Hikaru no Go é um dos últimos lançamentos da JBC no Brasil em manga, desenhado por Takeshi Obata, desenhista de Bakuman e Death Note, e com roteiro de Yumi Hotta terá um total de 23 edições, e atualmente encontra-se na edição 3, no formato Takohon em 13,5 x 20,5 cm com cerca de 200 páginas, ou seja com uma edição correspondente a japonesa, e não retalhada, como a JBC tem o costume de fazer, para nossa alegria. A obra conta a história de Hikaru que encontra um espírito que passa a seguí-lo e o ensina a jogar Go (semelhanças com Yugi-oh?).
Até aí você não entendeu nada, “o que vem a ser Go?”, você deve estar se perguntando, pois bem, Go é um jogo de tabuleiro que consiste em duas pessoas posissionarem pedras em possições opostas, de forma a se conquistar territórios. Talvez você não esteja entendendo nada ainda, eu também não! É, isso que você leu, já li três edições do Manga, mas não entendi nada ainda do jogo, ao mesmo tempo em que entendi um pouco.
A história, a Dakini já falou muito bem sobre ela, e sobre os personagens aqui no Portallos.
Mas e o jogo?
Continua não entendendo? Em Hikaru no Go as relações de Hikaru com os personagens e sua relação com o Go são mais importantes, num momento em um quadro vemos o inicio da partida, e alguns quadros com um pensamento e/ou conversa dos jogadores e em seguida está decidico o vitorioso da partida, como se o tempo passasse rápido.
A velocidade do desenrolar da história são muito bons e torna a leitura convidativa, criando uma excitação e uma vontade imensa de continuar a ler para ver o que acontecerá.
Bem tá dado o recado, leia sem preocupação, as regras do jogo não influenciam diretamente, e quando importantes elas são explicadas, mas confesso que me despertou uma vontade de aprender a jogar, mas não achei boas fontes ainda! Leia o manga, eu recomendo!
PS: Fanart que abre o post por enjeruchan, usuário do devianart.