E começam os jogos de guerra! Grupo MAR contra os Peças de Xadrez! MAR – Volume 05 [MdQ]

Último MdQ do ano? Quem sabe? Ainda faltam alguma horinhas para o final de 2010, logo, não confirmo nada, mas indo direto ao ponto, da última em que conversamos sobre as aventuras de Ginta e sua turma, a equipe MAR havia acabado de ganhar um novo membro e de também comprar uma briga antecipada com os Peças de Xadrez, onde mais uma vez o grande vilão assiste a tudo de camarote, mas desta vez acompanhado de seus parceiros.

Quando o volume 04 terminou não achei que os jogos de guerra se desenrolariam por um sistema de lutas por equipe, basicamente um torneio, é uma idéia meio batida, quando a gente ouve falar de algum torneio num anime, logo vem a cabeça Dragon Ball, mas querendo ou não isso é também uma forma saudável de mostrar um pouco de cada personagem, se ele possui potencial ou não na trama, sua personalidade e por ai vai. Como o volume todo só se focou nisso, vou então me limitar a comentar os vários embates que tivemos nele.

Leno vs Alviss

Nesta luta nada demais, já estava mais do que na cara que o Alviss não teria o menor trabalho contra Leno, ele é o mais experiente do grupo, é ex-membro da Cross Guard e já presenciou tudo o que uma verdadeira guerra em Mar Heaven pode oferecer, ou quase tudo, já que rolou um rápido flashback mostrando como o personagem, ainda pequeno, adquiriu a maldição que ele carrega até hoje (lembrando que Alan também carrega uma, a maldição de dividir o mesmo corpo com um cachorro), pelo que deu para entender ele tem um espécie de tatuagem que está corroendo seu corpo (hum… onde eu já vi isso?), provavelmente, só a morte de Phamtom irá curá-lo.

Jack vs Pano

Nossa, fala sério, adoro o Jack, acho que ele é um dos personagens mais carismáticos e engraçados da história, compararia ele ao Usopp de One Piece, parece um cara muito inteligente, só precisa de mais experiência de luta para poder virar um braço direito a altura do líder, não sei o que vai fazê-lo se fortalecer daqui em diante, mas espero que ele continue sempre assim, divertido em tudo o que faz, quanto a luta, por escolher a única garota do grupo, logo ficou claro que ele ia pegar uma boa maciota, só não sabíamos que ela seria tão boa assim, a idéia de usar as plantas num momento de extrema desvantagem foi surpreendente e com certeza este foi apenas um dos  muitos truques com as plantas que o personagem aprendeu enquanto trabalhava na horta de  sua casa, infelizmente, num momento de muita distração e humor, o Jack acabou sendo pego de surpresa, e que surpresa, fechando a luta do jeito que gosto de ver, com o seu lado cômico  em alta, só foi uma pena ele não ter ganho, mais sorte na próxima.

Ginta vs Garon

Essa luta foi bem morna na minha opinião, achei que iria rolar algo mais, o Ginta vem embalado por várias vitórias, será que já não seria o momento de balançar um pouco o protagonista? Se bem que ele é o líder da equipe neste momento, e segundo as regras, caso ele perca, automaticamente todos perdem, então acho que o autor deve reservar algo de impactante para ele somente quando  o grupo se defrontar com Phamtom, o que ainda deve levar algum tempo, mas que com certeza ocorrerá, acho que teremos uma prévia da luta final ainda nestes jogos de guerra, até lá só resta aguardar, no mais, foi estranho o Ginta já ter de apelar para o seu último e mais poderoso ARM nesta luta, será que a habilidades dele como estão agora ainda podem evoluir ou ficarão na mesma? Se for assim, logo o autor vai nos mostrar outros apetrechos nas mãos do garoto, e por falar em apetrechos, o que aconteceu com a forma normal do Babbo? Aquele lance de lançá-lo com uma enorme bola pesada presa a uma corrente também era legal e o fato dele poder mudar de tamanho acho que continuaria a ajudar em futuras lutas, o jeito inicial como ele o manuseava não parecia tão inútil como todos falavam, mas enfim.

Um ponto importante a se destacar e que não envolve as lutas foi fato de Ginta já estar ligando as peças e desconfiar que seu pai um dia também já foi a Mar Heaven, mas também pudera não é? Depois de todas aquelas conversas sobre ele e as histórias que ele contava e o fato dele também ter sumido repentinamente, não poderia ficar por menos, tudo o que resta saber agora é se ele foi Danna ou um membro qualquer da Cross Guard, eu aposto fervorosamente na primeira hipótese, quanto ao mistério em torno de Phamtom, acho que só descobriremos algo quando Alan ou Alviss ficarem cara a cara com ele, isso se algum dos 2 presenciou a luta final entre Danna e ele na guerra anterior.

