Conversa de Mangá: One Piece 594 – Mensagem

One Piece: Capítulo 594 foi disponibilizado dia 29 de Julho: “Mensagem”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 594 de One Piece. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

One Piece 594

Mensagem

Argh! Não sei como começar o CdM esta semana. Já reescrevi este parágrafo inicial três vezes. Saco. Vamos ver se agora vai. Já notei e li os comentários dos leitores mais “afobados” que o capítulo de One Piece desta semana está fabuloso e etc. Discordo um pouco. Na verdade foi menos do que eu esperava e com bem menos conteúdo do que o da semana passada.

Segundo, aparentemente tem uma galera insatisfeita com o fato de que eu sempre sou mais crítico com Naruto e Bleach do que com One Piece. Na verdade eu não entendo o que uma coisa tem a ver com a outra, tipo eu sou fã de Naruto e fico irritado porque o autor de um texto elogia One Piece? Eu deveria ficar irritado pelo que ele fala de Naruto e não específicamente como o autor trata outros assuntos. Colocado desta forma, fica parecendo pura birra. “Se você reclama disto, tem que reclamar daquilo também”. Pra mim, este argumento não faz o menor sentido. Cada coisa é uma coisa. Cada CdM eu dou a avaliação que acho correta na minha opinião, não faço nenhum CdM de pirraça, só porque é famoso ou os leitores pedem, eu faço porque acompanho de verdade o mangá. Sou tão fã de Naruto, quanto de Bleach, quanto de One Piece, porém não sou obrigado a gostar dos três igualmente. Não dá para dar o mesmo tratamento para qualquer um. Mas na real eu acho que estes comentários surgiram só porque eu brinquei com One Piece semana passada no CdM do Naruto, uma pena que alguns precisem levar estas coisas tão a sério.

Eu leio tantas críticas negativas de filmes e séries hoje em dia pela internet e ainda assim elas não me fazem desistir de assistir tal programa e muito menos mudam a minha opinião. Meu gosto é meu gosto. Leio críticas apenas porque gosto de ver o que outras pessoas acham sobre determinado assunto e se descubro algum ponto de vista que nunca tinha me dado contra. Alias, adoro críticas negativas, pois quando elas são só elogios, perdem o propósito pra mim.

Viu porque estava com problema para começar esse CdM? Olha o tamanho que ficou a introdução! Argh duplo!

Voltando a One Piece. Esta semana, nada de parágrafos separados por assunto. Não tenho tanta coisa assim a comentar. Começando pela Marinha. Acho que um monte de gente ficou empolgado e animado com a quantidade de personagens da Marinha que apareceu neste capítulo, como os cinco maiorais e tal. Eu achei bacana Oda usar quase um capítulo inteiro para mostrar a extensão da Marinha, mas são personagens poucos conhecidos com histórias ainda não reveladas, não tem como presumir alguma coisa de alguns diálogos. Os cincos anciãos são os manda-chuvas da Marinha? Eles é que mandaram Do Flamingo matar Moria? Acredito que sim, mas eles lutam? Tem alguma habilidade? Como chegaram ao status que possuem hoje? Tudo muito vago sobre eles.

Aí depois vem o Kong, Almirante da Frota do Governo Mundial. Porque tenho a leve suspeita de que ele já apareceu no mangá? Não me lembro, mas também não fiquei surpreso. Onde diabos esse personagem estava na Guerra de Marinford? Achei meio estranho isso. É ele o contato graúdo de Do Flamingo? O que Oda reserva para essa cara? Disso sai o diálogo que não ficou muito claro pra mim, mas Sengoku e Garp não irão mais ocupar seus postos na Marinha, mas o título permanecerá, ou seja, não é que foram rebaixados exatamente, apenas que seus cargos serão ocupados por outros oficiais e eles ficaram como carta reserva no baralho. Aokiji para ocupar o cargo de Sengoku. Escolha interessante, mas eu ficaria mais chocado se Akainu fosse o escolhido, aí sim a coisa ia pegar fogo.

Smoker indo para o novo mundo atrás do Ruffy. Sem novidade alguma aí. Oda tem grandes pretensões para Smoker, isso é óbvio. Coby despertou o Haki! Rá! Disso eu gostei. Coby para Almirante quando o mangá acabar. mais um outro departamente da Marinha discutindo o que Ruffy fez e a ameaça que ele representa. Recuros que Oda usou só pra explicar o que está no jornal, mas devem ser eles que discutem sobre o valor da recompensa dos piratas, pois esse grupo já apareceu no passado quando se discutia a recompensa do Ruffy.

Quanto ao que Ruffy fez, admito que fiquei um pouco chateado, pois Oda criou tanto mistério por algumas semanas e no final não era nada que nós podíamos ter imaginado. Invenção total do autor. Não tinha como ter pista alguma sobre o sino ou o que ele representa ao mundo e sobre a atitude do Ruffy. Achei sacanagem isso. Se fosse o caso poderia ter mencionado o “sino de Ox” na semana passada, que continuariamos sem entender e ainda assim não estragaria a surpresa. Criou-se expectativas em torno de algo que não poderiamos imaginar sozinhos.

Já a simbologia do ato de Ruffy, achei bonito e significativo. Uma nova era termina e outra começa. Achei meio forçado a Marinha largar Marinford ás moscas, sem nenhum almirante ali para impedir tal ato, mesmo que Jinbei e Rayleigh ajudando, mesmo que tenha sido explicado o motivo para tal. Não entendi a mensagem para os Nakamas e nem consigo imaginar o que seja, e olha que pastei pensando nisso de ontem pra hoje, mas como Oda veio com essa coisa de sino de Ox, não ficaria surpresa que seja algo que não dava para se advinhar. Talvez tenha mudado o ponto de encontro ou a urgência de se encontrarem, mas alguém vai ter que ir buscar o Sunny em Sabaody.

O interessante é que o ato de Ruffy, dada a explicação pela Marinha, permite múltiplas interpretações, isso fica óbvio já que alguns personagens ali explicaram o que o pequeno pirata quis dizer. Acho que Oda deixou para os leitores decidirem o que Ruffy quis dizer ali, junto ao sino de Ox.

Mas o que eu gostei mesmo do capítulo foram as ilhas do novo mundo e da referência de que a primeira parte da Grand Line pode se chamar de paraíso perto deste oceano! Rá! É isso que eu gosto e quero ver em One Piece. A ilha de raios foi fenomenal, no clima mais nostalgico possível de quanto a tripulação chegou na Grand Line. Adorei a velhinha no fim oferecendo um guarda-chuva. XD

Também fiquei curioso pela ilha ou seja lá o que for aquilo que “sugou” o navio do supernova Capone! Muito legal isso. Quanto aos outros supernovas, ainda não tenho muito o que dizer.Eustass Kid deve ser um dos primeiros que vai se chocar contra Ruffy, mas não me arrisco a dizer quem é que o barba Negra está atrás. Alias Oda deve ter uma paciência do cão para desenhar Eustass nos quadros que ele está com sua habilidade magnética, muito complexo o desenho, tem angulo, sombra, perspectiva e detalhes demais.

E caraca! Olha o Franky vivo! Fiquei até com medo dele. Quando tempo será que ele leva para se consertar? São por detalhes assim que imagino que os nakamas não irão se reunir tão cedo. Talvez um ou outro, mas todo mundo ainda deve levar até o final da saga atual ou começo da próxima.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.