Oscar 2011 – Entenda melhor as categorias e relembre os indicados!
Neste domingo, 27 de Fevereiro, será realizada a octagésima terceira edição do Oscar, o prêmio máximo do cinema mundial. Seja qual for a sua opinião sobre a cerimônia – uns dizem que a Academia é antiquada e que vêm premiando filmes que não fazem a diferença no cinema – não se pode negar a importância do prêmio para a indústria cinematográfica. Há tempos o Oscar deixou de ser algo restrito para os mais poderosos de Hollywood, atualmente milhões de pessoas ficam ligados na cerimônia pra ver o seu filme favorito ser premiado ou apenas pra conferir os looks das celebridades. Nos últimos tempos a cerimônia sofreu um desgaste visível tanto na sua credibilidade quanto na audiência e nas edições mais recentes foram feitas várias alterações em suas categorias e até mesmo nos indicados. A cerimônia deste ano será um marco: primeiro por trazer um casal de jovens atores para apresentar o evento – James Franco e Anne Hathaway – e também por algumas indicações polêmicas.
Mas você já se perguntou o que faz um filme ser indicado? O que é a Fotografia? Quais os critérios utilizados pela Academia para escolher o Melhor Filme? E ainda, quem diabos é a Academia? Se ajeite na cadeira, respire fundo e venha comigo no continue lendo para descobrir tudo isso…
A Academia
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é uma sociedade honorária profissional formada em 1927 e é dedicada em promover a excelência em um campo particular, neste caso o cinema. Ela é composta por mais de seis mil membros, de diversas nacionalidades e em vários campo profissionais: atores, diretores, produtores e afins. Para se tornar um membro da Academia, você deve ser convidado. As diferentes áreas da organização, que englobam os vários setores da indústria cinematográfica, têm seus próprios critérios para a escolha de seus potenciais membros. Mais do que apenas a cerimônia do Oscar, a Academia está envolvida em diversas atividades, que vão desde a preservação de filmes antigos até o desenvolvimento de novas tecnologias. Então, quando um vencedor do Oscar diz que “Gostaria da agradecer a Academia…” ele na verdade está agradecendo os seus colegas de profissão.
O Oscar premia todos os setores envolvidos na produção de um filme, desde a direção até as realizações técnicas. Ocorreram diversas mudanças nas categorias premiadas, em edições mais antigas existiam as categorias de Engenharia de Efeitos e até de Direção de Dança. Atualmente são 24 categorias que premiam os indivíduos e até uma equipe toda de produção. As categorias são:
Melhor Filme
Essa é a categoria mais importante da noite e é apresentada por último durante a cerimônia. Ela premia os filmes que são excelentes em todas as outras categorias apresentadas. A grosso modo, poderia-se dizer que um indicado a Melhor Filme é premiado pelo conjunto da obra. Quem recebe esse prêmio é o produtor (ou produtores) do filme, já que cabe a ele o trabalho de financiar o projeto, contratar a equipe técnica e até negociar a distribuição nos cinemas. Geralmente os filmes premiados são produções de alto nível, com grande orçamento e longa duração. Desde 2010 são escolhidos dez filmes para concorrer nesta categoria, diferente dos anos anteriores onde eram indicados apenas cinco.
Os indicados a Melhor Filme deste ano são:
- Cisne Negro
- O Vencedor
- A Origem
- Minhas Mães e Meu Pai
- O Discurso do Rei
- 127 Horas
- A Rede Social
- Toy Story 3
- Bravura Indômita
- Inverno da Alma
Melhor Diretor
Aqui não há muito mistério: o diretor é responsável por coordenar toda a equipe de produção de um filme. Cabe a ele dar um certo tom ou estilo ao filme a partir do roteiro, guiar os atores a darem o melhor de si, enfim, ele decide todos os elementos dramáticos, técnicos e artísticos do filme. O diretor, apesar de possuir um maior respeito na indústria, é, no fundo, apenas um “empregado” do produtor do filme, por isso é comum vermos notícias de diretores abandonando projetos por conta de diferenças criativas com o restante da equipe.
