Final Fantasy XIII-2
O que eu acho disso… bom, achei XIII um lixo. Não como jogo, mas como Final Fantasy. O sistema de batalha é excelente e os gráficos são soberbos. Daria até pra dizer que o plano de fundo com fal’Cie e l’Cie tem futuro, mas não vou tão longe porque em XIII foi um melodrama ridículo. O grande problema é que os personagens e a história não são decentes. Até mesmo a Lightning é pouco trabalhada em personalidade se compararmos com outros protagonistas da série. Os problemas e o passado de cada um parecem banais, sem grande importância, e nem temos um bom vilão que nos deixe com vontade de matá-lo. A história é o que eu disse, um melodrama atirado de qualquer jeito ao jogador, que só vai entender o que acontece em cada CG se se prestar a ler os reports no menu.
O jogo também deu novo sentido ao que chamamos de “mundo sem vida”, que vimos em Zelda: Twilight Princess e achamos ruim, mas que aqui atingiu novas dimensões. Se nem os personagens principais têm carisma ou nos cativam, que dirá os secundários. Se morrem ou não não faz a menor diferença. Não há cidades, o jogo é mais linear impossível, os summons são subaproveitados, etc, etc, etc. Dá pra gostar de XIII sim, mas pra um jogo que ficou mais de cinco anos em desenvolvimento e que deveria carregar um mínimo de respeito pelo que o Sakaguchi construiu sob o nome Final Fantasy… foi uma gigantesca decepção. Nomura, shame on you.
Bom, e aí revelam que haverá uma sequência direta. Quem gostou do primeiro pode simplesmente ficar feliz e animado, mas no meu caso, vou muito antes torcer para que sirva de redenção. O diretor continua o mesmo, Motomu Toriyama, e disse que além de os fãs estarem pedindo por uma sequência, a equipe queria mostrar aos jogadores mais uma dramática (tremi quando li) história com a Lightning, e também que XIII-2 servirá de resposta às opiniões que receberam sobre XIII. Assim espero.
Amado, odiado ou ignorado, a verdade é que XIII vendeu horrores (quase seis milhões de unidades no mundo), e faz sentido a Square aproveitar a engine gráfica e todo o trabalho já “pré-pronto” pra lucrar um pouco mais. Com o lançamento marcado para o fim deste ano (provavelmente só no Japão), dá pra ao menos ficar feliz com a proximidade do dia em que vamos jogar pra ver. Sairá para PlayStation 3 e Xbox 360, e ninguém esperava que fosse diferente.
Final Fantasy Agito XIII – ops, Final Fantasy Reishiki/Type-0
Final Fantasy Versus XIII
Novo trailer, e SÓ. Nem previsão de lançamento nem coisa alguma, mas os japoneses se contentaram em poder ouvir a voz do Noctis finalmente. Ah sim, re-confirmaram que será exclusivo para PlayStation 3, mas eu não acredito muito na política de exclusividade da Square, haha. Vejam o trailer, tá bem bacana.
Edit: tá, merece que eu fale mais alguma coisa. O trailer é em japonês obviamente, então não dá pra entender muita coisa da história. Sabemos, porém, que o homem sentado no trono é o pai de Noctis e atual rei, que diz algo do tipo ao filho “Infelizmente, você não pode se tornar rei. Não darei o trono a ninguém. Meu nome ficará na história como o do último rei.” E não tenho muito o que comentar sobre isso. O sistema de batalha, por outro lado, aparece de vez e foi de meu agrado. Bem mais voltado pra ação, embora tenha me lembrado Final Fantasy XII (o que é bom).
Trailers
Vejam antes que tirem do ar. A Square vai liberar o de XIII-2 dia 20 e os outros dia 27, mas sempre tem alguém que grava antes, né, então aproveitem enquanto podem. AVISO, o de XIII-2 tem spoilers do final feliz de XIII, pulem pra 0:39 se querem só ver o teaser de XIII-2 (e gamem na cauda de penas da Lightning). O de Reishiki tá sem som, sim.
XIII-2 – site oficial
Versus XIII
Type-0/Reishiki – site oficial
[Via andriasang]