Um tour pelos novos recursos visuais do Portallos EXP!
Como, no caso do Portallos, temos um espaço muito grande dentro de vários universos isolados do ramo do entretenimento (games, HQs, cinema, séries, etc) muitas vezes os leitores não buscam por toda essa gama de variedades. Muitos olham apenas o que gostam e nem sempre era fácil fazer isso no antigo blog. Desta vez pensamos em algumas maneiras de facilitar isso.
Também colocamos algumas outras coisinhas, da mesma forma como perdemos alguns recursos. Mas a perda será temporária. Com o ritmo do blog, iremos resgatar certas coisas. Mais detalhes após o continue.
Menu superior, ícones sociais e campo de busca
O menu superior é algo de que sempre senti muita falta no Portallos antigo. Não me esqueço do leitor Pierre (colega antigo de tempos de fórum NGM) comentando que sempre desejou que o blog pudesse ser visualizado por áreas temáticas. Sempre concordei com essa visão. No blog velho, as páginas visualizadas por categorias eram nojentas. Abriam apenas com as postagens de forma resumida, com títulos e primeiro parágrafo parcial e sem imagens. Elas me davam medo.
Felizmente, no Portallos EXP cada categoria, ou até mesmo tags, abrem com as postagens da mesmíssima forma como você as visualiza na página inicial! Foi uma grande vitória essa novidade e, com isso, bastou criar um menuzinho dividindo um pouco os principais universos temáticos do blog. Então agora, se você deseja ler apenas as matérias de games ou de qualquer outra área, é muito fácil! Basta clicar ali no menu superior (imagem acima)!
(Time break on)
Falando em categorias… preciso explicar uma coisa sobre elas. Geralmente os blogs na internet vão criando categorias de temas e matérias conforme vai surgindo a necessidade de dividir o espaço em certas áreas. No começo é tudo muito lindo nesse raciocínio, porém com o passar do tempo as categorias viram um monstro. Crescem demais, algumas entram em desuso e ficam ali emporcalhando o espaço onde o leitor pode visualizar as categorias ainda em vigor.
Pensando nisso, foi resolvido abolir a criação massiva de categorias. Não iremos trabalhar com elas da mesma forma que outros blogs as utilizam. Teremos apenas categorias-mães, as que sustentam o menu superior do blog. Todo o resto das divisões de assuntos, colunas, especiais e etc serão abordados por meios das tags. E aguentem um pouco, as tags serão assunto a ser discutido daqui a pouco. Basta continuarem lendo o texto.
Só precisei contextualizar corretamente agora a parte das categorias e por que são tão poucas. Enfim, elas vão funcionar como se fossem páginas divisórias de cada área que o blog traz aos seus leitores e estarão sempre ali no menu superior.
(Time break off)
Continuando. Ali no menu superior também se encontram nossos ícones para os locais na web onde você encontrará o Portallos.O que chamamos por aqui de ícones sociais. A novidade fica por conta do canal no YouTube, aonde iremos favoritar vídeos e alguns membros da equipe também irão começar a criar seus próprios vídeos. É algo novo, então peço paciência, pois com o tempo o canal vai crescendo e sendo moldado.
Os outros ícones vêm do antigo blog. Nossa página no Facebook também entra na lista de projetos, só estamos carentes de tempo. Os canais de feeds, onde se pode acompanhar tudo que é publicado por aqui, assim como todos os comentários dos leitores feitos todos os dias. Para quem curte feed, é o básico (eu não utilizo quase nunca). E nossos dois canais no Twitter, um exclusivo para linkar tudo que sai no Portallos, avisando o pessoal da timeline que tem conteúdo fresquinho no ar (@Portallos_Feed), e um outro, mais oficial (porém meio pessoal), que geralmente é cuidado por mim, mas não é incomum outros membros da equipe também o usarem (@Portallos).
Obs.: É possível que nos primeiros dias de Portallos EXP alguns de nossos links sociais ainda não estejam funcionando corretamente. Mas com o blog no ar, visível a todos, iremos acertando os plugins e caminhos que façam os canais funcionarem interativamente assim como era no blog antigo.