Os indicados a Melhor Diretor este ano são:
- Darren Aronofsky (Cisne Negro)
- David O. Russell (O Vencedor)
- Tom Hooper (O Discurso do Rei)
- David Fincher (A Rede Social)
- Joel Coen e Ethan Coen (Bravura Indômita)
Melhor Ator e Atriz
Junto a premiação de Melhor Filme essa é uma das mais aguardadas. Apenas a indicação a esse prêmio pode transformar a carreira de um ator/atriz. Nesta categoria, premia-se a atuação do ator/atriz que possuem mais destaque no filme, simples assim.
Os indicados a Melhor Ator são:
- Javier Bardem (Biutiful)
- Jeff Bridges (Bravura Indômita)
- Jesse Eisenberg (A Rede Social)
- James Franco (127 Horas)
- Colin Firth (O Discurso do Rei)
Os indicados a Melhor Atriz são:
- Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai)
- Nicole Kidman (Reencontrando a Felicidade)
- Jennifer Lawrence (Inverno da Alma)
- Natalie Portman (Cisne Negro)
- Michelle Williams (Namorados para Sempre)
Melhor Ator e Atriz Coadjuvante
Os critérios utilizados para diferenciar um papel principal de um coadjuvante ainda são bem confusos. Inicialmente quem decidia isso eram os próprios produtores do filme, mas a Academia percebeu que isso dava a eles um poder muito grande de decisão e alterou as regras. Agora quem faz essa distinção são os membros do setor de interpretação da própria Academia, através de votos. Mas ainda assim as regras são confusas: um ator só pode ser indicado uma vez em cada categoria, mas ele pode ser indicado para Ator e Ator Coadjuvante.
Os indicados a Melhor Ator Coadjuvante são:
- Christian Bale (O Vencedor)
- John Hawkes (Inverno da Alma)
- Jeremy Renner (Atração Perigosa)
- Mark Ruffalo (Minha Mães e Meu Pai)
- Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)
Os indicados a Melhor Atriz Coadjuvante são:
- Amy Adams (O Vencedor)
- Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei)
- Melissa Leo (O Vencedor)
- Hailee Steinfeld (Bravura Indômita)
- Jacki Weaver (Reino Animal)
Melhor Roteiro Original
O Roteiro Original é aquele que foi inteiramente concebido pelo roteirista, não sendo baseado em qualquer outra obra já publicada. Um roteiro de cinema é um texto baseado no argumento, cenas, sequências, diálogos e indicações técnicas de um filme. Mas um roteiro é mais do que isso: é a essência de uma produção. De nada adianta uma direção segura, interpretações convincentes e uma produção caprichada se não houver uma boa história para ser contada, com um roteiro bem amarrado.
Os indicados a Melhor Roteiro Original são:
- Another Year (Mike Leigh)
- O Vencedor (Scott Silver, Paul Tamasy, Eric Johnson)
- A Origem (Christopher Nolan)
- Minhas Mães e Meu Pai (Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg)
- O Discurso do Rei (David Seidler)
Melhor Roteiro Adaptado
Um Roteiro Adaptado é aquele que foi escrito a partir de uma obra previamente existente, seja ela um livro, uma peça de teatro, um jogo… Qualquer roteiro escrito com base em algo é um roteiro adaptado. Continuações de filmes e refilmagens entram automaticamente nesta categoria.
Os indicados a Melhor Roteiro Adaptado são:
- 127 Horas (Danny Boyle e Simon Beaufoy)
- A Rede Social (Aaron Sorkin)
- Toy Story 3 (Michael Arndt, ohn Lasseter, Andrew Stanton e Lee Unkrich)
- Bravura Indômita (Joel Coen e Ethan Coen)
- Inverno da Alma (Debra Granik e Anne Rosellini)
Melhor Fotografia
A função do diretor de fotografia engloba todos os elementos visuais que compõem um filme. Cabe a ele ajudar a escolher as locações do filme, ao lado dos produtores e do diretor, decidir as lentes e o tipo de película que será usado nas câmeras e a maneira como será feita a iluminação do cenário. Pode-se dizer que o diretor de fotografia traduz em imagens todo o conteúdo e o clima que que a obra deseja passar ao público.
