Mundo Virtual: Você já usou o Reclame Aqui?

Porque comprar pela internet as vezes é um pé no saco!

Deu vontade de fazer uma recomendação aqui no blog. Comprar online hoje em dia é normal. Alguns anos atrás, coisa de 7 ou 8 anos, existiam muitas pessoas que tinham medo de comprar online, fosse em lojas ou foruns ou até mesmo em redes de leilão como o Mercado Livre. Mas hoje em dia parece que a prática se tornou algo rotineiro. Ainda deixa a gente com a pulga atrás da orelha as vezes, mas no geral comprar online se tornou um excelente negócio pra quem gosta de boas ofertas, descontos e promoções. Exceto quando dá merda. E com o aumento do volumes de compras pela internet, as chances de dar alguma merda estão cada vez mais comuns.

Nunca tomei um calote na internet. Tipo comprar e não receber. E olha que já comprei muita coisa em fóruns (de games, principalmente). Comprar pela internet requer calma e paciência. Pesquisar reputações, opiniões e recomendações são muito importantes. Sem falar na qualidade de produtos e marcas. Mas é inevitável ter problemas as vezes. Nunca tomei calote, mas o que já tive de dor de cabeça para trocar produtos, devolver ou até mesmo para o produto chegar na minha casa… fico fulo só de pensar.

O que vem me frustando muito atualmente são as grandes lojas virtuais. Submarino, Americanas, Saraiva, Walmart, Ponto Frio e por aí vai. Todas lojas grandes, confiáveis e que não costumam furar com o cliente. Mas furam. O sistema de entregas foi um dos que sofreu uma grande queda de qualidade ao longo dos últimos anos com o crescimento das compras online. Atrasos, caixas amassadas e até mesmo extravios se tornaram muito mais comum do que eram há 5 anos atrás. Eu já compro online há quase 10 anos, então posso relatar que o serviço de entregas de pedidos online decaiu. E muito!

Uma das principais causas foi a troca do serviço feito pelo Correios para transportadoras tercerizadas em algumas regiões nacionais. Como o custo do envio através do Correio nacional anda os olhos da cara (eu acho um absurdo um Sedex custar R$ 15 dentro do mesmo estado), as grandes lojas online andam trabalhando com empresas de entregas tercerizadas, a fim de reduzir custos com frete (e hoje em dia todo mundo quer frete grátis, então busca-se o mais barato). E infelizmente nem todas trabalham com prazos e com cuidado. Aqui na minha região tem duas transportadoras que se destcam sobre as outras ainda menores. Uma trabalha certinho, enquanto a outra eu até sinto vontade de chorar quando vejo um pedido meu parado nela. Pior quando transportadoras mentem, dizendo que entregou o pedido, mas não entregaram. Só para que a loja não a puna pelo relaxo na entrega. Quando isso acontece é um parto explicar pra loja que o pedido não foi entregue e que a transportadora é uma empresa maldita.

Outra coisa que enche o saco é a burocrácia e o mau atendimento. Lojas aboliram o 0800, obrigando clientes a pagarem DDD para resolver problemas com pedidos. Os chats ainda existem, mas é muito comum você ficar esperando quase 60 minutos para ser atendido, dado o tamanho do volume de clientes que possuem problemas. E tem que rezar para o chat ser suficiente no seu caso, porque muitas vezes eles não resolvem nada, só servem para informar aonde você deve ligar ou que você deve sentar, chorar e esperar, pois nada pode ser feito. Atendentes mau educados, mal informados e lerdos, principalmente lerdos. Dá uma tristeza quando preciso falar no chat de uma loja online. Raro são os casos onde você consegue um atendente esperto, ágil e que se propõem a lhe ajudar com seu problema. Eles existem, mas são Pokémons raros, que você não encontram com facilidade.

É por causa dessa ineficiência que de uns tempos pra cá, sites como o Reclame Aqui se tornaram maiores e mais populares. O site basicamente é um intermediário entre cliente e loja. Serve para você expor a palhaçada de uma loja em um espaço público, onde qualquer um pode ler a vergonha que é o atendimento ao cliente e como nem toda loja é impecável. Quando surgiu alguns anos atrás, nem todas lojas ligavam para o Reclame Aqui e nem todas iam lá ver o que os clientes estavam reclamando. Hoje em dia a coisa se inverteu. Quase toda a loja presta um feedback no Reclame Aqui. Graças a importância que ele se tornou, uma referência para buscar boas empresas e principalmente, aquelas que escutam e resolvem os problemas quando surgem em alguns pedidos. Não é questão de receber ou não, agora a questão é “se houver problema, qual loja é que melhor atende e resolve estes casos?“.