Snow vs Fuhgi

Segunda rodada da guerra e mais um personagem sem poderes (tão) extravagantes na trama que vai depender mais de sua inteligência do que qualquer outra coisa, a diferença dela para o Jack, é que Snow já tem alguma experiência em batalhas, e como em todo bom shonen não pode faltar muita determinação para vencer, a princesa se inspirou no protagonista e deu um banho de água fria (ou gelo, como queira) nas pretensões de Fuhgi, só achei meio sem graça o modo como a luta terminou, pois ninguém tocou em ninguém, e apenas esmagando o oponente a luta terminou, afinal de contas, quanto pesa um boneco de neve daqueles? Durante a luta rolou outro momento interessante, finalmente deu as caras a pessoa que Dorothy tanto persegue, que nada mais, nada menos, é a mesma pessoa responsável pela fuga de Snow do castelo de Lestava lá o início da trama, engraçado foi ver a classificação dela dentro da organização, ainda não ficou claro quem é o verdadeiro cabeça do grupo, e como sou uma negação em xadrez não sei dizer se existe Rei no jogo, portanto até segunda ordem o nível mais alto deve ser o da Rainha, se bem que na hora do “couro comer” quem vai tomar a cena sem sombra de dúvida serão os peões, fiquemos ligados.

Nanashi vs Loco

Dando continuidade as comparações, Nanashi está me lembrando cada vez mais o Sanji, a diferença é que ele não parece ter papas na língua e não se esforça para bancar o cavalheiro com as mulheres, será que ele dobra a Dorothy até o fim da historia? Quanto a luta, o Nanashi deu uma de “joão sem braço”, ficou nítido que ele esconde um poder ainda maior do que o que ele demonstrou até agora, porque ele perdeu? Somente ele sabe, talvez pela imagem de criança que a Loco passa, o que não condiz com o que há dentro dela, afinal a mesma afirmou que usa de uma habilidade especial para manter a aparência jovem. A desculpa de querer pegar o Peta ao invés dela não colou.

Enfim, perdendo de propósito, Nanashi automaticamente passou a responsabilidade de fechar a rodada com uma segunda vitória para Dorothy, que aparentemente vai pegar o páreo mais duro de todos, o que vai rolar? Só no ano que vem para saber, e você que ainda não descobriu o que é MAR não perca tempo, tire um tempinho nestas férias e corra atrás do mangá, eu recomendo, é divertido, gostoso de ler, tem personagens carismáticos, está cheio de lutas e ainda guarda bons ganchos para muitas reviravoltas, nada de muito inovador e tão pouco o clichêzão grudento de sempre, fica a dica e até o ano que vem, que já está logo ali, virando a esquina.

Isso também pode lhe interessar

15 Comentários

  1. Essa tradução de Peças de xadrez ficou meio sem graça, apesar de ser correta. Depois vou ler esse mangá, tomara que seja melhor que assistir, porquê eu desiti no episódio 20.

  2. Comprei e li o volume 1!
    Parece bom mas acho que depois que li uma citação na Wikipedia não fiquei muito empolgado pra continuar a comprar.

    “IGN gave MÄR a mostly negative review, stating that, while the series is not horrible, it is “like every other shōnen fighting manga you’ve exposed yourself to”, and “is only for the absolute diehard shōnen fighting otaku”

    Não que eu acredite, e você fala tão bem aqui hehe, mas acaba não sendo prioridade. Vou ler uns capítulos do volume 2 na internet e ver o que acho. xD

    1. Bom, é como eu disse, MAR não é nenhuma inovação no que diz respeito a trama, o mangá caminha no clima da década de 90, e nesta época o que não faltava era shonen de porradaria, Dragon Ball z era o carro chefe e fez escola na época, mas eu acredito que a história se salva pelos personagens, que particularmente acho muito carismáticos, gosto dos bons momentos de humor que a série tem e já me identifiquei com algumas figuras, também gosto da idéia do protagonista ter de usar a imaginação para adquirir novas habilidades, tudo o que falta é um pouco de seriedade em alguns pontos, tudo até agora foi indo muito bem, sem crise e sem a necessecidade de um amadurecimento da trama, bem como os proprios heróis, mas ainda temos 10 volumes para descobrir como o autor administrou estes detalhes.

