No dia 10 de Novembro, quarta-feira, a Microsoft estreou simultaneamente em 8 países espalhados pelo globo a seu rede on-line, a Xbox Live. O Brasil estava nesta lista. A Live serve para jogar online pelos consoles Xbox 360, conversar com amigos via rede, para comprar expansões de games, comprar games completos, além de outras tranqueiras como temas e itens de avatar para customizações da dashboard do console.
Desde que vi a entrevista do Guilherme Carmago, da Microsoft Brasil, na GamerBR, fiquei com a pulga atrás da orelha. Muita gente de foruns e comunidades pela internet sempre reclamou e suspeitou que se um dia o Brasil viesse a ter a Live, que a mesma seria capada de conteúdo. Quando nessa entrevista o Guilherme mencionou que todos os games do sistema precisariam passar pelo Ministério da Justiça para poderem entrar na rede, e que a Microsoft estava entrando em contato com publishers e third parties para que estas estivessem levando seus games ao órgão brasileiro, já tinha minhas suspeitas que seriamos, mais uma vez, sacaneados pela burocracia brasileira. Quando o mesmo citou Limbo como um game de estréia da LiveBR, pra mim já era certo que iriamos ser sacaneados, pois Limbo é um game de Julho da LiveUSA, e haviamos outros games mais recentes para que ele citasse, como Super Meat Boy ou Sonic 4. Alias comentei sobre isso no post da coletiva imprensa, então vou seguir em frente.
Dia 10 chegou! A LiveBR entrou no ar mais ou menos lá pela meia-noite. Show! Mas e o conteúdo? Pra mim, um dos fatores mais importantes da Live no Brasil não é o fato de poder jogar online, pois isso já é/era possível tendo uma conta americana no console. O mais interessante da LiveBR é o conteúdo pra mim. Poder adquirir MSPoints num preço competitivo e comprar os games e expansões dos mesmo com uma facilidade maior e sem sofrer do bloqueio de região do aparelho e ser torturado com sistemas de VPN para burlá-lo.
E o que aconteceu no lançamento da Live? Limbo, que o Guilherme Camargo havia prometido não estava lá. Para a Live Arcade apenas Dead Space Ignition fora disponibilizado. Apenas 01 jogo! Para a Games-On Demand, apenas Halo Waypoint estava disponível. E Halo Waypoint nem é um game! Sim, os DLCs e outras tranqueiras como temas, vídeos e itens de avantares chegaram em maior quantidade, mas ainda assim, eram poucos e muitas coisas famosas e importantes para os gamers no Brasil ainda não estavam disponíveis como os conteúdos de Gears of War 2, que são bloqueados em nossa região para quem tem uma conta internacional.
“Ah, mas calma, tenha paciência, os games chegarão!” – Ando vendo muita gente dizendo isso nestes três dias de lançamento. Não vou discordar. Talvez realmente o conteúdo chegue daqui alguns dias. Mas que garantia temos? A Microsoft não disse nada desde o lançamento, se justificando pela falta de conteúdo, o que é o mínimo que qualquer empresa que se preocupa com sua comunidade deveria já ter feito no dia mesmo do lançamento de um produto como este. Enquanto isso, que tal darmos uma olhada como anda o conteúdo nos outros 8 países onde a Live foi lançada no dia 10? Vejam:
Brasil (link):
- Jogos Completos: 02 games (Dead Space Ignation e Halo Waypoint)
- DLC – Complemento de Jogos: 82 itens
Rússia (link):
- Jogos Completos: 142 games
- DLC – Complemento de Jogos: 176 itens
Polônia (link):
- Jogos Completos: 162 games
- DLC – Complemento de Jogos: 200 itens
Africa do Sul (link):
- Jogos Completos: 03 games
- DLC – Complemento de Jogos: 78 itens
Grécia (link):
- Jogos Completos: 163 games
- DLC – Complemento de Jogos: 215 itens
República Tcheca (link):
- Jogos Completos: 161 games
- DLC – Complemento de Jogos: 196 itens
Hungria (link):
- Jogos Completos: 162 games
- DLC – Complemento de Jogos: 195 itens
Colômbia (link):
- Jogos Completos: 162 games
- DLC – Complemento de Jogos: 184 itens
Chile (link):
- Jogos Completos: 163 games
- DLC – Complemento de Jogos: 172 itens
E a título de curiosidade, a Live nos Estados Unidos está assim na data de hoje:
Estados Unidos (link):
- Jogos Completos: 1.942 games
- DLC – Complemento de Jogos: 342 itens
Conclusão: O Brasil em termos de infraestrutura para a Live está no mesmo patamar da África do Sul, que também foi lançada com praticamente nada de conteúdo. Enquanto isso nossos vizinhos aqui, Chile e Colômbia, estraram com muitos games para serem comprados no sistema. Olhei com maiores detalhes a do Chile e lá já está disponível games recentes como Earthworm Jim HD, Sonic 4: Episode I, Super Meat Boy, Monday Night Combat e Comic Jumper. É uma vergonha que o Brasil não tenha conseguido nem ao menos os próprios games distribuidos pela Microsoft no lançamento, como Splosion Man, Trials HD ou até mesmo as versões completas de Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie.
