Um dos primeiros games do PlayStation Vita que despertou a minha curiosidade foi exatamente o Little Deviants. Enquanto muitos estão mais animados e ansiosos por games como Uncharted: Golden Abyss, eu sou mais da linha alternativa. Gosto de coisas esquisitas, originais e com propostas diferenciadas. Como o Vita ainda não apresentou um LocoRoco ou Patapon, Little Deviants até o momento é o game esquisito que provavelmente me fará comprar o portátil em seu lançamento. Nada contra Uncharted ou outros games que estão saindo do PS3 e ganhando suas versões portáteis. Também estou animados por eles, mas pra mim, a grande graça de um portátil são as franquias originais. Aquelas que tentam ser diferentes dos games que são inspirados em suas versões de console.
Little Deviants foi um dos primeiros a serem apresentados junto ao Vita no começo do ano, usando a touch pad que fica na parte traseira do aparelho, um dos recursos mais curiosos na minha opinião. Deve ser legal interagir no touch que representa a tela do jogo. No game, ao colocar o dedo no touch o cenário se eleva, como se você estivesse “cutucando” o cenário. Um recurso inteligente que não me lembro de ter visto qualquer coisa parecida por aí, ainda que seja meio similar ao conceito de LocoRoco, onde o jogador controla o ambiente e não o personagem, assim como Patapon você controla o ritmo. São games onde o jogador tem um domínio diferente de controle.
[nggallery id=621]
Gostei bastante do design aprimorado dos seres de Little Deviants. Os primeiros vídeos do game mal dava para reconhecer os bichinhos. Agora eles ganharam forma, cores e até características distintas. O jogo ganha personalidade com isso, cria-se um estilo. É verdade que parece meio infantil, mas pra mim isso não é problema algum. Acho que não é o colorido ou o desenho que dita a infantibilidade de um game. Nesse caso o que conta de verdade é o desafio e o gameplay e o jogo não me parece nem um pouco infantil. Ele é muito interativo, mas não significa que seja infantil. Parece mais casual do que hardcore, mais ainda é cedo para dizer isso.
[nggallery id=622]
O novo trailer mostra uma diversidade bacana de estilos de gameplay. Dá para jogar com o touch pad traseiro, interagindo com o cenário, enquanto os monstrinhos são empurrados pelo dedo do jogador, dá para usar a tela de toque frontal do Vita, puxando o cenário e arremessando a criaturinha como uma espécie de estilingue, usar comandos de voz, do giroscópio do aparelho, mini-games aos montes (o de tiro parece show) etc. Veja o trailer para ter uma ideia melhor do que estou dizendo:
O lançamento de Little Deviants deve ser bem próximo ao lançamento do Vita, que ainda não tem data certa para ser lançado. O jeito é continuar de olho! Mas não tenho dúvidas que este será um dos meus primeiros games para o próximo portátil da Sony. Nesta geração tenho caçado muitas franquias originais, para sair do marasmo das séries consagradas no universo dos games que muitas vezes continuar com “mais do mesmo”.