É meus caros, acabei por me render ao console recém lançado. Minhas expectativas não era de obtê-lo tão cedo, mas acabei me rendendo. E assim me veio a brilhante idéia de presentear minha esposa com um console portátil, visto que haviamos comprado as duas versões de Pokemon, a Black e a White, para mim e para ela na ordem, se fez necessário então a aquisição de um DS. Visto que ela não possuia um console para se divertir e acabamos dividindo meu DSi para que ela ao menos começasse a jogatina com os monstrinhos de bolso.
Tudo isso me motivou a procura de um console, paguei horrores, uma vez que a venda deste portátil se limita a importadores que fazem seu preço baseado em lucro. Não que eu acredite que a versão oficial seja mais barata, mas senti que devia fazê-lo não importasse o que pagasse, afinal de contas ela merecia. O engraçado é que no último botão surgiu um desconforto e uma dor no peito por pagar tão caro por este item, mas já estava no fim, não havia volta.
Bem, passado tudo isso lá estava ela com o presente, embora eu tenha sentido um misto de felicidade e preocupação ao recebê-lo. Preocupação motivada pelo preço absurdo que eu devia ter pago, mas sabem como é né, presente é presente. Detalhe que ela só soube do preço quando a fatura do cartão chegou.
Sou eu quem faz a resenha sob a supervisão da dona, pois como afirmei o presente é dela. Estou contente com meu DSi por enquanto, ou até o primeiro jogo “Caramba tenho que ter isso” do sucessor venha a tona, acho que dá para ir sobrevivendo como estou.
O efeito 3D
O efeito 3D é fantástico, impressionante poder ver tamanha mágica sendo executada pelo portátil. Testei algumas fotos também, não testamos um jogo para o console pois dentre os títulos de lançamento não achamos a menor graça em nenhum. São todos dispensáveis, tirando o Super Streeet Fighter IV, que já temos para o PS3.
O console por si só já vem com bons entretenimentos, como o jogo FaceRaiders, bem divertido, que utiliza um conceito de realidade aumentada, muito bacana.
O efeito usado pelo 3DS não é aquele 3D que salta da tela, mas te traz uma noção de profundidade muito impressionante, parece bem natural eu diria. A mim não cansou muito, mas talvez como usei pouco aiinda não senti o desgaste, e para minha esposa não foi muito diferente.
O mii creator
Não achei o criador de mii por meio da camera tão fantástico assim, bacana mas dispensável, talvez pela falta de luz não tenha ficado tão bom quanto imaginava.
Um problema do console é que o primeiro Mii criado será o mii do dono e isso não é alterável, uma falha tremenda, portanto atente para fazer isso logo que receber seu console, ou a única forma de reverter é alterando mii.
AR Games
Os Ar games são um show a parte, brilhantes, simples. Os jogos por meio dos cartões trazem uma variedade bem interessante com uma imersão tremenda, fazendo-o se movimentar bastante para acompanhar os locais da jogatina.
Circle Pad
Acho que a melhor coisa do console em relação ao seu antecessor foi a adição do circle pad, ou analógico, e o melhor é saber que ele é compatível com os atuais jogos de DS. Ou seja, o Super Mario 64 DS ficará bm melhor de jogar no aparelho, mas como esse jogo não tenho, testei com Pokemon e Dragon Quest IX e ele se mostrou um alívio tremendo, muito confortável.
Concluindo
Ok pessoal, vamos agora a conclusão final: Afinal de contas vale a pena comprar o 3DS? Bem isso é uma coisa muito subjetiva, para mim se você não tem um DS e planeja ter um, pense na possibilidade de estar com o pé uma geração a frente com o portátil.
Por um outro lado quando falamos de jogos para o aparelho, as opções são muito escassas, e talvez te desencoraje. Basta ter paciência e ir aproveitando os jogos da geração passada, que são muito bons. Aliás, os jogos que vem no portátil, dentre eles o Face Raider e os jogos de realidade aumentada, tendem a entreter por um bom tempo, mas não dá para viver unicamente com eles, até porque, você precisa de espaço para jogá-los. Pois eles requerem um pouco de movimentação, e se você é como eu que gosta de jogar no ônibus, ou no carro enquanto vai para casa, essa jogatina pode se mostrar impossível de ser executada.
No fim do mês, a eShop do 3DS estará disponível e aí boas opções com preços bem acessíveis poderão estar disponíveis. Um agravante é que a representação nacional da Nintendo não divulgou nada do lançamento do portátil, e até agora estamos dependendo de importadoras, que estão com um preço bem salgado na minha opinião. Se bem que suspeito se a Gaming do Brasil terá um preço mais barato que o já praticado por elas, é esperar para ver.