Super Street Fighter IV 3DS Edition: uma conversão perfeita, também para converter novos jogadores!
Eu já comentei aqui que o produtor da franquia Street Fighter, o carismático Yoshinori Ono, quer ampliar o alcance de público da série de luta mais amada (sorry MK) pelos gamers, e pelo visto tudo vai começar com a conversão de Super Street Fighter IV que em breve chegará ao Nintendo 3DS.
A idéia do produtor é dar ao jogador duas opções de sistemas de controle. A primeira seguira a velha escola, e agradará a quem fez calos nos dedos jogando Street Fighter II no Super Nintendo. Agora, a segunda opção de controle é intrigante, pois usa a tela sensível ao toque, de modo a ajudar os iniciantes. Como funcionaria isso?
Não sabemos a resposta, mas eu pensei em ícones na tela que, quando acionados, resultariam em golpes especiais ou mesmo combos completos. Por exemplo, para lançar um hadouken, o jogador, usando a styllus, faria uma meia lua na tela, dispensando a necessidade de se fazer toda a combinação de movimentos com o direcional em cruz somado com o acionamento do botão.
Eu acredito que é um recurso interessante. Não sei se vocês já jogaram o Capcom Vs. SNK 2 “E.O.” do GameCube. Alguém aí? Para os novatos, a sigla E.O. do título significa “Easy Operation“, um sistema que facilita a execução de comandos. Usando esse sistema, eu conseguia fazer um shoryuken apenas dando um toque para a esquerda na alavanca C (aquela amarela) do controle do meu GameCube. Esse recurso era muito usado quando eu ia jogar com alguém inexperiente, e ajudava o novato a equilibrar um pouco mais a partida, ou mesmo quando eu estava com bolhas no dedo e queria continuar jogando!
Ono também diz que está trabalhando com a forma como SSFIV3DS trabalha com o 3D. Por exemplo, usando o slider na opção máxima, o efeito 3D é capaz de destacar muito bem os personagens do cenário de fundo, e se o efeito for desligado, a sensação de se estar jogando o clássico SFII é maximizada. O produtor ainda comentou que o jogo não poderia ser convertido de maneira satisfatória nem no atual DS, nem no rival PSP.
Ainda segundo o produtor, Street Fighter IV nos consoles HD não foi capaz de repetir o alcance de público que a franquia tinha no passado. Nessa busca pelo público, foram feitas as conversões para PC e IPhone, mas Ono está confiante que com o Nintendo 3DS, finalmente sua busca seja completada, e então todos os outros jogadores que ainda não tenham sido “resgatados” possam novamente voltar apreciar Street Fighter, juntamente com novos “discípulos”.