Segundo o diretor do jogo, Katsura Hashino, as partes de ação de Catherine — que ocorrem dentro dos pesadelos de Vincent, o protagonista — são difíceis para que passem sentimentos de tensão e, uma vez completas, de satisfação aos jogadores. Porém, ele admite que sua equipe pode ter ficado boa demais no jogo e exagerado na dose.
Além do patch, o site oficial do game será atualizado para incluir uma nova seção com dicas e estratégias para cada estágio.
Como fã de um bom desafio, confesso que fiquei inicialmente decepcionado com isso, e torcendo para que o patch em questão seja opcional e não acabe punindo aqueles que, como eu, gostam de se aventurar em jogos difíceis. Porém, em comentários feitos na fonte da notícia, alguns usuários afirmam que Catherine é mais apelão até que Super Meat Boy, Ninja Gaiden e Devil May Cry 3, títulos famosos por serem implacáveis em termos de dificuldade. Sem ter jogado é impossível saber se eles estão exagerando ou se suas afirmações têm fundamento, mas, uma vez que as reclamações foram tantas a ponto de provocarem o lançamento de um patch, é bem provável que o jogo realmente tenha dificuldades desbalanceadas e, nesse caso, sou a favor da correção.
Resta saber agora qual versão será distribuída no ocidente: a original ou a corrigida. É verdade que Catherine ainda não foi sequer anunciado por essas bandas, mas se tratando de um jogo da Atlus é bem provável que seja lançado, sim. Não sei quanto a vocês, mas eu ficarei na torcida para que, independentemente da versão que recebermos, o título consiga atingir o equilíbrio entre desafio e frustração que, na minha opinião, todos os jogos devem almejar, proporcionando uma experiência que seja satisfatória a todos os tipos de jogadores.
Pra finalizar, aproveito o gancho para passar dois links interessantes em inglês: esse site, que conta várias histórias interessantes de jogos que tiveram dificuldades alteradas por região — inclusive o polêmico caso de Devil May Cry 3, cujo modo normal era equivalente ao hard japonês —; e essa excelente matéria que a Dakini divulgou em seu twitter sobre o exagero no apelo sexual dos comerciais japoneses de jogos (incluindo Catherine, claro).
[Via andriasang]