Hoje, por exemplo, está chovendo pra burro. E lá vou eu, fã né, ficar correndo de banca em banca na chuva, atrás do volume desta semana (Guerra e Paz). Isso sem mencionar que já estou um pouco frustado pois chegou nas bancas aqui de Jacareí-SP o segundo número do mangá Elfen Lied da Panini, PORÉM, não veio pra cá a primeira edição. E agora? Como é que os interessados aqui na cidade vão começar a colecionar um mangá pelo segundo número? Argh, mas deixa pra lá. O assunto do post é Disney, para extravassar sobre a Panini farei num post futuro.
O volume 8 de CLD chega com duas histórias, uma inédita no Brasil e uma republicação de uma história publicada por aqui na década de 90 (minha fase favorita de quadrinhos Disney). Esse volume gerou um pouco de polêmica na comunidade do Orkut porque a Editora Abril deu destaque de capa ao clássico Mágico de Oz e a história é um pouco diferente do que pode se esperar. Lá fora o destaque deste volume foi para Tom Sawyer, um clássico da literatura americana não tão famoso por aqui (veja a arte de capa lá da espanha). Faz sentido a troca, afinal vende o que é mais conhecido por aqui. Enfim, vamos à lista de histórias do volume e depois do continue, meus comentários sobre ambas:
História produzida em 1987 (Inducks)
Roteiro de Sauro Pennacchioli e desenhos de Alberico Motta
75 Páginas
HQ inédita no Brasil!
Mickey em As Aventuras de Tom Sawyer
História produzida em 1990 (Inducks)
Roteiro de Fabio Michelini e desenhos de Maria Luisa Uggetti
57 Páginas
HQ originalmente publicada no Brasil em:
* Almanaque Disney 238 (1991)
Patacôncio descobre uma maneira de virar dono do terreno de onde está a Caixa-Forte do Tio Patinhas, mas para isso precisa tirar o muquirana do planeta. Inicialmente ele planeja mandar seu rival para o espaço, mas seus cientistas chegam a conclusão de que isso não é possível. Nesse detalhe a história costura alguns pontos interessantes, pois seria óbvio tentar tirar o Patinhas do Planeta mandando para o espaço, antes de cogitar se aliar a Maga Patalógica e mandá-lo para uma outra dimensão. Mesmo que existam centenas de histórias em que o Tio Patinhas viaja no espaço, porém, é claro que o Patacôncio não tem o Prof.Pardal para construir foguetes em poucos dias e com poucas patacas. A solução então é apelar para magia e neste ponto entra a Maga.
A dimensão que o Patinhas e sobrinhos é enviada não lembra muito OZ, tanto que se chama Ot. Árvores de refrigerantes e de cachorro-quentes se destacam na história. Seres felizes num mundo onde não existe dinheiro. Não há referências aos personagens como o Homem de Lata, Espantalho ou o Leão nesta história, e nem mesmo o Mago que os levaria para casa. O retorno é obtido graças à Margarida que é a heróina da HQ, enganando Patacôncio e caindo no braço com a Maga Patalógica. os metralhas também fazem uma pontinha no final da HQ, que é longa e dura bastante tempo.
É uma história divertida e não acharia ela ruim numa edição regular dos quadrinhos Disney. Só questiono talvez o peso e importância dela para esta coleção de luxo.
O resultado não é de forma alguma ruim, talvez falte um pouco de ousadia apenas. O traço do desenho é ótimo, afinal, chegamos á década de 90, e nessa época Mickey já tinha ótimas histórias com ótimos traços na Itália. E ver o Pateta nessa coleção de luxo é sempre agradável, gosto do personagem e da forma como ele se adapta perfeitamente em personagens históricos, sejam estes de ficção ou não. História alegre e infanto-juvenil, como a obra que o inspirou.
O volume 8 é um volume divertido, talvez a história da Margarida não agrade todo mundo, afinal é uma personagem que o público masculino realmente não se importa, porém a história do Mickey é uma ótima adaptação e até ouso dizer que certas obras dessa coleção deveriam ter sido feitas pensamento mais em histórias adaptadas do que aquelas em que o resultado final é algo totalmente diferente da história literária.
Créditos das imagens das páginas acima ao hotsite da Abril para a Coleção. 🙂
Abaixo são as fotos do meu volume comprado na semana passada (já que não deu tempo de fazer o post com a prévia no dia do lançamento):
[nggallery id=169]