Este ano eu já fiz 4 reclamações através do site (a quarta foi feita hoje aliás). Nas ocasiões passadas, depois de perder tempo e paciência, algumas lojas só trataram de prestar atenção nos problemas do meu pedido depois que fiz a reclamação por lá. Tive um caso na Saraiva que só consegui ser atendido pelo SAC, a ponto da própria loja me ligar, depois que expus meu caso no site. Se eu não tivesse feito, teria ficado a ver navios, porque duvido muito que a Saraiva resolvesse o caso da forma que resolveu. Isso só para se ter a ideia da dimensão que o Reclame Aqui tem atualmente. Eu já testei e afirmo que as vezes ele ajuda, e muito!

Uma pena é que o crescimento do Reclame Aqui signifique que é mais frequente a decadência do atendimento e da prestação de serviço de qualidade das grandes lojas online. Seria tudo mais bonito se não precisássemos apelar para lavação de roupa suja em público contra certas lojas. Uma pena que algumas só resolvem as coisas quando a gente apela para baixaria.

E alguém aqui já usou o Reclame Aqui? Já teve algum problema com compras online que tenha apelado com a loja?

Quem tiver curiosidade de ver como funciona, estas são as minhas 4 recentes reclamações lá:

Saraiva (Jul/11) | Saraiva (Set/11) | Walmart (Nov/11) | Submarino (Hoje)

Fica a dica. 😉
(e o desabafo, de certa forma)

 

 

Isso também pode lhe interessar

30 Comments

  1. Comprar online é sempre um risco hj em dia, no natal então, pior ainda, fiz a compra das 3 primeiras temporadas de Buffy na saraiva no dia 24 e uma delas esta como "em busca" no site desde então, eles são mestres em vender produtos que não possuem no estoque.

  2. Já usei o Reclame Aqui pq uma empresa descontou indevidamente créditos do meu celular. Achei q não ía dar em nada mas me surpreendi com o resultado! A empresa respondeu no dia seguinte e dois dias depois já tinha extornado a cobrança. Fiquei muito satisfeita, pois já usava o site como referência para futuras compras mas nunca tinha passado pelo processo de usá-lo.
    Acho q outra ferramenta importante para compras é o Pay-Pal. Já usei e tbm recomendo. Acho ele melhor ainda pq, caso haja falha na compra (erro/desvio/etc) é só abrir uma disputa, o Pay-Pal extorna o pagamento e a empresa só vai ver o dimdim quando o problema for resolvido rsrs

  3. Usei o Reclame Aqui apenas uma vez, para resolver um problema com a Saraiva, sobre uma nota fiscal (de um notebook) que eles não me enviaram.
    Engraçado (para não dizer outra coisa) é que passei vários dias trocando emails com o pessoal da Saraiva e nada foi resolvido, mas quando coloquei a reclamação no Reclame Aqui, rapidamente eles me enviaram a nota.

    É uma pena que algumas coisas só funcionem desse jeito, mas pelo menos temos essa ferramenta à disposição.

  4. Quando eu leio a quantidade de reclamações sobre compras em lojas online, acho que fui abençoado pelo senhor das entregas.
    Só tive problemas duas vezes. A primeira vez não foi exatamente um problema, foi uma demora maior na entrega do que o normal (levavam cerca de 3 dias pra fazer minha entrega, nesse chegou um dia depois do prazo).
    Já o outro, me deu um pouco de dor de cabeça, mas nem tanto quanto eu leio nos relatos pela internet. Comprei uma impressora, e quando ela chegou, veio sem os cartuchos. Liguei no submarino, e em 2 dias eles recolheram e devolveram 9 dias depois, e com mais 2 cartuchos de brinde. Desde o processo de compra até a devolução foram menos de 4 semanas.

