Mas isso é um assunto para outra hora, nesse post o foco é edição de número 90 da revista Superman que saiu esse mês pela Panin, trazendo extraordinariamente mais páginas por um preço menor. Resolvi voltar a comprar a revista do azulão devido ao bom momento que o personagem está desfrutando nos últimos anos. Eu recomendo a você leitor, que não acompanha a revista, a comprar essa e as futuras edições. O motivo disso é nessa edição começa o arco Origem Secreta, escrito por Geoff Johns e desenhada pelo Gary Frank. Sim, é uma arco que novamente irá contar a origem do Superman. O arco se chama ORIGEM SECRETA. Mas é só o nome, pois na prática…
O MENINO DE AÇO
A origem do Superman já foi recontada diversas vezes, e a cada atualização sua origem se distancia mais da proposta original de Jerry Siegel e Joe Shuster, É claro que passar a borracha é complicado e bagunça toda a cronologia, só que esses recomeços são importantes para os leitores que estão chegando agora. A Marvel prefere seguir por um caminho diferente, criando universos alternativos, como o de 2099 e o Ultiverso para revitalizar seus personagens para um novo público. Mais uma vez, recomendo a quem quiser começar a ler quadrinhos do Super a comprar a revista.
Essa atualização do Superman funciona? Sim, me senti confortável com o jeitão meio Smallville da história. Clark é quase um Peter Parker. Já sabe que possui poderes especiais, mas é meio frustrado por não poder usar eles para se livrar da “zuação” dos seus colegas de colégio. Seu melhor amigo é Pete Ross, e a melhor amiga é Lana Lag, que sabe seu segredo, o que aproxima os dois ao ponto da amizade virar interesse romântico. Ele não é muito social, o medo de machucar as pessoas com suas habilidades superiores é constante em Clark. Ainda mais que seus pais estão sempre de olho nele e sempre fazem-no lembrar que seus grandes poderes exigem grandes responsabilidades.
Lex Luthor faz amizade com Clark quando o encontra em uma feira. Lex possui uma origem humilde e está vendendo seus livros para juntar dinheiro e sair de Pequenópolis em busca de suas ambições em Metrópolis. Lex indaga a Clark se ele é geneticamente inferior ou é um estudioso ao ver os grandes óculos de Clark, feitos por Jonathan com um pedaço de cristal da nave kryptoniana na qual Clark veio de Krypton, e esses cristais conseguem conter as rajadas da visão de calor. Mais “Ciclope” impossível! Nessa origem, Lex parece uma mistura com o Lex clássico da Era de Prata com o Lex reinventado nos anos 80 por Jonh Byrne.
Falando no pai adotivo de Clark, a mãe de Clark, a radiante Martha, é quem decide fazer um uniforme para Clark. ela está cansada de ver o garoto chegar na fazenda com as roupas em farrapos por se meter em alguma aventura ou resgate. E a julgar pela careta de Clark quando ele veste o uniforme, ele odeia usar o uniforme! Eu sempre achei muito questionável a maneira como surgiu o uniforme nas origens diversas que já li, e novamente o uniforme é feito com os cobertores que envolviam Clark quando ele era bebê. A idéia de que Clark cortou o tecido e o costurou com a visão de calor é muito sem noção! Sou muito mais a favor de que fosse utilizada a versão dos criadores do Super, que afirmaram que criaram o uniforme pensando nos lutadores de luta livre e colocaram uma capa para impôr um sentido mais altivo, imponente. Coisa simples, a Martha comprava os tecidos e ela mesmo teria feito o uniforme sozinha, surpreendendo Clark. No geral, a nova origem não compromete, mas não traz nada muito diferente do que já foi visto, sendo por definição uma espécie de mistura entre as origens anteriores. Na real, acho-a perfeitamente dispensável. Talvez o grande destaque fique mesmo com os bons diálogos e a arte exuberante de Frank. Vamos ver se nas próximas edições surgem verdadeiras novidades, já que Clark vai se tornar Superboy e se misturar com a Legião dos Super-Heróis.
FICHAS PARA OS NOVATOS
essa edição temos várias páginas com fichas completas sobre os personagens e localidades do universo atual de Superman, o que é algo excelente para os iniciantes e para quem como eu estava afastado da revista. Eu gostei!
MINHA CARA KARA
Fechando a revista temos uma história curta sobre o passado de Kara, a Supergirl atual, mostrando como ela Thara e Kara se tornaram irmãs de sangue. Kara nos tempos atuais culpa Thara pela morte de seus pais, criando um gancho que deve ser melhor explorado em futuras histórias. A história da jovem Kara é sem sal, nada que não pudesse ser substituído por 3 ou 4 balões de diálogo, só serviu para completar as páginas da revista, que vale mesmo pela nova origem do Superman e as fichas técnicas.