiais (atores) e promover programas da Fox do que em resgastar algumas das qualidades que tinha no passado.
O cara é meio polêmico, mas algumas coisas parecem mesmo fazer sentido. As temporadas atuais realmente fazem um marketing grande em torno de programas das Fox ou paródias de filmes, assim como também usam e abusam de atores famosos para dublar personagens. Quanto as piadas e novos roteiristas parecem fazer sentido já que é absurdo o tanto de piadas recicladas que a série utiliza, quase como se os roteiristas não tivessem muita liberdade para criar novos materiais.
O mais gozado nisso tudo é que Matt Groening parece ser um cara genial. Quem já viu ele em reportagens ou nos documentários nos DVDs dos Simpsons e de Futurama sabe que é verdade. Mas ele está longe de ter a versatilidade que Seth MarcFarlane, o criador de Family Guy, tem. Veja bem, Seth atualmente trabalha em três séries animadas: Family Guy, American Dad e estreou nesta temporada The Cleveland Show. Matt Groening faz Simpsons há duas décadas e a única coisa que trabalhou em pararelo aos Simpsons, foi Futurama, que apesar de genial (e melhor que Simpsons na minha opinião) teve problemas com audiência e só agora em 2010 irá retornar. Mas isso mostra que Matt Groening realmente se acomodou, como se apenas Simpsons fosse o suficiente para ele.
Voltando à matéria da CNN apesar das críticas quando a qualidade dos episódios, a falta de originalidade e o desgaste natural do show, ainda assim a série é extremamente lucrativa para a Fox. Ainda tendo a maior audiência em seu horário de exibição, com altos valores para comerciais, bons resultados em licenciamento de produtos da série e também descata-se o fato da série conseguir atrair novos públicos, mesmo com 20 anos de duração.
Os jovens/crianças de hoje em dia podem não entender algumas as piadas dos episódios da década de 90, mas ainda assim gostam e passam a assistir as temporadas mais novas, que aborda assuntos mais atuais. Isso é um mérito positivo para que Simpsons continue no ar, pois é muito difícil para séries de longa duração atrair novos públicos que passam a assistir a série pela “metade”.
No final, a reportagem não clama pelo final do show. Pelo contrário, deixa meio óbvio que os Simpsons ainda deve ficar no ar por muitos anos, afinal, ainda enche os cofres da Fox e de seus criadores. Mas não deixa de cutucar a qualidade das temporadas atuais e mostrar que os concorrentes que surgiram sobre a influência dos Simpsons estão aí e cada vez mais fortes.
Para ler a matéria em inglês, clique aqui. [Via CNN]