      Enfim, se você espera uma história 100% inovadora, melhor passar longe mesmo, MAR é divertido e é pra ser lido de forma sem muito compromisso, compararia a Katekyo Hitman Reborn, onde a história caminha de forma tradicional e já esperada, mas que em alguns momentos também é capaz de surpreender quem está lendo, no caso de MAR, acho que o autor fica meio preso ao estilo como os shonens eram feitos antigamente, então, nem de longe eu ouso comparar a um Naruto ou One Piece de hoje em dia, enfim, acho que é isso!

  3. E aquele “jogo dos 8 erros” no final do mangá? Demorei muito pra achar todos u,u
    enfim, MÄR me surpreendeu nesse volume. Sempre que compro os meus mangás mensais eu deixava ele entre os últimos, e sempre achava bem divertido, mas nao ficava naquela ansiedade pelo próximo mês. bom, quebrei a cara e estou ansioso pelo volume 6, essa luta da dorothy promete alguma coisa!

    Aliás, uma pergunta besta, e nao sei se é considerado “spoiler” porque envolve coisas dos volumes anteriores, enfim, se vc nao leu nada de MÄR pare de ler esse comentário AGORA!

    Lá vai: e aquela forma de “espada” do babboo? Minha memória está super-fraca e estou sem acesso aos volumes anteriores no momento, sem contar que a internet não é farta de conteúdos sobre esse série. Mas essa forma de espada já apreceu no mangá? Me lembro vagamente dela, mas posso ter visto alguma imagem sozinha tbm :S o que me confundiu foi o ginta chamar o gargoyle de version 3 ;/

    1. A forma de espada o Ginta imaginou quando estava dentro do ARM dimensão do Alan treinando, a primeira forma é o martelo que tem variação e pode ser transformado em adaga também (esta é a tal espada), daí o Ginta chama de versão 1-B, depois vem a pistola de esquisitos (XD), a versão 2 que é o lançador de bolhas, ambas mostradas durante a segunda luta dele contra o Ian lá no volume 03, e por último vem o Gargoyle na versão 3, que deu as caras pela primeira vez no volume 04, então acho que está certa a ordem, espero ter esclarecido a dúvida! ^^

  4. Esse volume foi bom mas comparando com os outros foi o pior D: ( melhor ate agora sendo o 4 )

    Vamos começar falando do que eu gostei ;D
    A capa me agradou muito ja que sou meio que fanboy do Alviss

    A ideia do torneio (me lembrou YYH) tambem é legal apesar de eu nao ter curtido esse puxa saquismo pelo protagonista e_é

    Alias so eu ou mais alguem ficou com a impressao de que se a ordem dos oponentes fossem diferentes teriamos lutas bem mais interessantes

    Para mim a chave perfeita seria assim:

    Nanashi vs Garon
    Dorothy vs Loco
    Alviss ou Alan vs o carinha que vai lutar contra a Dorothy
    Princesa Snow (? Cheerleader ;x lutinha sem graça a dela ein .-.

    Por exemplo o Garon eu acharia bem³ mais maneiro ele contra o Nanashi (fanboy²) ja que ambos tem uma força e resistencia absurda
    Foi meio que sem graça a luta do Garon contra o Ginta ;~

    Alias o Babboo desde que começou essas transformaçoes nao esta tendo tanta participação :/

    O que acho uma pena pois ele esta no meu top 5 personagens de MAR
    E de personagens hilarios so perde para o Nanashi XD

    O melhor do volume foram as lutas do Nanashi e a do Alviss ( sou suspeito para falar ) msm com o Nanashi perdendo foi de um jeito MUITO estiloso xDD

    HA acertei minha teoria de que o Danna era o pai do Ginta estava realmente certa 8D

    Ja tenho ate uma nova teoria sobre essa rainha XD
    Mas ela é muito drogada e meu post ja esta grande e desorganizado demais ( um dia eu tento escrever de maneira organizada D: )