Por último, o campo de busca (search) que não tem muito segredo.
Vitrine de destaques da equipe!
Essa talvez seja uma das coisas que mais deixou os membros da equipe felizes. No antigo blog sempre dava trabalho criar aqueles banners laterais com chamadinhas para matérias especiais. Geralmente eu ou o Rackor criávamos o banner, que nem sempre ficava bonito no layout. Não dava para colocar demais porque ficava ainda mais horrendo, então era sempre duas ou três chamadas à mostra e outros da equipe irritados porque suas matérias não ganharam destaque.
Esta vitrine de destaques que existe no Portallos EXP foi um milagre e um dos principais motivos de ter sido esse o layout escolhido. Os leitores poderão ver vários destaques do blog através dela. Fácil destaque, fácil acesso. E o mais legal de tudo? Criamos uma regra interna onde cada um da equipe só pode deixar uma coisa sua por vez na vitrine. Se você ver, digamos, 10 matérias ali em destaque, já saiba que são 10 textos de 10 membros da equipe. Assim, não haverá injustiças nem monopólio da vitrine!
Internamente achamos isso o máximo. Na prática talvez muitos nem reparem que serão textos feito por pessoas diferentes. Por sinal, cada link de cada post do novo blog tem no final dele um box com uma espécie de “conheça o autor do texto“, com avatar, algumas palavras e um link para que você possa ver tudo que o mesmo já escreveu no blog. Bacana, não?
Menu lateral
Nada de muita surpresa por aqui. Três widgets que já usávamos no antigo blog e que possuem suas utilidades. O do Facebook permite que os leitores curtam o blog sem irem direto no Face para tal. Sem mencionar que dá uma visibilidade boa para “ei, também estamos no Facebook”. O do Twitter também tem essa mesma pegada, porém tem a utilidade de as pessoas que não usam a ferramenta poderem conferir o que estamos dizendo no twitter oficial. Às vezes rolam dicas e recomendações de links de amigos por lá, então não é uma conta onde só repetimos links de nossos posts. É bem útil na lateral do blog. Já o mapa mundi, particularmente, acho massa demais! Não quis abrir mão dele. Os leitores também podem acompanhar pelo mapa os locais do globo de onde as pessoas estão acessando o Portallos, assim como ver, regionalmente no Brasil, os estados e até cidades onde há mais leitores. Tudo isso apenas cliando no link em cima do mapa. Um belo widget na minha opinião.
Nosso objetivo com o blog é deixar tudo o mais automático possível. Poupando o tempo que gastamos criando banners, recortando e atualizando menus. Pode não parecer, mas essas pequenas tarefas tomavam um tempo grande e isso atrapalhava o ritmo de postagens de certas colunas. Resolvemos então simplificar, graças ao layout aprimorado na questão de visualizar páginas como se fosse a home, conforme já explicado.
Vai ser assim sempre? Talvez sim, talvez não. O futuro não sabemos. Eu tinha um carinho especial pela forma como o Conversa de Mangá era disponibilizado na lateral do antigo blog. Era muito bonito, porém concordo que era meio exagerado e destoava do resto de assuntos do blog. Não era à toa que muitos achavam que o CdM era o “carro-chefe” do Portallos. Nunca foi e nunca será. Não porque não mereça, mas porque não é isso que queremos com uma simples coluna. O carro-chefe do Portallos é a diversidade de assuntos tratados num único blog.
Nuvem de tags!
Ainda não está muito claro como ela funciona. Mas seguindo o que entendi, ela mostra todas as tags mais populares usadas no Portallos. Ainda não sei se a popularidade vem apenas da quantidade de vezes usada ou o prazo de tempo também se considera (tags usadas com maior frequencia, as vezes merecem um destaque maior do que aquelas usadas em grande quantidade, porém de forma mais espaçada).
