Um dos heróis que mais marcaram a geração dos anos 80 (devidamente também conhecida como “Geração Manchete”), Jaspion no Brasil foi um fenômeno avassalador, embora no Japão não tenha feito tanto sucesso. Junto com Changeman, Jaspion cativou a todos com sua Alan Moto Space, seu Gaibin Tanque/Jet, e o poderoso Daileon um dos robôs gigantes mais legais já vistos. E quem não queria ter uma espada igual à do herói, um sabre de luz de dar inveja ao Darth Vader, que por sinal era lembrado na forma do vilão Satan Goss…
Como esquecer da inseparável companheira do herói, a tresloucada e belíssima andróide Anri? E a docemente irritante Mia, que um dia quase matou o herói sem querer? Do assustador MacGaren, filho de Satan Goss e dono de um óculos escuro que era mais cobiçado na época do que um Ray-Ban? E a tenebrosa macumba da feiticeira Kilza? E apesar de não admitirem, muitos choraram com a morte do monstrinho camarada Paregontas que eu sei! Falando em morte, eu soube recentemente que o ator que interpretou o Edin morreu em 2006!
As aventuras de Jaspion em seus 46 episódios ainda são legais de se ver, apresentando muita ação, misticismo, magia, inimigos interessantes. Lógico que o seriado envelheceu muito em termos visuais, mas todo o resto é mais do que suficiente para desfrutar de um bom tokusatsu!