Você pode ter um processador capaz de calcular até o 100000000000000000 número do “Pi”, uma placa de video capaz de rodar 10 Crysis simultaneamente, mas isso não adiantaria nada, se você não tivesse uma boa base, uma boa mãe. E é justamente delas que trataremos hoje, dando exemplos de baixo, médio, e alto custo, dividindo-as também entre placas mãe para processadores AMD e Intel, e assim vamos formando nossa configuração.
Para começar, temos que levar alguns pontos em consideração. Primeiro, certifique-se que a placa mãe possui um bom Chipset (conjunto de chips que determina quantidade máxima de RAM, o tipo dela, o tipo de HD, processador, além de controlar os outros componentes.) para saber, basta uma visita ao Google que ele te direciona para bons Fóruns de informática, mas colocarei aqui apenas chipsets de qualidade nos exemplos, podem ficar tranquilos.
Também é sempre bom verificar a qualidade das peças, o material de que são feitas, o acabamento inteiro do conjunto. Isso varia muito de marca e marca e na questão do preço, mas é sempre bom procurar uma placa mais resistente, até porque isso é sinonimo de uma boa capacidade de overclock (subir a frequencia do processador).
Outro detalhezinho importante, é o número de entradas USB, PCI Express (para placas de video) PCI (para periféricos como Modem) Slots de memória e etc. Há também um detalhe que será levado em consideração, mas por se tratar de um PC para jogos, será deixado um pouco de lado, que é o caso das placas de video Onboard. Todas as Mobos (abreviação carinhosa de Motherboard, que significa Placa Mãe em inglês) aqui demonstradas terão video onboard satisfatório, mas se você quer jogar, TERÁ que comprar uma placa de video.
Para as mobos, não existem duas marcas apenas, como no caso dos processadores, mas a variedade delas (Asus, ASRock, ECS Elitegroup, MSI, Gigabyte e etc…) trabalham criando para as marcas principais de processadores, AMD e Intel. Então, feitas as considerações, vamos logo para as recomendações!
Placas Mãe para AMD
Aqui temos nomes bons, com placas de baixo custo, mas de qualidade, principalmente no quesito barganha,, Let’s Begin!
Mobo Barganha:
ASRock N68-S
Essa foi a minha mais nova compra. adorei o bichinho. Componentes de qualidade, uma placa firme, e que tem cara de placa mãe de notebook de tão pequena. Mas o fato de ser diminuta também tem seu lado ruim, como as poucas entradas USB e só ter dois slots para as memórias para as memórias RAM. ela utiliza o Socket AM2+ e é compatível também com processadores AM3, e utiliza o chipset 780G. Na faixa dos 200 reais, é um belo investimento.
Mobo Mainstream
Asus M4A78T-E
Um dos melhores custos x benefício se você quer começar a investir em memórias DDR3. Com componentes sólidos, uma capacidade boa de overclock, ela se mostra muito competente. Seu único defeito é a BIOS com poucas opções, algo característico da ASUS, infelizmente. Se encontra na faixa dos 350 reais.
Mobo Entusiasta
Asus Crosshair III Formula
–
Placas Mãe para Intel
Aqui haverá uma Mobo para o extinto socket LGA 775 (como o C2D E7400 mostrado na ultima edição), uma para o Socket
Mobo Barganha
Asus P5KpL-AM SE
Não é nem muito o que falar. É uma placa ao padrão da ASUS, com componentes de boa qualidade pelo preço (cerca de 200 reais) e novamente com o erro de uma BIOS não muito agradável.
Mobo Mainstream
Biostar TPower I55
Bem, vamos sair um pouco do complexo de ASUS (apesar de elas serem as mais populares no mercado brasileiro)e vamos recomendar a Biostar. Apesar de nome de marca chinesa -que usa criancinhas como escravas- é uma das marcas com os maiores padrões de qualidade. É o par perfeito para um Core i5, na faixa de preço de 600 reais.
Mobo Entusiasta
XFX MBX58ICH19
–
Bem, Estão aí boas recomendações de placas mãe! A grande quantidade de ASUS sendo mostradas é porque é a marca com mais facilidade de se encontrar no mercado brasileiro. Mas, e agora? Qual parte do PC vocês querem um guia? Deixe aí o seu feedback!