Os lançamentos da Live Arcade esta semana estão filé. Ao menos dois dos três. Dois joguinhos custando os clássicos 800 MSP cada e um no valor “inflacionado” de 1.200 MSP. E os gêneros bem distintos, um action-RPG, um shooter de nave e um esportivo. Mas vamos começar pelo mais original e criativo: Half-Minute Hero – Super Mega Neo Climax!
Você só tem 30 segundos! Sebo nas canelas!
Este Half-Minute que está sendo lançado hoje é uma versão remasterizada do mesmo joguinho que saiu em 2009 para o PSP. Novos gráficos agora num estilo “cartoonizado”, mas também com a opção de retro 8-bits. A versão do PSP recebeu boas notas quando lançado e a Marvelous Entertainment já até anunciou que uma sequência está sendo desenvolvida. Até estranhei a versão remasterizada no xisboca e não na PSN.
Enfim, consegui dar uma testada no trial do joguinho durante o meu almoço e apesar do visual simplório ter me assustado no começo, minutos depois, após entender a “pegada” do game, só conseguia pensar o quão genial e estiloso ele é. Criativo e original, com certeza.
O gameplay parece simples no comecinho, você apenas corre e mata automaticamente inimigos. Mas a pegada do RPG não é perder tempo em batalhas, e sim realizar quests em apenas 30 segundos! Para isso, seu personagem faz um pacto com uma Deusa do Tempo, então você corre até seu objetivo, matando tudo que encontrar pela frente, subindo de level, antes que o relógio zerar os 30 segundos! Se você conseguir chegar no seu destino, ainda precisa ter HP para enfrentar o chefão da quest. Se você perdeu HP demais até chegar lá, a batalha terminará em derrota. A Deusa do Tempo volta para 30 segundos antes, MAS NÃO RESETA O LEVEL! Ou seja, você recomça a quest de novo, mas com o level de onde parou, a fim de correr e passar os obstaculos de forma mais feroz, a ponto de perder menos HP, guardando-o para a batalha contra o boss.
Claro que descrevendo assim parece simples e bobo ficar reprisando sempre 30 segundos. Mas o game dá um jeito de a cada novo 30 segundos, parecer como se você estivesse num novo desafio. Eu só joguei também a primeira quest, a única do trial. Mas o jogo já havia, que o jogador poderá usar itens nas batalhas, se aliar a novos personagens e customizar armas. Tudo que um bom RPG tem a oferecer. Bizarro, mas ao mesmo tempo genial, simples e criativo. É mole?
Enfim, achei o máximo a ideia de “hypersonic RPG“. Aí está um joguinho que acredito que valha 800 Microsoft Points. Só não comprei na fé de que vou pegá-lo em promoção futuramente, além de ter muito o que jogar na minha coleção arcade (então sem pressa para novos games). Mas quem está sem nada, recomendo que experimente!
Após o continue, algumas palavras sobre Galaga Legions DX e os trailers dos outros dois joguinhos! 😉
Um novo Galaga Legions?
Quando vi que este seria um dos lançamentos da semana fiquei com esse nó na cabeça. “Mas eu tenho um Galaga Legions, por que diabos vou querer outro?”. Pois é, mas mesmo testando o jogo, entendo porque lançar um novo Legions ao invés de lançar um DLC com o título “DX” para quem tem o antigo.
Este é como se fosse um Galaga Legions 2. No geral ele segue o mesmo visual do primeiro game, mas a estrutura de gameplay está um pouco diferente. No primeiro os satélites (aquelas navezinhas auxiliares) podiam ser posicionados fixamente em qualquer lugar da tela. Agora não mais! A mira é agora em 360 graus, usando o analógico da direita. O jogador numa se separa dos satélites, apesar de que pode posicioná-los próximo a nave em angulos que permita atirar ao mesmo tempo para várias direções. Todas as fases são novas, adaptadas ao novo estilo e até mesmo novos inimigos estão inclusos.
É tão ou até mais bacana que o primeiro Galaga Legions, ainda que tenha dado uma saudade do estilo antigo de separar os satélites, gostei da ideia de inovar e mudar o gameplay. Assim não fica com a cara de “o mesmo game de 2 anos atrás”. Acho que quem é fã e não tem o primeiro Legions (isso é uma incoerência? ser fã e não ter o game anterior? hum…), vale a pena testar e, se gostar, comprar o joguinho. Divertido ele é!
Também vou colocar na minha wishlist. Mas vou esperar uma promoção. Assim como fiz com o primeiro game, que paguei 400 MSP, metade do preço de lançamento.
Infelizmente não farei comentários sobre o joguinho de futebol americano. Não suporto o gênero, o trial possui mais de 1Gb e… o preço de 1.200 MSP? Mal tive vontade de ver o vídeo no You Tube. Não dá, jogos assim eu passo longe mesmo. Nenhum preconceito contra quem gosta. Gosto é gosto. Cada um tem o seu. 🙂