Dragon Quest X finalmente revelado!! Mas é online…. Até tu, brutus? [Wii/Wii U]

Que o “online” surgindo vagarosamente sob o título “Final Fantasy XIV” me dá calafrios de decepção (!) até hoje é fato, mas é também verdade que já existia o XI antes dele, e que, portanto, até se podiam tecer elogios quanto à Square não estar abandonando uma ramificação tão audaz de seu carro chefe japonês. O que dizer, no entanto, quando o símbolo máximo da resistência do JRPG clássico cai por terra? Dragon Quest X é o nome de tal cataclisma. Sim, estou sendo dramática.

Não me condenem, sei que o IX já tinha um forte apelo multiplayer, ainda que apenas via wireless, mas mesmo se amigos pudessem jogá-lo em coop via internet, a coisa seria diferente do que se propõe agora. O mundo do IX é um mundo clássico, single player, offline. Apenas elementos da jogabilidade são online. DQX não está sendo descrito como um MMORPG, ou seja, nada de barras de poderes infinitas ou atalhos e coisas do tipo, para meu alívio. O mundo do jogo, porém, é todo online; as pessoas caminhando nas cidades ou lutando num lugar próximo são outros jogadores, e os desenvolvedores já confirmaram que apenas uma pequena porção inicial do jogo poderá ser jogada sem acesso à internet. Jogar sozinho faz com que o resto da party seja completada por NPCs, mas há coisas importantes no jogo que só com internet poderão ser feitas. É um jogo online, ainda que não massivo. Obviamente, isso é tão nebuloso para mim quanto pra vocês, então o que nos resta é esperar detalhes mais específicos.

Quem viveu, sabe: o jogo estava anunciado para Wii desde antes do lançamento do IX, mas o tempo passou, passou… e começamos a nos perguntar se ainda era relevante que um jogo de tamanho peso (ao menos no Japão, em que a série é HUGE a nível Pokémon) fosse lançado para um console graficamente obsoleto e no fim de sua vida útil. Pois bem, a Square não voltou atrás, mas anunciou que o jogo sairá também para Wii U, com melhorias gráficas, e que o mundo será o mesmo para quem jogar em um ou outro console. Ou seja, a diferença é mesmo só no visual. Um port, por assim dizer. Legal, mas consideremos por um momento a união de “jogo online” e “console Nintendo”. Sim, Monster Hunter Tri deu certo, os servidores da Capcom funcionaram bem. Pode soar como ismo ou mimimi infundado, mas eu realmente não vejo a lógica da empresa de lançar um jogo com foco no online para Wii, sendo que tanto Sony quanto Miscrosoft estão anos luz à frente da Nintendo em termos de desenvolvimento e serviços nessa área. Que deixassem a ideia do online pro XI, então, imitando FF, se não queriam voltar atrás com “DQX será para Wii”. Adoro a série e ia comprar feliz da vida o jogo mesmo que não saísse pra Wii U, mas esses fatores me desanimaram. Concordo com o Sakurai-sama que o jogo muito provavelmente será ótimo, sendo feito pela mesma e competende equipe de iterações passadas da série, mas ainda assim… preferia algo mais tradicional.

Anyway, falemos da parte boa. Graficamente, a demonstração feita na mini conferência (fim do post) agradou, com um cel-shaded parecido com o de DQVIII, o que aprovo fortemente. Customização de armas e mudança no visual do personagem são elementos herdados do IX e que também acho legal. Acima de tudo, porém, gostei do sistema de batalha. Sou fã dos Dragon Quest antigos com batalhas em primeira pessoa e por turnos, mas esse esquema semelhante a Final Fantasy XII me deixou bem feliz, principalmente porque sou uma ávida defensora dessa pérola extremamente injustiçada. Gosto muito do gameplay, e acho que representa, em DQX uma boa opção para manter um quê da essência clássica da série, em meio a esse ambiente imediatista de jogos online. Se fosse pra pagar agora pelo jogo, já o estaria comprando só por conta disso (e do design do Toriyama que, sim, já enjoou, mas que ainda é o design do Toriyama). A promessa de uma história imensa e de que poderemos jogar “infinitamente”, considerando DLCs já programados desde agora pela empresa, é legal também, mas histórias de jogos online podem até ser boas, nunca, porém, serão épicas como uma narrativa single player, imo. Poder optar, no Wii, por usar o Classic Controller, Pro ou não, é ótimo e até obrigatório, mas penso é em pegar a versão de Wii U, então é um tanto irrelevante pra mim.

Pra encerrar, a data de lançamento para Wii está prevista já para o ano que vem (no Japão), mas sem previsão para a versão Wii U. Não houve confirmação, mas aparentemente o jogo será pago, o que pode mudar no Ocidente como forma de atrair jogadores a essa série que nunca conseguiu, infelizmente, ser tão popular por aqui. Não duvido mesmo, já que a parceria com a Nintendo tinha justamente isso como objetivo, e agradecerei muito se acontecer. Abaixo, dois vídeos da demonstração feita pela Square, e recomendo que assistam, mesmo que pulando partes. Vale a pena pra ter uma noção do que esperar!

Sair da versão mobile