Saudações vulcanianas a todos! Depois que a semana da E3 passou e a enxurrada de notícias sobre games deu uma aliviada, é hora de voltar a postar novos heróis. Se bem que o herói de hoje é um pouco velhinho, mas ainda assim é um dos heróis mais legais dos anos 90, o homem-máquina Metalder!!!
Metalder (em japonês, Chōjinki Metarudā) é um legítimo representante do formato nipônico dos Metal Heroes, a série do personagem contou com apenas 39 episódios e um longa-metragem. Por aqui, foi exibido pela Bandeirantes, quando a emissora também entrou na onda dos tokusatsus.
Curiosamente, quando a Saban comprou os direitos do herói e usou sua imagem para produzir o seriado VR Troopers, o herói acabou pintando na telinha da Globo, mas infelizmente VR Troopers era uma verdadeira bomba, e por causa dessa porcaria o homem-máquina nunca mais pôde ser exibido por aqui.
Metalder é um andróide criado pelo Dr. Koga, com a intenção de usá-lo na Guerra do Pacífico contra os EUA. O cientista usou a imagem do seu falecido filho como modelo (meio que uma homenagem à Astroboy?), mas o projeto nunca chegou a ser finalizado, até que décadas depois o Império Neroz invade a Terra, e antes de ser morto, o cientista ativa sua criação para defender a Terra.
Metalder era uma série com um tom sombrio, e forte carga dramática, e isso é apontado como um motivo para seu fracasso no Japão. Ainda hoje é considerada polêmica. Alguns dizem que a série estava muito à frente de seu tempo, enquanto outras pessoas acham que sua proposta é inadequada ao gênero.
Mas aqui no Brasil o pessoal gostou bastante da sofrida saga do herói, e felizmente hoje dispomos de outros meios para apreciarmos novamente a série, já que por vias oficiais será praticamente impossível que ela seja lançada no mercado como aconteceu com Jaspion, Changeman e outros…