Google Street View | Pelas ruas do mundo com o Google!

Utilidade pública e teorias da conspiração! Grandes poderes… Já sabe, né?

O Google é fogo! Além de se meter (e praticamente dominar) em tudo o que é invenção tecnológica na parte on-line, de ser referência em “qualidade de trabalho”, com seus vídeo games e horário de trabalho/lazer flexível, a empresa parece se empenhar cada vez no encurtamento do mundo.

O Google Street View não é coisa nova: existe desde 2007 e é um recurso a mais do muito conhecido Google Maps. Clicando no “bonequinho” (veja imagens após o continue lendo) você pode “andar” pelas ruas das cidades que já foram fotografadas pela equipe do Google.

Mas, se o recurso existe desde 2007, porque você veio falar disso só agora? Porque no Brasil, os fotógrafos do Google estão chegando aos poucos – mas de forma firme. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e agora também a Bahia já estão na rota da empresa (alguns locais já disponíveis desde 2009, outros, só em março de 2012).

Após o continue lendo, coloquei umas imagens de Paris (pra ser chique) e vamos abordar as “teorias da conspiração” que envolvem o recurso.

Então, é assim que funciona:

Você vai no Google Maps, coloca o nome do local que quer “caminhar” e aparece o mapa normal que todos já conhecem. Se tiver a opção daquele “bonequinho” você clica e arrasta ele para o local do passeio.

Pronto. Estamos na Rua Bayard em Paris (a imagem que abre o post é o “início da caminhada”). Estão vendo o círculo branco? Você vai com ele (com o mouse) e aponta aonde quer ir em seguida. Você pode também clicar e segurar, para girar, mudar o ângulo, etc.

“Ah Pedro, isso é muito legal!”. Pô, e é mesmo! Se você gosta de viajar, como eu, adoraria ter acesso (bem detalhado) a cidades que não falo a língua, por exemplo. Ou mesmo o caso de um amigo desenhista, que usava as essas imagens como base para a revista que estava desnhando à época. Ou mesmo se você não tem nada para fazer e quer “vivenciar” uma cidade nova…

Essa última foto é quando já estamos no “jardim” e virado para a Rua Bayard.

Algumas pessoas dizem que vai facilitar a “invasão militar” dos EUA – que serve para mapear para o futuro. Outras dizem que é uma invasão de privacidade sem tamanho (vide o tiozinho da foto, por exemplo). Aliás, áreas militares americanas foram “apagadas” do recurso e substituídas por área verde ou qualquer outra coisa também.

O serviço é super útil e está se difundindo pelo Brasil. A utilidade é ambígua, claro. Pode ser para o bem ou para o mal. Eu acho legal e assim que minha cidade estiver disponível na internet (Salvador) vou conferir o trabalho dos fotógrafos do Google.

Eu, que viajo muito (e sou muito enrolado por taxistas) não vivo sem um GPS ou sem uma rota pré-estabelecida, por exemplo.

Conspiração ou não, você já está sendo filmado em quase todas as ruas das grandes capitais, por exemplo. Pessoas têm seus dados, contatos e trocam essas informações para te vender algum serviço também. Se você tem facebook experimento colocar seu nome completo no Google para ver se sua página não aparece logo de cara…

O mundo está mudando de uma forma bizarra. As pessoas estão reapredendo a se comunicar e a viver (tuitando em qualquer que fila que seja permitido). Não vai ser um super mapa como esse que vai piorar a situação… Aliás, acho conspiração mesmo quando os EUA tiram a Amazônia do mapa do Brasil (como fazem nas escolas, filmes e até desenhos animados – assistam essa temporada de Cleveland Show que verão o mapa do Brasil cortado e escrito no lugar: “Rain Forest”.).

Mas isso é para outro tipo de blog! XD

Sair da versão mobile