Os indicados a Melhor Fotografia são:
- Cisne Negro
- A Origem
- O Discurso do Rei
- A Rede Social
- Bravura Indômita
Melhor Filme Estrangeiro
Aqui cabem os mesmos critérios utilizados na categoria de Melhor Filme, com a principal diferença de que os filmes indicados nesta categoria não possuem o Inglês como língua predominante. Para ser indicado a esta categoria (na verdade o país de origem escolhe um filme para representá-lo e cabe a Academia escolher cinco filmes entre os mais de 70 indicados) um filme não precisa ter sido exibido nos Estados Unidos. A estatueta é concedida ao filme e não a um profissional específico, sendo assim quem recebe o prêmio é, geralmente, o diretor do filme. O Brasil já conseguiu emplacar sete filmes nessa categoria: O Pagador De Promessas, O Quatrilho, O Que É Isso Companheiro?, Central Do Brasil, Eu Tu Eles, Abril Despedaçado e Cidade De Deus. Esse último filme ainda foi indicado em outras quatro categorias e é o filme brasileiro de melhor desempenho no Oscar. Apesar disso continuamos sem uma estatueta.
Os indicados a Melhor Filme Estrangeiro são:
- Biutiful (México)
- Dente Canino (Grécia)
- Em Um Mundo Melhor (Dinamarca)
- Incêndio (Canadá)
- Foras da Lei (Argélia)
Melhor Direção de Arte
A direção de arte engloba todo o trabalho visual de um filme. Sendo assim, é trabalho do diretor de arte coordenar os setores de maquiagem, figurino, cenário, iluminação entre tantos outros. Ele deve se certificar de que todos esses setores trabalhem em harmonia e que mantenham uma unidade visual no filme, por exemplo, ele deve se certificar de que o figurino não roube a atenção da atuação dos atores durante as cenas mais dramáticas. Toda a parte estética de um filme, depende de uma boa direção de arte.
Os indicados a Melhor Direção de Arte são:
- Alice no País das Maravilhas
- Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1
- A Origem
- O Discurso do Rei
- Bravura Indômita
Melhor Figurino
Nesta categoria os filmes de época reinam absoluto, pois reconstituir a moda passada é um trabalho que exige muita pesquisa e atenção aos detalhes. Mais do que apenas vestir os atores, o figurino deve ter uma harmonia com o clima do filme e deve-se adequar tanto ao cenário quanto a iluminação utilizada nas filmagens. Para concorrer nesta categoria, as roupas utilizadas pelos atores precisam ter sido desenhadas por um figurinista especialmente para aquele filme.
Os indicados a Melhor Figurino são:
- Alice no País das Maravilhas
- Eu Sou o Amor
- O Discurso do Rei
- The Tempest
- Bravura Indômita
Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som
Apesar dessas duas categorias serem julgadas separadamente, elas estão intimamente interligadas. A mixagem de som engloba toda a gravação de áudio feita durante as filmagens, a operação e o posicionamento dos microfones no set. Graças aos avanços da tecnologia, hoje um filme pode possuir até seis faixas de áudio (uma faixa para a fala, outra para o som ambiente, outra para a trilha sonora) o que possibilita uma qualidade sonora sem igual, envolvendo ainda mais o espectador na trama. Esse trabalho de edição e mixagem das faixas de áudio que é premiada pela Academia na categoria de Mixagem de Som.
Os indicados a Melhor Mixagem de Som são:
- A Origem
- Bravura Indômita
- O Discurso do Rei
- A Rede Social
- Salt
Já a Edição de Som caracteriza toda a parte de sonoplastia de um filme, a criação de sons. Apesar dos impressionantes avanços tecnológicos, as câmeras e os microfones de cinema nem sempre captam todos os sons no set de filmagem, cabe ao editor de incluir esses sons na pós-edição do filme. Dependendo do caso, um sonoplasta pode produzir artificialmente os sons a serem incluídos na cena. A Academia premia os trabalhos de efeitos sonoros, onde eles entram em cada cena, os trabalhos de pré-dublagem e como tudo isso se mescla naturalmente na mixagem final, por isso que as duas categorias estão interligadas.
- A Origem
- Toy Story 3
- Tron – O Legado
- Bravura Indômita
- Incontrolável
Melhor Montagem
Para simplificar, podemos dizer que durante o processo de montagem é onde nasce o filme. Pois é durante essa etapa que as cenas são colocadas em ordem, de acordo com o roteiro. O trabalho do montador vai além de juntar as cenas em ordem cronológica, cabe a ele escolher a melhor cena entre os diversos takes, controlar o timming das cenas e decidir onde o melhor ponto para um corte. Um bom montador deve conhecer tudo que foi filmado, e explora as diversas possibilidades das cenas. Vale dizer que edição e montagem são coisas diferentes: enquanto a edição corta e remove coisas, a montagem coloca coisas juntas, e lhes dá sentido.
