Conheça a geladeira do futuro! Seria esse um futuro não tão distante? [Tecnologia]

Já imaginou uma geladeira que não utiliza eletricidade, não tem prateleiras, gavetas, portas e nem motor? No mínimo esquisito, né? E um biopolímero resfriando os seus alimentos? Parece coisa de ficção científica fajuta, não é mesmo? Não para um russo chamado, espera só eu copiar o nome dele… sim, Yuriy Dmitriev! Quer entender como funciona essa geladeira? Então…

Yuriy Dmitriev foi um dos 25 nerds classificados, dentre 1300 inscritos, para a grande final do Electrolux Design Lab, um concurso que premeia as soluções mais inovadoras em se tratando de eletrodomésticos. O vencedor foi comtemplado com um estágio de 6 meses na Electrolux e embolsou um prêmio de 5 mil euros e, infelizmente não foi esse projeto da geladeira que venceu e sim um aquecedor magnético que identifica o tipo de alimento para determinar a temperatura certa.  E daí, a geladeira é mais legal, falemos dela então!

[nggallery id=352]

Diferentemente das geladeiras atuais, essa geladeira do russo não utiliza energia elétrica e não possui motor. Por quê? Para manter os alimentos fresquinhos esse refrigerador faz uso de um biopolímero em consistência gelatinosa (aquela gosma verde da foto). Basta que você coloque o alimento dentro deste gel fluorescente para que ele permaneça na temperatura ideal. Cada item adicionado fica envolto em uma espécie de bola (ou bolsa) de vácuo, o que é muito melhor para conservação. Esse gel de aparência suspeita tem a capacidade de refrigerar os alimentos retirando o calor da luz presente no ambiente. Portanto, creio eu, que tanto a luz do sol como alguma luz artificial pode servir como fonte de energia para esse gel. Esse biopolímero não é brincadeira, ele ainda protege os alimentos dos raios UV, como se fosse um grande protetor solar.

[nggallery id=351]

Observe que, além de ser muito menor qu eum refrigerador comunm, praticamente todo o espaço da geladeira está à disposição do usuário, diferentemente das atuais em que uma boa parte do espaço interno é desperdiçado com as prateleiras e bandejas. E também, como não possui motor e não utiliza energia elétrica a geladeira do futuro é muito mais silenciosa e ecológica.

Segundo Yuriy Dmitriev, esse gel não possui cheiro e não é pegajoso, não gruda na mão do usuário. E sim, esse gel existe atualmente, mas, apesar disso, essa ainda é uma ideia conceito, ou seja, não há aparelhos fabricados ainda. Mas não duvido nada de que um dia veremos geladeiras desse tipo vendendo nos mercados. A ideia é sensacional, além de ser sustentável, esse projeto economiza espaço, não faz ruídos e ainda é bonito! Eu fiquei até com vontade de trocar a minha velha geladeira por uma dessas, só fico pena porque aquele velho hábito de abrir a geladeira e ficar pensando vai se perder, são momentos que rendem  grandes reflexões para mim.

Sair da versão mobile