E a autora Catherine Jinks fez de novo! Mais uma obra de arte, de verdade!
No segundo livro da série (iniciada pelo livro “Gênio do Mal” – leia o Livroteca aqui), a história não só mantém o fôlego como também atinge outro nível de suspense, drama, super reviravoltas e um clímax, sem defeitos!
É impressionante como um livro relativamente grande (436 páginas) pode ser lido tão rapidamente sem que o leitor sinta… Capítulo um, dois, três, 38, 39…, quando percebe, tudo o que você pensava que era certo, era mentira, ou mesmo suspeitava que fosse mentira, era mesmo a verdade. (deu pra entender?).
Em “Esquadrão de Gênios” ela continua a história do gênio adolescente Cadel Piggot), após toda a doideira que ele passou no primeiro volume – eu não vou falar aqui do primeiro volume porque já falei antes e também para não estragar para quem está conhecendo agora.
O fato é que Cadel está preso em um limbo, sem nacionalidade, sem família, sem amigos e sem ninguém que possa confiar nele – afinal, o histórico não permite.
Assim, a vida fica restrita à casa em que fica com pessoas tão abandonadas quanto ele e à espera das visitas esporádicas da assistente social, Fiona Currey, e posteriormente do detetive de polícia, Saul Greeniaus.
Mas, vocês sabem que não é meu estilo ficar contando uma historinha, né? Então, vamos ao que interessa:
O gênio (do mal) Prosper English está de volta, e novas organizações criminosas têm de ser desmascaradas (entenda como “hackeadas”) e mais mentiras, dissimulações e disfarces estão por vir!
O livro é uma mistura de tecnologia com espionagem, intrigas e quebra-cabeças de grande inteligência e situações pouco (muito pouco) usuais em literatura juvenil. Quantas vezes você viu uma deficiente físico como coadjuvante principal? Ou mesmo descrições nojentas e esquisitas de cenas que você preferiria não presenciar…
Catherine Jinks trata o leitor como um ser inteligente! Esse é o segredo!
Essa á a razão de se destacar em uma avalanche de “livrinhos de aventura” previsíveis, apegados à fórmulas que encerram cada capítulo com “micro-suspenses” (já falei sobre isso também mil vezes)!.
E, mesmo assim, você não consegue parar de ler. Principalmente a partir do momento que a história engrena de vez.
Claro, claro que têm personagens padrão (o bom moço e a boa moça), mas, o vilão não é “malvado” porque quer dominar o mundo sem motivo! E as motivações dos outros vilões (outros tantos mesmo!) são mais palpáveis, reais: dinheiro, vingança etc.
Tudo é bem descritivo, mas sem exageros: nada de sair pó aí deixando que o leitor tenha de imaginar tudo! Ela dá as pinceladas certas para cada cenário e você entra na história, na forma com que a autora pretende que você entre!
Por fim, o fim: tenso, apreensivo, esperto e bem humorado! Um final digno de um bom filme. Digo isso porque você se sente “assistindo” às cenas.
E, aproveitando a comparação, Esquadrão de Gênios é o tipo de livro que vale o ingresso, sabe? Daqueles que você guarda o ingresso em casa, para lembrar…!
Mesmo custando cerca de R$46,00, ele vale a pena, não só por conta da qualidade do conteúdo, mas também pelo excelente acabamento externo e interno.
Info:
Editora: Farol
Autor: Catherine Jinks
Ano: 2011
Número de páginas: 436
Acabamento: Brochura
Formato: Médio