Os indicados a Melhor Montagem são:
- Cisne Negro
- O Vencedor
- O Discurso do Rei
- 127 Horas
- A Rede Social
Melhor Canção Original
Como em todas as categorias com a palavra Original, aqui premia-se as canções compostas especialmente para aquele projeto. Ela deve ser composta por letra e música e ainda deve ser apresentada durante o filme de forma clara ou ser a primeira música a tocar no início dos créditos finais. Quem ganha o prêmio não é o intérprete, mas sim os compositores e letristas.
Os indicaçados a Melhor Canção Original são:
- Coming Home (Country Strong)
- I See the Light (Enrolados)
- If I Rise (127 Horas)
- We Belong Together (Toy Story 3)
Melhor Trilha Sonora Original
Para concorrer nessa categoria, a Academia exije que as músicas tenham sido compostas única e exclusivamente para o filme e ainda devem haver mais de quatro músicas originais. Quem recebe as estatuetas é o compositor da trilha.
Os indicados a Melhor Trilha Sonora Original são:
- Como Treinar o Seu Dragão
- A Origem
- O Discurso do Rei
- 127 Horas
- A Rede Social
Melhor Maquiagem
Outra categoria de simples entendimento: a Maquiagem envolve toda e qualquer alteração no corpo ou rosto dos atores através da utilização de cosméticos, próteses e qualquer outro material físico. O tratamento feito nos cabelos dos atores também entra nessa categoria. Alterações e correções feitas por computação gráfica não são consideradas nesta categoria. Geralmente apenas dois profissionais são citados na hora da premiação e para serem indicados eles devem descrever para o comitê de maquiadores todas as etapas da elaboração da maquiagem ou dos cortes de cabelo em questão.
Os indicados a Melhor Maquiagem são:
- A Minha Versão para o Amor
- Caminho da Liberdade
- O Lobisomem
Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação Em Curta-Metragem e Melhor Documentário Em Curta-Metragem
Para ser indicado nesta categoria, o curta-metragem precisa atender a alguns requisitos básicos: não ter mais de 40 minutos de duração (incluindo os créditos), ter sido filmado em um dos seguintes formatos: 16mm, 35mm ou 70mm e ter sido exibido em circuito comercial ou ter vencido o prêmio principal de algum festival competitivo reconhecido pela Academia. Ela é dividida em três sub-categorias: a Animação Em Curta-Metragem não deve ter mais de 40 minutos de duração e deve ser filmada utilizando-se qualquer uma das técnicas de animação (desenho animado, animação por computador, stop motion, etc); o Documentário Em Curta Metragem deve retratar a realidade, interferindo o mínimo possível nos acontecimentos e com menos de 40 minutos de duração; e o Curta-Metragem precisa também ter menos de 40 minutos de duração, ser filmado com atores e/ou cenários reais e ter participado de algum festival competitivo reconhecido pela Academia.
Os indicados a Melhor Curta-Metragem são:
- The Confession
- The Crush
- God of Love
- Na Wewe
- Wish 143
Os indicados a Melhor Documentário Em Curta Metragem são:
- Killing in the Name
- Poster Girl
- Strangers no More
- Sun Come Up
- The Warriors of Qiugang
Os indicados a Melhor Animação Em Curta-Metragem são:
- Day & Night
- The Gruffalo
- Let’s Pollute
- The Lost Thing
- Madagascar, Carnet de Voyage
Melhor Animação de Longa-Metragem
Esta é uma das categorias mais novas da premiação, foi criada em 2001 apesar de toda a relutância da Academia, ela viu-se obrigada a atender tanto o apelo popular quanto a reconhecer os belíssimos trabalhos criados nos últimos anos. Para concorrrer nesta categoria, o filme deve ter no mínimo 70 minutos de duração e pelo menos 75% dessa duração deve ter sido criado a partir de técnicas de animação, seja ela tradicional ou computadorizada.
Os indicados a Melhor Animação de Longa-Metragem são:
- Como Treinar o Seu Dragão
- O Mágico
- Toy Story 3
Melhor Documentário
Nesta categoria entram as obras de não-ficção, lançadas nos cinemas e com duração de mais de 40 minutos. As filmagens devem ter sido feitas nas locações reais dos acontecimentos abordados. A Academia permite o uso parcial de fotografias, animações e imagens de arquivos contanto que o enfoque da obra continue sendo factual. Se um documentário tiver sido exibido na televisão antes de sua estréia nos cinemas ou em até seis meses depois de sua estréia ele estará desqualificado da premiação.
