Sim, é isso msemo! Já imaginou como seria ter um computador a sua disposição na parede de sua casa? Eu então se mudar e encontrar na casa nova um computador esperando por você? A Chip PC Technologies pensou e desenvolveu este que é um dos melhores produtos tecnológicos que eu me deparei esse ano: o Jack PC! Esse danadinho é um computador extremamente compacto que foi projetado para ser acoplado à parede de nossas casas, substituindo as tomadas convencionais. Lembram daquela tomada com USB que eu comentei aqui outro dia? Pois é, já virou coisa do passado. O futoro agora é o Jack PC!
O Jack PC é bem humilde, portanto não vá pensando que você vai jogar Crysis com ele, por exemplo. Mesmo assim é um computador completinho, com quatro portas USB onde podemos conectar mouses, teclados, impressoras, pen drives e tudo o mais, além de conexão para entrada e saída de áudio (fone e microfone), uma entrada de força de opcional, um botão de reset e uma conexão de vídeo que pode ser VGA (analógica) ou DVI (digital), que suporta dois monitores simultâneos. Há, ainda, dois LEDs, um para indicar conexão com a Internet e outro para indicar o Stand By. É só plugar o seu monitor, mouse e teclado e sair feliz da vida!
[nggallery id=362]
O microprocessador é um AMD com 1.2 GHz, memória RAM de 128 MB DDR e capacidade de armazenamento de até 256 MB. Sim, é uma configuração bem modesta, parece até os computadores que encontrávamos nas lojas anos atrás. Mas não se engane o Jack PC compensa isso tudo com o baixo consumo de energia. Ele é alimentado por um cabo Ethernet, o mesmo padrão de cabo de rede que usamos em casa (RJ45), consumindo apenas 5 Watts. Enquanto eu escrevo esse post, só o processador do meu computador consumiu muitíssimo mais que isso, acredite.
Você pode estar se perguntando o que você faria que um PC tão fraco como esse… Bom, o Jack PC não veio para concorrer com os PCs mais robustos, a fatia do mercado que ele pretende abocanhar é, certamente, a de computadores de escritórios que não precisam de grande processamento, bastando estar conectado a rede e alguns softwares de trabalho. Contudo, eu não vejo problema algum em usar esse camarada em ambiente doméstico, só para ler e-mail acessar o Portallos e tal. E outra coisa, ele suporta Wi-Fi e também dois monitores conectados simultaneamente na entrada DVI. Isso quebra, não um galho, mas uma árvore inteira hein? Sem contar que ele ainda é tão compacto que é um tremenda economia de espaço se compararmos aos trambolhões que são os outros computadores.
[nggallery id=363]
Alguns sites divulgaram preços em torno de R$ 600,00, mas eu ainda não sei dizer se o Jack PC já está sendo vendido para uso doméstico ou ainda está restrito às empresas. De qualquer forma, se o preço inicial for esse mesmo, eu achei o até bom tendo em vista as vantagens dele. Só o que eu fico pensando é como seria feita a manutenção dele. Porque aqui eu casa é só abrir o meu PC que eu resolvo rapidinho, mas parace que com o Jack teríamos que bancar uma manutenção especializada. Logo abaixo o vídeo de divulgação do produto.
Ao ver o Jack eu fique imaginando um futuro próximo em que, em todas as casas, fossem instalados vários dele. Já imaginou? Ou então computadores instalados nas ruas das cidades, ou em shoppings, bibliotecas, enfim, seria uma tremenda economia de espaço e dinheiro. E você, gostou do Jack PC? Já imagina as aplicações e utilidades que ele pode ter?
Quem é muito curioso pode se divertir um pouco lendo o manual técnico de um dos modelos do produto. 😀
[Vi no GizMag]