Ontem foi um dia realmente complicado pra mim, então acabou atrasando o meu lado aqui no blog, e com isso a postagem do lançamento de quarta da Live Arcade no Xbox 360. Mas acabou dando tempo de ligar o Xisboca e programar o download de Insanely Twisted Shadow Planet, que baixou enquanto cochilava/tomava café pela manhã, antes de sair para o trabalho.
Não deu tempo de testar profundamente o trial, joguei pouco menos de 10 minutos, mas pelo que vi, fiquei apaixonado. É um dos designes de games que mais curto atualmente, algo simples e imersivo, somado a uma jogabilidade que instiga a exploração e curiosidade do jogador, enquanto vai se adquirindo novos comandos ao longo do jogo. Uma atmosfera sensacional.
Essa questão visual, onde o jogo preza muito a cor preta para cenários, como se tudo fossem sombras, dando cores apenas certos elementos, criando um belíssimo contraste com a escuridão do game me hipnotiza. É por isso que curto muito games como Patapon (PSP) e Limbo (XBLA), onde se faz muito, com pouco. Apela-se a simplicidade de detalhes nos cenários e obtem-se uma imersão ainda maior pelo jogador. Cada game com suas características únicas. Em Shadow Planet, estes elementos estão presentes e me encantaram no primeiro segundo do game.
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A história inicial parece ser bem simples. Mostra um pequeno alien numa nave, e em paralelo a isso, um cometa com características de ser um organismo vivo se espatifa no planetinha dele, consumindo todo o planeta nessa energia preta em poucos segundos. Agora o jogador, controlando uma minúscula nave sai explorando o planeta em busca do que diabos aconteceu.
A exploração segue em 2D e o jogador controla apenas a nave, que conforme for progredindo no game irá ganhar mais recursos. Inicialmente você possui uma garra para carregar objetos que ficarem em seu caminho e um canhão de plasma, para detonar esporos e tentáculos desse meteoro que infectou o planeta. O game também traz um mapa do level, assim como games como Super Metroid ou Castlevania, onde é possível perceber que as fases não possuem apenas um único caminho a seguir, invocando assim a elemento de explorar cada canto do game.
Enfim, como disse, não tive tempo de ir até o fim do demo, mas com certeza pelo pouco que joguei, fiquei extremamente tentado a comprar. Até acredito que valha a pena pagar os 1.200 Microsoft Points pelo qual ele está sendo vendido, mas por questões de princípios (já explicados posteriormente) em relação a Summer of Arcade com games nessa faixa de preço, vou me segurar e esperar mais um pouco e pegar o joguinho numa Deal of the Week ou naquela promoção de virada de ano que a Microsoft sempre promove. Se tivesse saído a 800 MSP, tinha comprado ontem mesmo. Fica então a recomendação. Baixem e testem o joguinho!