Nunca entedi esse “recurso” publicitário de utilizar do defeito de um produto concorrente para promover o seu produto. Acho extremamente deselegante e só piora a imagem da empresa que faz o ataque. Dito isso, não tenho como negar a criatividade da agência de publicidade que criou os recentes anúncios da Samsung e da Motorola atacando a Apple pelos problemas com a recepção do sinal do iPhone 4 ou ainda esse anúncio da Bethesda criticando os J-RPGs. Todos os gamers já sabem da diferença entre os RPGs ocidentais e os orientais, lá na terra do Sol nascente os jogos possuem uma linearidade que forçam o jogador a seguir um roteiro pré-definido. Já os RPGs ocidentais dão ao jogador uma liberdade maior de customizar o seu personagem e apresentam também uma narrativa mais aberta, permitindo que o jogador crie a sua própria aventura. A Bethesda resolveu explorar essas diferenças e bolou uma campanha lá no Japão para divulgar o seu novo jogo, Fallout: New Vegas.
Como você pode ver pela imagem lá em cima, a campanha traz vários ‘protestantes’ criticando essa falta de liberdade dos J-RPGs. Nas placas temos frases como: “Um jogo onde você apenas segue o cenário é como viver a vida sob trilhos.”, “Qual o propósito de jogar novamente se não há mudanças na história?”, “Quando foi que os jogos se tornaram algo apenas para ser assistido?”, “Eu acho que seria legal se o personagem principal fizesse outras coisas além de combater o mal!” e ainda “O mundo foi salvo! Após isso, você pode fazer o que quiser!”.
A minha opinião eu já dei ali em cima: apesar de adorar a criatividade desses anúncios, acho um ato desleal. E digo mais, como publicitário, acho que essa propaganda vai causar mais mal do que bem. Pois fica bem claro que a proposta da campanha era de atingir os fãs de J-RPGs, mas vendo o resultado, não acho que eles irão ficar muito felizes…
Fallout: New Vegas será lançado em 22 de Outubro de 2010.