Enquanto escrevo este diário, ainda está meio cru como ela trabalha. Aparentemente me agrada a ideia de que as tags mais populares vão ficando maiores dentre as outras tags, permitindo um destaque bem visível das mesmas.
Conforme mais explicado acima, como as categorias foram reduzidas ao mínimo, as tags irão ganhar uma importância maior na forma de sub-categorizar alguns links chave do novo blog. Não será algo que deixará os membros confusos, mas só vamos ter certeza mesmo com a prática do dia a dia assim que o blog estiver acessível a todos.
O bom é que ela atiça a curiosidade e o desejo de procurar por temas e palavras que chamem a atenção individual de cada um. E com o tempo, espero que os leitores passem a prestar mais atenção nas tags que também aparecem em seus posts favoritos, pois elas o levarão a assuntos semelhantes e que lhe agradam.
O “Beta/Teste” que aparece no menu é exatamente o que parece. Essa nuvem de tags que estamos utilizando é experimental. Existem dezenas de plugins que funcionam como nuvens de tags. Por hora, estamos usando o padrão do Wordpress mesmo, já que parece funcionar sem problemas e com uma eficácia pertinente ao que queremos que ela faça.
Recursos que ficaram para trás…
Encerro, por enquanto, meu tour visual pelo novo layout do Portallos EXP. Talvez alguns sentirão falta de certos plugins e ferramentas que existiam no Portallos tradicional. Não se desesperem! Casos como o Google+, o Retweet e até mesmo a complexidade de opções que o sistema de comentários Disqus tinha não estão totalmente descartados. Sei que muitos gostavam de “curtir” comentários que o Disqus possuía e que por enquanto não teremos no novo blog.
O caso é que a instalação massiva de plugins no antigo Portallos danificou de uma forma irreversível o banco de dados do blog. Por isso tínhamos tantos bugs, site com lentidão, servidores que não davam conta do blog, etc. Plugin é uma coisa complicada e que iremos estudar com muito mais calma antes de sair instalando em nosso banco de dados. Ok, um ou dois não é um problema. O problema é que nunca são um ou dois. XD
Ainda não habilitamos o sistema de enquetes, por exemplo, mas pretendemos em breve! O sistema de comentários ficará por enquanto o padrão do Wordpress. Algo que usamos por anos no antigo blog e nunca deu tanta dor de cabeça quanto o Disqus dava. Ao menos ganhamos uma box no menu lateral de comentários recentes que é muito mais estilosa do que no antigo blog, pois ela monstra o avatar do leitor (basta ter registro no Wordpress) e já um pedaço do comentário, para que você possa acompanhar as conversas direto na home, antes de sair clicando em todos os links com comentários. Outro problema que o Disqus apresentou no antigo blog, um pouco antes de aposentarmos o mesmo, foi o caso das letras minúsculas nos comentários. Isso era um problema do plugin e não do blog, então para evitar dor de cabeça com o Disqus, vamos deixar ele marinando por algum tempo, até os desenvolvedores dele aprimorarem-no um pouco mais. Não desconsideramos também usar outro sistema de “curtir”, entre outras funcionalidade que o Disqus tinha, mas, hoje, optamos pelo simples e funcional em detrimento do estiloso e problemático.
Não é porque o blog estreou que iremos parar de aprimorá-lo. Estamos sempre planejando e pensando em recursos e ideias para que o blog seja sempre bacana e agradável a todos. Mas vamos dar um passo de cada vez. Melhor do que sair atropelando tudo e depois ficar tentando na sorte adivinhar onde erramos.
E por hora, encerro esta série de Diários de Desenvolvimento do Portallos EXP. Talvez volte a essa série quando surgir uma oportunidade de tema ou depois que puder terminar as outras coisas que tenho em mente para as primeiras semanas do novo blog. Espero que todos tenham gostado dessa narrativa de bastidores, que tenha clareado a mente de outros que poderiam ter certas dúvidas sobre o que estamos tentando aqui e que não precisemos tão cedo mexer da forma como mexemos no Portallos. Dá trabalho demais! XD
Fim (por enquanto).