    1. Concordo, o volume passado foi mais legal, agora, quanto as lutas, tá na cara que o Nanashi foi poupado para uma luta mais fodástica, ele fez toda aquela pose e provou que tem poder pra derrotar um membro dos Peçasde Xadrez com título de torre, quando ele tiver que lutar pra valer espero que valha a pena, pois já fiquei na expectativa pra ver do que ele realmente é capaz, a luta do Jack eu achei perfeita pra ele, ele ainda tá todo inseguro, quer continuar com os outros, mas ao mesmo tempo sabe que ainda tem muito o que evoluir, essa foi a primeira situação onde ele realmente teve de se esforçar (não estou contando aquela luta contra os lobos) e gostei da vitória dele ter batido na trave, tenho certeza de que o autor reservou algo bacana pro crescimento dele sem destruir a sua essência, agora quanto ao resto das batalhas, pouco me importaria a ordem, mas achei chato o Ginta já ter de apelar pro Gargoyle contra um cara que nem era lá grandes coisas, sinal de que logo, vão inventar alguma outra habilidade maluca pro Babbo, também concordo contigo com o fato de que ele ficou meio apagado depois destas transformações, antigamente, o Babbo era tão falante quanto o Jack e sempre tinha alguma piadinha entre os 2 no canto de algum quadro, espero que estes momentos não sumam definitivamente da história, do contrário, o fato do Babbo poder falar será algo totalmente descartável daqui pra frente!

      1. É mas fiquei com gosto de quero mais depois da derrota dele XD
        E tp ainda acho que ele seria mais compativel como oponente contra o Garon do que com a Loco que combinaria mais em uma luta contra a Dorothy xD

        Somente a luta do Jack que achei sem defeitos ^^
        Realmente foi incrivel o desfecho dela XD HUESAHEUHA
        E tambem por curtir pacas o Alviss curti tambem a “luta” dele ;D

        Nao sei se gostei muito do Ginta ja ter usado de cara sua arma mais poderosa na luta ;/

        Se bem que nenhum dos golpes estava sendo efetivo no Garon mas apelar assim logo no começo tenho medo de que isso fique repetitivo ;/

        Achava mais criativo as lutas com o Babboo em modo bilboque (?) ou talvez esteja dizendo isso por estar sendo influenciado pela saudade do Babboo falante xD

        Outra coisa que esqueci de comentar e nao sei como foi sobre o Ian (tambem esta no top personagens) sera que aconteceu algo ao rosto dele? o_õ

        E o que sera que aconteceu com a garota de quem ele supostamente gostava ? Foi morta pelo Halloween?

        Senti firmeza com as palavras dele acho que esse vilao dara muito trabalho para o Ginta xD
        Alias é desse tp de vilao que gosto nao tem como nao criar uma simpatia por viloes que tem motivacoes digamos mais “humanas” xD

        1. Concordo, o Ian realmente representa algo mais no meio dos Peças de Xadrez, não vou me surpreender se ao final das reviravoltas que MAR com certeza promete, ele não acabar lutando a lado do Ginta e o pessoal.
          Já o Nanashi, é como eu disse, algo mais deve estar guardado pra ele, até agora desde o volume anterior, ele nem suou nas lutas, com certeza vai pegar um bom páreo duro, daqueles de ocupar quase que um volume inteiro, aguardemos! XD
          Quanto ao Babbo eu espero que ele volte, curtia pacas aquelas cenas dele e o Ginta brigando e se socando, e tem de haver mais diálogo entre os dois nas batalhas, eles dicutiam tanto e agora mal se falam, nem parecem que são companheiros mais, espero que o Nobuyuki tenha dado um jeito nisso ai, seria legal o Ginta tomar um baque daqueles de crise emocional de protagonista e se tocar de que não está 100% sincronizado com o Babbo e quem sabe até uma volta da utilização dele com a forma de bilboquê,apesar do Gargoyle ser muito foda, aliás, este foi um autêntico pensamento de mangaká, se o autor ainda estivesse escrevendo MAR eu o mandaria sugestões pelo correio! XD

          1. Cara voce falou isso agora e me veio a mente sera que o Ian ira trair os peças de xadrez XD

            Bem eu nao vi muito sentido na vingança contra o Ginta mas contra o Halloween sao outros quinhentos XD

            E talvez esse seja o baque emocional de que estamos falando com o Ian se revelando um aliado e logo apos morrendo contra o Halloween ou o Phantom ( eu e minhas teorias viajadas XD )

            Queria que o Gargoyle representasse algum tp de perigo ao Ginta ;x
            Ficar usando essa tecnica apelona a torto e a direito nao me agrada xD

            Gostei muito mais da espadinha e do lança bolhas que dao brechas para lutas mais criativas ;D

          2. Pois é, lá no segundo volume, quando o Ginta ainda usava o Babbo como bilboquê, ele se viu encurralado, mas se sobresaiu empatando a luta com o Ian num movimento muito inteligente, é isso o que está faltando nele agora que tem todo esse poder em mãos, e é isso que deve retornar, realmente seria legal se uma crise entre ele e o Babbo ocorresse, daria uma xaqualhada nas coisas, e agora fiquei realmente esperando aldo assim, quem sabe?! XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.