Os indicados a Melhor Documentário são:
- Exit through the Gift Shop
- Gasland
- Trabalho Interno
- Restrepo
- Lixo Extraordinário
Melhores Efeitos Visuais
Para que um filme seja indicado nesta categoria, ele deve apresentar imagens impossíveis de serem filmadas fisicamente, como construções que já não existem mais ou seres fictícios. A categoria inclui tanto efeitos criados através de computação gráfica, inseridos na pós-produção, como efeitos ópticos, realizados durante as filmagens. A Academia analisa a contribuição dos efeitos para o conjunto da obra, a habilidade com que foram feitos e a veracidade das ilusões criadas. No máximo quatro nomes são indicados nesta categoria.
Os indicados a Melhores Efeitos Visuais são:
- Alice no País das Maravilhas
- Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I
- Além da Vida
- A Origem
- Homem de Ferro 2
eu fico imaginando na minha cabeça “e o melhor filme…TOY STORY 3” 😀
Tomara que aconteça 😀
Enfim, parabéns pelo POST, MUITO, mas MUITO bom mesmo!
Olha, seria lindo se Toy Story 3 ganhasse de Melhor Filme, mas acho muito difícil. Se não tivesse a categoria de Melhor Animação, talvez ele até tivesse uma chance. Mas do jeito que está não.
E valeu pelos elogios! XD
Olha só, eu nunca falo palavrão aqui, mas, não tem outro jeito: p#$@ Theo, que post do C@%$#!!
Meu guia para o Oscar velho!
Poxa, brigadão Pedro! Era essa mesma a minha intenção quando tive a idéia do post, fazer um guia pro Oscar! XD
Post MONSTRO. Ficou foda bagarai, Theo! E muito interessante também, principalmente pra quem não entende nada da parte mais técnica do cinema, como eu. XD
Pessoalmente, torço muito para que a Helena Carter ganhe atriz coadjuvante, achei a atuação dela em O Discurso do Rei simplesmente genial! Sempre roubava a cena! Muita emoção mesmo, na medida certa. E o filme é muito foda também, vi no cinema mas quero ver de novo!
Again, parabéns pelo postão!! =DDD
Que bom que gostou, Dakini! Tentei simplificar ao máximo essas partes mais técnicas, espero que ninguém tenha problemas com isso.
Ainda não vi O Discurso Do Rei (aliás, cadê o seu Eu Fui!, heim?) mas adoraria ver a Helena Carter no palco. Gosto bastante dos trabalhos dela! Eu aposto nela ou na garota do Bravura Indômita!.
Ahhhh, não me sinto bem fazendo Eu Fui!, não. XD Hahahahah, um pouco “deslocada” no meio de vocês que entendem das coisas!
aproveitando que estão falando de Oscar, veja se conseguem me tirar essa dúvida: Todos os filmes lançados no ano anterior podem concorrer ao Oscar do ano seguinte (Ex. todos os filmes lançados em 2010 concorrem agora) ou existe uma data de lançamento (ou talvez nem seja pelo lançamento, sei lá).
Vlws pelo auxilio, e parabéns pelo post, Otimo.
Mais ou menos, Shin. Para um filme se ‘qualificar’, ele deve ter sido lançado entre 1º de Janeiro até 31 de Dezembro e ele deve ter sido exibido nos cinemas da cidade de Los Angeles, na Califórnia (menos os filmes estrangeiros).
Por exemplo, o filme Guerra Ao Terror foi lançado na verdade em 2008. Mas como ele demorou pra ganhar uma distribuição nos EUA, ele acabou sendo exibido em Los Angeles apenas em 2009, o que o classificou para o Oscar de 2010.
Respondido? XD
Concerteza, vlws ^^
se não me engano todo filme que foi lançado em um determinado ano nos cinemas americanos pode concorrer na cerimônia do outro ano(nesse caso filmes lançados lá em 2010 tem direito a concorrer na cerimônia desse ano de 2011)
PS;Se eu estiver errado me corrijam por favor
Muito bom esse post, apesar de nunca conseguir assistir até o final, sempre paro para dá uma olhada na premiação. Uma coisa q acho q foi uma decisão errada foi colocar 10 indicados a melhor filme, isso acaba tirando o foco da parada já q nunca irão existir 10 filmes q merecem o título de melhor filme do ano, 5 era o ideal, antes rolava um status pelo filme ter sido indicado, agora não rola mais isso.
