Nas Bancas: Clássicos da Literatura Disney 37 e 38! [Extra: Capas da 5ª rodada das Edições Extras]

Caraca, depois de um atraso de algumas semanas nos volumes 35 e 36 de Clássicos da Literatura Disney (reportado aqui), chegam as bancas numa velocidade que me surpreendeu os volumes 37 e 38 da coleção. Admito que doeu no meu bolso ter que comprar 4 volumes da coleção num prazo de poucos dias e lá se foram 40 pratas, bem gastas, mas ainda preferia ter gastado elas dividido em 4 semanas, que deveria ser o correto desta coleção. Agora que está acabando não tem muito que ficar de “mimimi” acredito, tem mais é que ficar feliz que ela vai acabar com uma conclusão e não de um cancelamento.

O volume 37 vem com duas HQs que somam mais de 100 páginas inéditas e mais outras duas republicações que fecham o restante da edição. Me incomodou um pouco o colorido da história Patokan, pois as cores vazam a linha do traço, as vezes até parece que a história foi pintada com aquarela. Tem quadro que isso dá um efeito bonito, tem outros que até doem a vista de tão borrado que fica, sem mencionar que a história parece embaçada. Esquisito. Não vou culpar a Abril porque não sei se ela é a responsável por isso, talvez tenha saido assim lá fora também, mas é inegável que algumas das histórias dos anos 70 do acervo Disney, precisam de um recolorido novo e um tratamento digital decente antes de ser republicado nesta era. Já a segunda história, do Corsário Negro, o Inducks lista que ela tem 61 páginas no original, aqui foi publicado a mesma versão da coleção espanhola, com 42 páginas. Fico me perguntando o que diabos suprimiram nessa história. Para quem está habituado com o estilo de quadros das histórias italianas, dá pra perceber que mexeram no layout e em certos quadros, ainda que tenha sido mantido 3 linhas de quadros por páginas, mas sem ter o original em mãos, não sei dizer o que perdemos. Em compensação sobrou espaço para uma HQ bacaníssima do Marco Rota sobre piratas! Ela saiu não faz muito tempo por aqui, mas ainda assim é ótimo ver o Marco Rota em destaque este mês (tem uma inédita dele na Pato Donald de março). Inclusive hoje criei no forum Projeto Inducks, um tópico lá sobre o artista, com dados do mesmo, artes e imagens entre outras coisas, quem tiver a curiosidade, é só clicar aqui. Por fim, outra HQ recém publicada no Brasil que acaba indo parar nesta coleção. Não precisava ter feito isso, mas ao menos não é uma história ruim, um boa história de piratas com o Tio Patinhas.

Volume 37 – Sandokan: O Tigre da Malásia / O Corsário Negro

[nggallery id=441] .

O volume 38 me parece muito mais divertido do que o 37, ainda que também tenha republicação demais. Porém neste caso são histórias que valem a pena republicar. Histórias que não aparecem por aqui há muito tempo mesmo! Patomeu e Margareta saiu por aqui apenas em 1989. Penameu e Glorieta foi republicado pela última vez em 1990. Sonho de uma Noite de Verão saiu aqui em 1995. Faz tempo então que estas três histórias vieram para o Brasil e uma nova geração de leitores não puderam lê-las. Aí sim são republicações inteligentes e apoio totalmente! Alias a paródia de Romeu e Julieta com o Peninha e a Glória faz parte de uma série “Sátiras do Peninha” e tem muitas destas sátiras que só sairam nos anos 80. A Abril deveria olhar com atenção esse material porque com certeza são obras primas do Ivan Saidenberg que deveriam até ganhar um tratamento de luxo, saindo completas em um ou dois encadernados. Na CLD chegou a publicar uma outra destas sátiras no volume de Dom Quixote, com Peninha e o Gansolino. Continuando, para tornar o volume ainda mais bacana, duas histórias inéditas, uma dos anos 90 da Itália, um período de produção que sou super fã. Interessante a Brigite participar desse volume alias, a personagem criada por Romano Scarpa e que é apaixonada pelo Tio Patinhas, a história do volume é bem fantasiosa, mas é muito divertido, e adorei ver a Brigite de novo, pois faz tempo que ela não aparece numa história inédita aqui no Brasil. Meio descaso até, se bem que até a Maga Patalógika anda sumida das revistas mensais de inéditas. Uma pena. Enfim, volume 38 está imperdível. Com certeza é um dos que os fãs mais devem estar esperando. E se o volume 35 e 36 foi com muitas histórias do Mickey, estes volumes compensam trazendo apenas os patos de Patópolis. Mas o Mickey retorna no volume 39, Mistérios da Civilização, um que será show de bola por sinal (Terá histórias da série Le Tops Stories, que é ótima).

Volume 38 – Romeu e Julieta / O Mercador de Veneza / Sonhos de uma Noite de Verão

[nggallery id=442]

.

Para encerrar, hoje no almoço, a Luciana do Atendimento ao Leitor da Abril divulgou as capas das revistas Edições Extras que diga-se de passagem, estão bem atrasadas e já deveriam ter sido lançadas. A data está marcada para o distante 20 de Abril. As histórias (republicações) ainda não foram reveladas. Pelo menos as capas são belíssimas. Só uma crítica, já passou na minha opinião da fase de teste de mercado estas revistas, então a Abril deveria considerar criar algumas outras puxa. Seria ótimo ver um Peninha Férias/Extra saindo nesse mix, pois é um personagem que tem pilhas e mais pilhas de histórias para republicar. Acorda Abril! Fiquem com as capas, quando o conteúdo for revelado, um post especial para elas será criado aqui no blog:

Tio Patinhas Extra é a que tem a capa mais bonita desta vez (Minha opinião). Adorei o tom verde da capa em contraste com as moedas de ouro.

Sair da versão mobile