Seguindo adiante, há também vários outros detalhes que saíram da boca do diretor, Motomu Toriyama, e do produtor, Yoshinori Kitase, em sua entrevista com a Famitsu para a E3, então, vamos a eles? “Vire e página”. 😉
1. A “morte da Lightning” mencionada no trailer: Kitase disse não poder falar muito sobre isso, e sugeriu que os fãs leiam a novel que conta os eventos pós XIII e pré XIII-2 e imaginem o que isso quer dizer a partir daí. O que é meio difícil pra nós até que alguém traduza do japonês o fatídico texto. Já Toriyama disse que Lightning é o pilar da história, e que, viva ou morta, estará no jogo, e controlável.
2. Noel: Toriyama o descreveu como sendo um tipo diferente de cavalheiro em relação a Snow, protagonista masculino de XIII. Quanto a como ele se encaixa na história, disse não poder falar sobre isso no momento. Sim, me dá raiva também.
3. A exploração presente na demo da E3: Segundo Toriyama, o foco de XIII era na história, e ela é que dirigia como os eventos aconteciam. Seguindo o feedback de muitos jogadores, decidiram fazer XIII-2 ser comandado pelo jogador. (Yes!!) Poderemos explorar à vontade e os eventos acontecerão de acordo com o que fizermos/para onde formos. O jogo está sendo feito de forma que possamos fazer várias escolhas. Quanto à onde se passa esse gameplay testado, Toriyama “não pode dizer onde é”, mas disse que é um lugar importante para a história.
4. Monstros na party: “Para possibilitar mais estratégia quanto aos papeis nas batalhas”, disse o diretor. Cada monstro tem um tipo de luta diferente, e cria-se um gameplay mais personalizado ao fazermos diferentes combinações com eles. Para Kitase, o sistema de Paradigm Shift é como lutar podendo constantemente trocar de decks em um jogo de cartas. Na minha opinião… é meio preocupante. Havia dezenas de combinações de Paradigm no primeiro jogo, ainda mais que mesmo exercendo o mesmo “job”, os personagens tinham habilidades diferentes. Não havia necessidade de aumentar o número de possibilidades… a não ser que joguemos muito mais com apenas Serah + Noel + monstros do que com os outros personagens. Essa especulação me preocupa.
6. New Game+: Toriyama disse que o jogo terá bem mais side-quests do que o primeiro, e que poderemos jogá-lo diversas vezes. A Famitsu então perguntou se isso significa uma opção de New Game+, em que começamos uma nova jogatina já com os personagens evoluídos ou bônus desse tipo, mas ele respondeu que esperam fazer algo diferente disso. Na minha opinião, isso está intimamente ligado a essa história de vários finais… veremos o que revelam mais adiante.
7. Múltiplos finais (mais umas coisinhas): pioneirismo na série, segundo Toriyama. (Apesar de X-2 ter um esquema de finais “maiores e melhores” dependendo da % com que completamos o jogo, semelhante à série Metroid.) O entrevistador da Famitsu ficou absurdamente chocado com essa revelação (compreensível). Segundo o diretor, uma das razões para terem feito isso é que, em termos de seriedade da história e visão de jogo, XIII-2 é muito parecido com XIII (em contraste com X e X-2), e que por isso acharam que deviam mostrar coisas novas no gameplay. Não precisava, gente… era só melhorar o que foi feito em XIII, que parece que vocês fizeram mesmo, mas não precisavam exagerar.
8. Mais de um Bahamut: no trailer da E3, vemos Lightning e Odin lutando contra um chefe, Chaos Bahamut. O entrevistador chama atenção para o fato de que o Eidolon da Fang também é Bahamut, e perguntou se, portanto, há mais de um no jogo. Toriyama respondeu que sim, e que eles são coisas diferentes. O Chaos Bahamut não é exatamente um summon, e sim outro tipo de entidade.
10. Pôster do artigo na Famitsu (acima): foi encomendado ao diretor de arte Isamu Kamikokuryou como parte do pedido de fazer XIII-2 ser diferente de XIII, tendo um mundo mais misterioso e sombrio. O “tema” que Isamu seguiu para a imagem é “surrealismo”, e Toriyama disse que ela será um símbolo para o jogo. Tenho medo… destaque demais para a Serah, Lightning como side. (E esse arco/Moogle me lembra o arco da main de Star Ocean 4.) Se bem que, pelo gameplay que analisei antes, a Serah tá bem legal. Vai ver eu acabo gostando de tê-la como principal agora que saiu do papel de donzela em perigo. Veremos.
[Via andriasang.]