Tenho jogado Gran Turismo 5 há um bom tempo, cerca de dois a três meses, jogo este que preferi importar ante obter a versão nacional que possui muitas falhas de impressão, conforme noticiado pela Folha. Estamos aqui falando de um jogo, cujo desenvolvimento levou longos cinco anos, e vem para provar que esse tempo de espera foi recompensado com um jogo que ultrapassa as expectativas dos amantes de um jogo de corrida, sobretudo não podemos classificá-lo somente como um jogo de corrida, essa estereotipação limita muito o jogo, devemos chamá-lo de um simulador, como o próprio jogo sugere.
Gran Turismo trás um jogo muito bom, não chega a ser perfeito, mas a experiência de jogo é perfeita. A física aplicada no jogo é muito fiel a realidade, mas acho que nas batidas houve uma certa imprecisão, os carros são ligeiramente amassados, nada de exagero com explosões frenéticas e nada realistas, mas ainda sinto que faltou algo para reproduzir fielmente as consequências de uma colisão, mas de forma alguma isso limita o jogo.
O jogo apela para toda a sua já formada legião de fãs, e todo o nome que a série da Polyphony conseguiu criar em 5 edições do simulador, e ainda tras um apelo nostálgico para aqueles que jogaram o saudosíssimo Top Gear.
A instalação do jogo foi um processo bem demorado, levou cerca de duas horas, e além dela, a primeira atualização levou um tempo bem considerável, me senti de volta aos tempos de PC gamer com aqueles processos de instalação demorados e quase intermináveis que só nos fazem ficar mais ansiosos para jogar. Passado esse processo acompanhei a longa apresentação num ritual que sempre faço ao adquirir um jogo novo. Uma falha que me deixou muito apreensivo ficou por conta do manual de instruções que achei muito simples e sem muitos detalhes que pudessem colaborar, neste ponto acho que a Sony sempre falha, eu gosto de ler manuais de jogos, mas fico muito frustrado com os jogos do PS3 e a falta de detalhes neles.
Na tela inicial somos apresentados aos modos de jogo, e já fui para o multiplayer experimentar os controles. Logo depois fomos para o modo que interessa, o GT Mode que á a simulação toda, e começamos com a escolha de um carro. Comprado começamos a experimentar as licenças, momento no qual percebi que não sou um exímio piloto e senti extrema dificuldade com troféus entre prata e bronze, mas estava ótimo.
Há também níveis para assim determinar as compas em que poderá entrar e os carros que podem ser obtidos.
Há um espaço para cuidar do carro também que é bem interessante, com opção para trocar o óleo do motor, operação necessária sempre que se obtém um carro usado, e também opções como lavar o carro, reparar danos no motor e no chassi, pintar o carro, e outras opções. Para fazer alterações de performance no carro porém, há o modo Tuning Shop, onde é possível fazer upgrades nos atributos do carro.
Há alguns eventos especias que se assemelham com as licenças, devido ao uso restrito de um carro, mas que trazem experiências bem diferentes, como a corrida de Kart, corrida da Nascar, Rally e outros que empolgam pelo desafio. Há também insanas corridas que duram 24 horas, uma coisa que tende a ser bem cansativa, vejam a experiência de um gamer que teve a proeza de terminá-la no Kotaku Brasil aqui.
Sempre que uma corrida é vencida dê uma conferida na opção de carros usados, pois lá terão opções novas. Uma coisa que é divertido é encontrar alguns carros que estamos acostumados a ver nas ruas de São Paulo, mas fique atento pois carros como o Corsa são conhecidos mundialmente pela Opel, e não pela Chevrolet.
A trilha sonora não achei tão empolgante, embora os efeitos sonoros estejam muito belos. Há uma grande variada de músicas, mas nenhuma tão marcante, tornando-as de certa forma dispensáveis, mais vale por um som que te agrade tocando em outro dispositivo do que ouvir as opções presentes no jogo.
No jogo há dois tipos de carro basicamente, os tipos comuns (standard) e os premiuns, este último permite customizações mais estéticas e alguns até modificações de corrida, além de permitir tirar fotos e ter uma visão diferente que mostra o interior do veículo, além de outros detalhes. Há um site oficial que você pode exibir para os amigos o seu nível: https://us.gran-turismo.com/us/gt5/user/, uma outra dica fica com o site http://mygranturismo.net/ onde você pode gerenciar sua coleção, porém nada é automático, além de ver quais carros podem entrar em tal copa, e os prêmios que podem ser adquiridos, ou app para o Android para gerenciar seus carros também, mas não encontrei nada para o iPhone.
A experiência do jogo é única e muito rica, se você ainda não possui um PS3, este jogo pode ser o motivo que você estava esperando, uma mecânica simples, um jogo completo e cativante que o fará se apaixonar por carros e por esta franquia, esqueça o que você viu no GT5 Prologue, neste versão final tudo está muito mais polido.