A quem devemos atribuir a culpa por uma Live tão vazia? A Microsoft que não agilizou ainda mais o processo de aprovação dos games no Ministério da Justiça? Ou o Ministério da Justiça e a própria burocrácia do sistema de classificação etária brasileiro, que todos sabemos, realmente não é um dos mais ágeis (até tenho minhas dúvidas se eles sabem mesmo classificar games, qual a infraestrutura que possuem para esse tipo de produto)?
Neste link do Ministério da Justiça é possível consultar como anda o processo de classificação. Consulte alguns joguinhos da Xbox Live Arcade ali e você verá que muitos receberam aprovação e classificação do governo brasileiro agora no dia 08 de novembro. Dois dias antes do lançamento da rede. Quantos dias são necessários até que tais jogos acabem sendo lançado? Ainda não sabemos. Jogos como Shadow Complex, Castle Crashers, Limbo e Braid aparecem lá no sistema. Entretanto games mais importantes como os que já citei (Meat Bou, Comic Jumper, Earthworm jim e Sonic 4) nem aparecem lá, o que me deixa com a suspeita que pelo visto nossa Live Arcade vai ser bem capada, já que depende de outras distribuidoras além da Microsoft, levar tais games para aprovação no governo.
É isso pessoal. A Live chegou e me decepcionou muito. Pra mim, 90% de sua importância em ser nacional era o conteúdo. Jogar on-line eu jogo na minha conta americana. Espero moder minha língua e que daqui um mês ela esteja recheada de games, mas o que eu vejo hoje, é uma decepção. Ser lançada desta forma chega a ser uma vergonha frente a outros países do mundo, mostrando realmente que o Brasil não está nem aí para o mercado de games.
No dia 10 o lançamento ainda foi cheio de problemas, com gamers não conseguindo migrar, cartões de crédito não sendo aceito na hora de assinar a Live Ouro e bugs. Ontem, a Microsoft Brasil se pronunciou e disse que os problemas foram consertados e que todos que tiverem problemas, ela arrumaria as contas manualmente. Eu não migrei e nem vou migrar. Vou continuar com a minha conta americana para comprar conteúdo no lançamento lá fora (se não for bloqueado) e resolvi crar uma nova conta para a LiveBR “ThiagoPortallos”, ainda não estou com um Xbox 360 para poder jogar, fiz direto no site oficial, mas pelo menos ela já fica registrada. Vou acabar utilizando ela para jogar online, mas acredito que conteúdo mesmo, vou acabar continuar comprando na americana, até que a nacional crie vergonha na cara e bote conteúdo pra gente ter o que gastar em Microsoft Points. Quero ver também se teremos por aqui Deal of Week e promoções como existem na Live Americana e se os lançamentos, irão chegar aqui em tempo hábil ou se ficaremos recebendo tudo com semanas ou meses de atraso. Tem muito ainda que não sabemos como funcionará e odeio essa incerteza. Não vou destruir minha conta americana migrando para a nacional, prefiro recomeçar de novo na LiveBR e manter a minha antiga bonitinha e perfeitinha como está.
E agora é esperar, ter paciência e torcer para o que vimos nestes primeiros dias de LiveBR tenha sido o pior cenário possível. Que daqui para frente, as coisas melhores. E rápido!