Conversa de Mangá: Bleach 457 – End of the Bond 3

Bleach: Capítulo 457 foi disponibilizado dia 20 de julho: “End of the Bond 3”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 457 de Bleach. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

Yeah! CdM está de volta! E sem mais recesso! E o CdM dos Leitores?
Em breve darei detalhes sobre ele, padawans. Ele não foi esquecido.

Bleach 457
End of the Bond 3

Sempre reclamamos que o Tite Kubo vai devagar quase parando com a narrativa de Bleach. Esta semana eu realmente desejei que ele fosse um pouquinho mais devagar. Não no contexto geral da saga ou de todo o capítulo. Não é que me peguei curioso e interessado na batalha do Ginjou? É sério! Aconteceu tudo tão rápido que fiquei muito decepcionado com o que o Kubo fez no fim do capítulo. Eu queria ver o Ginjou ralando mais um pouco. Se desvencilhando dos poderes de seus amigos e principalmente do fullbringer do garoto que segue o Tsukishima. Pow, sabe que adorei a ideia de “jackot” como uma habilidade. Não saber como seu golpe afetará a situação da batalha torna a mesma imprevisível do jeitinho que os fãs gostam, sabem? E o autor lá no final para tudo fazendo o Ginjou ser perfurado pela espada do Tsukishima. Sacanagem!

É por detalhes como este narrado acima, que acredito que o arco do mangá ainda não está nem perto do fim. Quer dizer, esse monte de personagens com habilidades interessantes (lembra um pouco daquele clima divertido que era descobrir shikais e bankais no começo da saga Soul Society), e ainda não rolou uma luta um a um sequer. Algo mais estruturado, mais com cara de mangá shonen. O capítulo termina com o Ishida se dirigindo a batalha (presumo), e com isso começo a pensar se ele não tem uma forma de desfazer a habilidade que o Tsukishima possui. Seria bom equilibrar a balança de mocinhos e bandidos agora que já tivemos esse baita climax de solidão com o Ichigo. Ainda dá para levar mais uma capítulos com este sentimento, mas não dá para deixar o Ichigo como o único mocinho a saga inteira. Ou então o autor terá que pegar alguns reforços lá da Soul Society, como a Rukia e o Renji. Até o Ganju eu ficaria feliz. Com certeza o Ichigo não segura a bronca até o fim, ainda mais agora que o Ginjou, que servia de “muleta” para o espírito de luta do Ichigo, passou a ser um inimigo também.

O jeito é ir curtindo a esperar pra ver o que vai rolar. A Inoe e o Chad entraram novamente no meio da batalha, vamos ver quantas vezes ainda o Kubo vai repetir a mesma coisa, então da situação mudar um pouco. Como se o Ichigo não pudesse dár um peteleco na cabeça da Inoe e colocá-la para dormir. O Chad daria mais trabalho, mas eu duvido que o Ichigo seja mais fraco que ele. É aquele negócio, não precisa matar, mas dá um nocaute nos dois e pronto.

Ah, vi a Dakini comentando no forum da equipe a falta de inspiração do autor em usar o Getsuga Tenshou pelo Ichigo em sua roupa de halloween.  Concordo que o Getsuga já é quase como o Kamehamera (Dragon Ball) ou o Leigan (Yu Yu Hakusho) ou o Rasengan (Naruto), é um golpe que se usa demais e com o tempo perde o impacto. Os leitores ficam na esperança de que o protagonista grite ou faça algo diferente do que ele já fez mais de um milhão de vezes no mangá. O caso do Getsuga é que ele é um golpe visualmente mal feito. O Kubo não consegue demonstrar evolução a ponto de impressionar quem lê a série. Lembro como o Yusuke ficava frustrado no começo de Yu Yu Hakusho quando ele só podia atirar o leigan apenas uma única vez por dia. Aí o Togashi foi aumentando o limite, passou a três, depois teve uma variação (não lembro o nome) que me lembrava o meteoro de pégasus do Seya (Cavaleiros do Zodíaco), aí depois ficou aquela coisa monstruosa e quase que infinita. O Rasengan do Naruto também vem passando por sua metamorfose ao longo dos anos, e hoje em dia é muito mais overpower do que eu gostaria é verdade, mas mudou para algo impressionante. O Ichigo parece que só troca de vestuário, o estilo de combate e luta acabam sendo os mesmos sempre, e por mais forte que o efeito “de luz” que o getsuga dê no mangá, ele aos olhos dos fãs parece a mesmíssima coisa desde sempre. Esse é um problema chato com o golpe, questiono até mesmo a decisão do Kubo de tirar a roupa de shinigami do Ichigo e manter a espada. Putz, que fosse o contrário então, mantivesse o manto de shinigami e desse outra arma para o Ichigo. Nem mesmo a espada causa tanta admiração assim hoje em dia, porque o que eu gostava mesmo era daquela espada imensa lá do começo do mangá e não essa espadinha normal usada agora. Resumindo, é por isso que gosto do Ichigo Hollow malucão, porque ressalta fortemente uma ideia de evolução da força, seguido por um estilo de luta novo, diferenciado. O Kubo tinha tudo para fazer isso agora com o fullbringer, mas pelo visto, o autor mais uma vez optou pela mesma fórmula, sem ousadia no combate. É complicado. É um ponto de vista que muitos podem não concordar é claro. Não tem certo ou errado nessa questão.

Próxima semana: Ichigo vai amarelar vendo o Ginjou do outro lado da cerca e vai sair correndo igual mulherzinha ou vai ficar e enfrentar a situação como um herói deve fazer? Quem vai chegar para dar a mão para o Ichigo com medinho? Ishida mesmo? Será que veremos finalmente qualé a do Isshin lá com o Urahara? Bleach está divertido, mas haja paciência para esperar as coisas via conta-gotas. E quando é pra ser algo legal (Ginjou vs Todos), o Kubo acelera a cena. XD

 

Sair da versão mobile