Não sei se 5 indicados é o número ideal, pois pra mim sempre ficava faltando algum filme que eu achava que merecia pelo menos uma indicação. Mas 10 indicados eu concordo que é um exagero.
ficou show esse guia sobre a premiação do Oscar da pra ajudar muita gente que é por fora do assunto(eu já não sou tanto pois sempre faço um esforço em assistir e com o tempo já aprendi mais ou menos como é que funciona) nenhum desses filmes das listas eu assisti mais baseado pelo que vi no Globo de Ouro(que normalmente é o “termômetro” do que vai vir a ser o Oscar) creio que o grande vencedor da noite será a Rede Social e filmes como a Origem e O Vencedor devem ganhar nas categorias em que o filme do CARA do Facebook e do ano não estiver como um “prêmio de consolação” e nas categorias de melhor ator e atriz deve dar Natalie Portman(Cisne Negro),ator Colin Firth(O Discurso do Rei) e na de ator coadjuvante Cristian Bale(O Vencedor)
Muito bom o texto, só faltou mencionar que Lixo Extraordinário é um filme brasileiro.
Uma coprodução entre Brasil e Reino Unido. Mas bem lembrado, Bruno! Será que tem chances de ganhar?
Não assisti ainda, mas acho que tem boas chances até, hein.
Isso sim é um guia pro oscar, muito informativo, além de fugir um pouco do foco do blog. Parabéns Theo.
Fugir um pouco do foco? Não entendi essa… XD
foi um elogio mal escrito, quis dizer que por não tratar dos temas mais discutidos (Games e Anime) acrescenta diversidade ao blog e atrái novos leitores.
Seria mesmo ótimo se Toy Story 3 ganhasse o Oscar de Melhor Filme, mas também acho díficil.De qualquer forma estou na torcida.
E parabéns pelo ótimo post!
Legal! Só to tentando diferenciar ainda a Direção de Arte de Fotografia…
Bom como to por fora de cinema só torço por Toy Story 3 nas categorias que ele tiver e contra A Origem que não assisti até o final por achar chato. xD
A maior diferença é que a Direção de Arte engloba todas as ‘partes visuais’ de um filme. Ela se encarrega de deixar tudo harmonioso, trabalhando como uma única identidade visual. Por exemplo, em um filme de época a Direção de Arte se certifica que o Figurino não seja muito moderno, respeitando a moda da época, e garante que na Fotografia todos os objetos também estejam de acordo com o periodo retratado.
A Fotografia faz as escolhas visuais, mas é na Direção de Arte que certifica-se que tudo esteja de acordo.
Será que consegui explicar? XD
Excelente post!!!
Torço para Rede Social e Toy Story 3 nas categorias que estão indicados… Ainda estou devendo ver Discurso do Rei e Cisne Negro…
Bom da época do Oscar é que finalmente os filmes mais indicados chegam ao Brasil…
o filme do One piece strong word e que devia ta concorrendo ao oscar de animaçao
essas animaçoes indicadas nao concordei muito nao
Finalmente descobri o que significam algumas categorias, e ainda aprendi alguma coisa das que já sabia. Mandou bem demais Théo! Estava esperando algo um pouco maçante, mas está bem leve, fácil de ler =)
Que bom, Dadah! Gosto quando rolam elogios da equipe, dá até uma motivação a mais! XD
Legal o post, parabéns.
Alguem de mta boa vontade poderia postar os favoritos, né ? to participando de um bolão e se eu ganhar eu ganho 100 loocações gratis na minha locadora xD kk
Na sexta-feira vai ter um post com as minhas apostas! Ontem fui assistir O Discurso Do Rei e hoje irei ver Bravura Indômita, só pra poder ser mais justo nas minhas escolhas. Prometo que sai na sexta!
Queria que cisne negro ganhasse para melhor filme… Toy Story 3 é garantido que ganhe em melhor animação. São essas minhas apostas, só :s
post muito bom théo, vamos ver se A Origem fatura algum oscar né?