No final desta semana foi o lançamento das revistas mensais Mickey, Donald e Zé Carioca e todas continuam fazendo propaganda em torno dos especiais lançados no final de Dezembro, que seriam os encadernados “SuperPato 40 Anos” e “As Grandes Aventuras do Mickey”. Devido a minha falta de tempo, não havia conseguido comentar em detalhes sobre ambas quando lançadas, mas já que as duas continuam nas bancas e estão sendo citadas nas HQs deste mês, resolvi fazer o post delas. Hoje a do Superpato!
Porém o formato do post seguirá o mesmo modelo da Disney Big 03. Não dá para escanear a primeira página de cada história sem destruir a revista, coisa que não farei. Então será só a listagem de histórias e meus comentários sobre cada uma delas. 😉
O especial tem 196 páginas ao todo, contém 07 histórias do Superpato, sendo 5 clássicos republicados e 2 inéditas. O preço também é bem atrativo: R$ 8,95. A capa cartonada é bem mais fina do que a do especial Ducktales, lançado ano passado. Melhor qualidade e mais flexível, impedindo que fique aquele aspecto horrível na capa quando a revista é manuseada. As páginas internas também tem um acabamento diferenciado das revistas regulares da Disney. São incrivelmente brancas e leves. É algo que realmente dá gosto de colecionar. Espero que daqui para a frente, todo o especial Disney seja feito com esse material. Nem mesmo a lombada quadrada, que tem a maldição de “quebrar” a revista as vezes parece bem mais resistente com esse material. As páginas não ficaram “enrrugadas” como o já citado especial do Ducktales.
Vamos as histórias:
* O Diabólico Vingador (60 Páginas) – A história que contam a origem do Superpato não poderia faltar num especial assim. História criado em 1969, com roteiro de Guido Martina e desenhos de Giovan Battista Carpi. Produzida na Itália, é claro. O que faz desta história especial para este encadernado é que ele é publicada pela primeira vez no Brasil na íntegra. As públicações do passado acabaram sendo mutiladas e sairam em apenas 43 páginas. O rumo da história não muda muito, mas há bem mais situações e desenhos para se apreciar neste clássico. Ouso até dizer que só ela vale a revista toda. No Brasil já havia saido (mutilada) em três ocasiões, em 1973, 1982 e 1989, ou seja, faz um bom tempo que ela não aparecia por aqui, o que a torna ainda mais especial, pois uma nova geração de leitores pode conhecer melhor a origem do alter-ego heróico de Donald. As capas brasileiras na qual esta história foi publicada:
* A Revolta dos Maridos (31 Páginas) – Roteiro de Giorgio Pezzin e desenhos de Massimo De Vita. Produzida na Itália em 1978. A príncipio não havia entendido o porque de colocar essa história no mix de um especial com o personagem. Mas olhando o inducks, percebo que ela só foi publicada uma única vez aqui no Brasil, em 83 na segunda edição do Almanaque do Superpato, um das revistas mais raras de se achar em sebos, alias todos os almanaques do Superpato são. Então eu fico feliz, porque pra mim, ela é praticamente uma história inédita. E o traçado do Mestre Disney Massimo De Vita sempre me agradou. Um outro fato interessante é que segundo o Inducks é que a primeira publicação desta história por aqui também foi mutilada. Saiu em 23 péginas. No Especial 40 anos não. Eu contei uma a uma. 31 páginas certinhas! Então, valeu à pena!
* Ameaça dos Meteoros (15 Páginas) – Roteiro de Arthur Faria Jr. e desenhos de Irineu Soares Rodrigues. Produzida aqui no Brasil em 1986. Na minha opinião era história é o único tiro no pé desta edição. Não há nada que justifique ela. Não é propriamente uma história do Superpato, mas sim do Clube dos Heróis, uma “série” criada nos anos de ouro da produção brasileira. A série Ultra-Heróis italiana que vem fazendo o maior sucesso do mundo, não é tão original assim. O Brasil já tinha feito algo assim décadas atrás. Voltando à história, o fato é que Ameaça dos Meteoros foi publicada recentemente em 2005 na falecida Aventuras Disney, sendo destaque da edição. Mancada total reutilizar novamente ela para o especial. Podia ter pego uma outra do Clube dos Heróis com uma janela de republicação maior. Não curti. E as três capas do Clube dos Heróis na qual ela aparece são (1986, 1991 e 2005):
* O Som do Crime (15 Páginas Inéditas) – Roteiro de Byron Erickson e desenhos de Mardon Smet. O código da história vem do selo dos estúdios da Disney Dinamarca e foi produzida em 2006. Uma coisa rara de acontecer aqui no Brasil, em geral as histórias do Superpato vem da Itália, pois é de lá que vem a maior gama de histórias do herói, mas é claro que outros estúdio também podem criar suas próprias histórias. E apesar de curtinha, o Som do Crime é bem divertida, sem dúvida vale a pena a Editora Abril trazer mais histórias dessa dupla da Disney Dinamarca!
* Crise no Coliseu (6 Páginas Inéditas) – Roteiro de Lars Jensen e desenhos de Francisco Rodriguez Peinado. História de 2009, também da Disney Dinamarca. Pow, o que dizer de uma história de seis páginas? O Superpato em si não aparece nem numa página completa. Apenas em alguns quadros mais ao finalzinho da história. É mais uma daquelas histórias do Tio Patinhas azucrinando o Donald. Inserida no final do especial simplesmente completar as 190 páginas.
E com isso termina a lista de história do Superpato 40 anos! O encadernado apesar de ter sido lançado em Dezembro, como eu disse lá no começo, continua nas bancas! Imperdível! Com clássicos raríssimos do personagem! 😉