A Dakini falou de praticamente todos os FF aqui, mas faltou o KH né? Então vamos a ele. Que a Square-Enix anda fazendo umas burradas aí, e perdendo um pouco de sua qualidade todo mundo sabe, e com a franquia KH isto veio acontecendo. Já comentei aqui no blog como eu odiei o 358/2 Days, o primeiro lançado para o DS, pelos aspectos e missões repetitivas demais. O sistema de controles que apesar de fazerem um bom trabalho por serem simples, e transportarem para o DS a jogabilidade aproximada com as versões de console, não deram a mim a mesma sensação de liberdade que as outras versões proporcionavam. E todos estes erros poderiam ser até relevados, se o maior atrativo da série estivesse presente: a Disney.
A h.a.n.d., produtora do 358/2, conseguiu um mundo morto, só com os tais dos heartless, e sem praticamente nenhum personagem Disney. Isto foi deprimente. Pelo que tenho lido por aí, é melhor nem comentar sobre o Re:Coded, que é um port de celular para o DS, e que aparenta ter os mesmo problemas do predecessor dos portáteis. Porém, Birth By Sleep é uma história completamente diferente, e um KH de fato.
Dark becomes light, light falls to dark.
Do trailer liberado de 3D, nota-se que o jogo tem uma fluidez bem maior que os outros jogos da série para o DS, que eu particularmente achava “lerdão” (não me passavam a sensação de velocidade que achei que deveriam em alguns ataques, e movimentos). Os movimentos dos personagens me lembraram muito a movimentação do Dissidia, inclusive aquele sistema de “Ski” nos corrimões, e aqueles giros no poste de luz, que são parecidissímos com o jogo de luta da série Final Fantasy. Sobre os comandos em si, pelo que eu vi da disposição dos menus, me parece que estão iguais aos do jogo para o PSP, e consequentemente da versão de “mesa”. O jogo também vai possuir um sistema de troca de personagens mais frequente que o BBS.
[nggallery id=416]
Na parte do trailer que aparece a história eu não consegui pescar muito. Estranhei do Sora aparecer com a roupa do KH II, e depois do KH I, que aparece ser a que usará durante o jogo. Xemnas faz uma aparição no final, então o jogo deve se situar antes do segundo de PS2, mas provavelmente após o Chain Of Memories, e o Re:Coded, talvez fechando a trilogia. Me intrigou o cara que intercala com Xemnas que aparece com o símbolo dos heartless no peito. Alguém aí sabe quem ele é? Os produtores andaram dizendo que a história seria um prólogo para o tão aguardado Kingdom Hearts III, que parece que só vai ser anunciado quando a série completar 10 anos.
Nada foi dito sobre uma data de lançamento. Mas o site oficial pode ser visto aqui. Na lateral do site está escrito a quote contida neste post.