Caso Hunter x Hunter cria debate: Editoras devem trazer para cá apenas mangás concluídos? | Reflexão
O mangá Hunter x Hunter de Yoshihiro Togashi chamou a minha atenção esta semana com duas notícias que saiu em alguns sites na qual tenho o costume de acompanhar. Vamos com a mais simples, apesar de ser uma péssima notícia: o mangá novamente irá ser pausado no Japão, pelo menos é isso que diz ao final do capítulo 310 que caiu na net esta semana. Como sempre não se sabe o motivo que levou o autor a fazer essa baita sacanagem novamente. Isso porque o mangá já havia sido pausado no capítulo 290 e assim ficou por praticamente 1 ano inteiro, até recomeçar no finzinho de 2009. Ou seja, o autor ficou 1 ano se criar nenhum capítulo para sua obra e ao retornar entregou apenas 20 novos capítulos e voltou novamente para a geladeira a história de HxH. Isso porque a atual saga do mangá, Chimera Ants está dando indícios de que está pertinho de seu fim. O autor não teve nem mesmo a consideração de terminar o atual arco.
Os motivos que levam Togashi a escrever HxH a passos de tartaruga nunca são claros. Na internet tem gente que diz que é doença, outras dizem que o autor simplesmente não dá a mínima se o seu mangá anda ou não anda (afinal ele é casado com a autora de Sailor Moon e também é responsável pelo mangá Yu Yu Hakusho, ou seja, dinheiro não deve ser um problema), tem quem jure que o autor é viciado doente em Dragon Quest e etc. As teorias que já li sobre essas pausas malditas de Hunter tem aos montes pela internet. O pior de tudo é que o universo da série, assim como as suas histórias são excelentes, se não fosse pelo descaso na qual Togashi leva a série, não duvidaria nada se ela não estive nas paradas de sucesso no mundo todo junto com Naruto, Bleach e One Piece, mas é praticamente impossível ter um animê eterno da série como os citados, mas ainda acredito que assim que o arco Chimera Ants, o único que ainda não foi animado, acabar, provavelmente irá ganhar alguns episódios na TV com a história.
Essa notícia levou a outra notícia, agora relacionado com o Brasil. A editora JBC, que publica HxH por aqui, já andou avisando que depois do volume 27, o último lançado no Japão, a série irá óbviamente ser pausada por aqui até que novos volumes saiam. Até aí, não chega a ser surpresa alguma, afinal, mesmo que haja alguns capítulos não encadernamos ainda, a JBC só vai lançá-los quando estes forem encadernados e sairem no Japão.
Cadê o debate e a polêmica? Está depois do continue!
O que me surpreendeu foi que com estes acontecimentos, vi alguns sites (gráudos) pela internet indagando e num tom meio rabugento (na minha interpretação) o fato das editoras brasileiras trazerem para o país um mangá não concluido; o que resultaria na pausa de volumes por tempos incertos e consequentemente, perda de consumidores que posteriormente não irão comprar o mangá (por falta de conhecimento da periodicidade ou perda de interesse devido a espera). Teve até alguns elogios tecidos a editoras pequenas pelo fato das mesmas trazerem para o país apenas mangás concluidos, que em geral duram de 2 à 4 volumes, mas esquecendo de lembrar que no geral estes mangás já são, em tempos de internet, velharias.
O que me aborrece é usarem Hunter x Hunter como exemplo para tais debates. Usar uma exceção como a obra de Togashi para justificar tais argumentos é um absurdo pra mim. Tudo bem que a JBC poderia muito bem a uns 8 ou 10 volumes para trás ter tornado o mangá bimestral, para segurar um pouco a publicação, a Panini fez isso recentemente com D.Gray-Man justamente para não ocasionar grandes pausas no mangá, mas defender a vinda de mangás para o país que apenas tenham sido concluidos no Japão é ridículo.
Imagine One Piece, Naruto, Bleach, Fullmetal Alchemist e tantos outros mangás que já duram mais ou menos uma década lá fora. Imagine esperar 10 anos para trazer um mangá pra cá. Enquanto na internet ele está bombando. Quem vai se interessar em ler daqui 10 anos? Aí já será até mesmo uma outra geração de leitores, que poderia estar conhecendo o mangá numa segunda republicação, como a própria JBC está fazendo com Ranma 1/2. Mangás por lógica de sua existência são mesmo compridos, eternos e parecem que duram toda uma juventude. Katekyo Hitman Reborn que ainda não veio para o Brasil já está completando no Japão 6 anos. Será que precisaremos esperar mais 6 anos para que alguma editora traga-o para cá?
Esse raciocínio de que mangá só tem que vir para cá quando estiver concluido lá fora é irracional. Se for assim, por lógica livros como Harry Potter, séries como Lost e tantos outros meios de entretenimento atual onde um episódio/volume é atrelado a outro só poderiam vir para cá quando fossem concluido. Imagine se Lost só fosse exibido por aqui, agora, depois de 6 anos de série. Imagine se todos os livros de Harry Potter só começassem a serem lançados por aqui, depois do último livro (quantos anos levou para a autora terminar a saga do bruxo, putz). Se séries e livros podem ir sendo lançados por aqui aos poucos, conforme for saindo lá fora, por que diabos mangás não seriam assim? Eu já acho um absurdo tremendo as histórias da Marvel e DC chegarem aqui no Brasil com um lapso temporal de 1 ano, imagina um mangá levando 10 anos. Naruto e Bleach levaram quase isso, mas chegaram, imagine se a Panini fosse esperar serem concluidos lá fora.
Fica aí o tema e deixo para os leitores complementarem com as suas opiniões. Preferem que as editores tragam apenas obras concluídas mesmo que leve anos ou décadas, ou o bacana é ir acompanhando, mesmo que com um pouco de atraso, o lançamento japonês? Enquanto isso, aos fãs de Hunter x Hunter, só nos resta esperar, assim como os japoneses, que Togashi termine algum dia sua obra, ou caso ele venha a morrer antes disso (o que acho muito provável, sem sacanagem), que alguém resolve terminar a série por ele.
Obs: Neste final de semana farei um Mesa dos Quadrinhos com os volumes 23 e 24 da JBC, que li recentemente (eu sei que estou atrasado com o mangá, mas pra que ter pressa se novamente ele parou no Japão?).
Obs II: Antes as editores lançarem mangás e pausarem as publicações quando os volumes atingirem o Japão do que ficar na palhaçada que foi a Conrad com One Piece, com volumes mutilados e a série interrompida sem nunca mais retornar. Isso sim é um desrepeito e um absurdo com os consumidores e motivo para ninguém mais querer comprar o mangá (pela editora, afinal sonho com One Piece na íntegra pela JBC e Panini).
falando em hunter x hunter e naruto, h x h esprica bem melhor sua tecnicas do que naruto, o anime naruto tambem saiu do foko, de ninja viraram monstros. nos primeiros caps era ninja com missoes de ninja agora ….hummmm….lixo