    O mais incrível é que parece que só eu que dou sorte. Um colega meu, que mora na mesma rua, comprou duas cópias do Crônicas de Nárnia Volume único, no mesmo dia em que eu tinha comprado alguns livros. O dele chegou uma semana depois do meu pedido, só com um livro, e demoraram mais de 2 meses para entregar a outra cópia. Falei com ele pra registrar uma queixa no reclame aqui, mas acho que ele não fez, e com certeza gastou pelo menos uns 10 reais só com ligações interurbanas para o submarino.

  5. Eu estou dizendo que o Reclame Aqui é a única coisa que coloca as empresas com o rabo no meio das pernas. A reclamação que fiz hoje de manhã lá (que vcs podem ver no link do post) já foi atendida pelo Submarino e já está em processo de solução.

    Porque as empresas simplesmente não dão essa atenção pra gente desde o começo? Foda…

    1. É sempre assim, as empresas só se mexem depois que aperta, é o meu caso com a telefonia, a Oi só vai melhorar o serviço de internet, depois que a Gvt chegar no meu bairro, aí vai ser tarde demais.

  6. Depois de anos comprando pela internet,levei o 1º calote virtual !!…no dia 12/12 eu estava procurando através dos sites de busca uma camara Canon D10 a prova dágua e através do BUSCAPÉ encontrei a loja HARD ELETRÔNICOS com um ótimo preço,o BUSCAPÉ informava que a minha máquina estava entre R$420,00 áté R$1.399,00…obviamente entrei na loja que oferecia o melhor pre (HARD ELETRÔNICOS)…fiz o pedido paguei o boleto,(gerado pelo Banco do Brasil de Brasília),o frete era gratis,e a entrega seria em até 5 dias úteis…passados uns 3 dias o site saiu do ar,os e-mails de contato retornavam,os tels. não funcionavam mais,e procurando pela internet descobri que eu e dezenas de pessoas pelo Brasil caíram no golpe desta "empresa" fantasma…e detalhe…o CNPJ ainda esta ativo e provavelmente em nome de algum "laranja"…já fiz a minha reclamação no RECLAME AQUI e estou aguardando uma resposta.

    1. Eugenio, esse seu caso parece muito mais grave do que entregas atrasadas ou atendimento pífio ao cliente. Isso parece empresa que quebrou mesmo e deu uma banana pros seus clientes (ou golpe, tipo empresa fantasma). Eu não ficaria apenas no reclame aqui nesse caso não. Se o valor for muito alto, procure o procon e até mesmo abra um B.O. contra eles, porque certamente o que fizeram contigo e mais um monte de pessoas é crime.

      Eu não confio muito nestas lojas estranhas que aparecem no Buscapé, apenas se elas tiverem aquele e-bit ou selos de qualidade e centenas de recomendações… lojas assim, obscuras, é um risco alto mesmo.

      Até já comprei assim. O PC de casa veio de um site bizarro de uma loja lá do sul do brasil. Hoje o site nem existe mais. Na epoca eu recebi meu pc, cheguei até a usar a garantia de um ano… mas ano passado a lojinha saiu do ar e nunca mais voltou. Deu um medo… imagina se isso tivesse acontecido quando comprei meu PC? Serviu pra ficar mais alerta…

      Gosto de lojas pequenas que tambem usem o Mercado Livre, porque lá dá para usar o Mercado Pago e travar o dinheiro, caso aconteça alguma falcatrua. Sem mencioanr que lá tem avaliações da pessoa….

  7. É exatamente isso que os amigos falaram. Ligamos no 0800 e até na ouvidoria e NADA, escrevemos no reclameaqui e num instante nos atendem. E pior é que quando nos ligam perguntam se já reclamamos, nós respondemos que já reclamamos 3 ou 4 x e eles dizem desconhecer. Os SACs são uma verdadeira porcaria.

  8. Eu ja usei o ReclameAqui quando tive um problema com a Net Virtua quando esta me sacaneou me mudou meu plano de tv+internet e aumentou e muito o preço sem meu consetimento.

    E digo que funcionou! Depois de reclamar no site, me ligaram e resolveram meu problema,mas depois de 3 semanas isso. Outra dica é se tiverem qualuqer problema com operadores de internet ou telefone abram uma reclamaçÃo no site da Anatel. Isso tambem me ajudou muito na minha briga com a Net.

  9. Nunca usei o Reclame Aqui, mas sempre que googleio pra ver se compensa comprar em alguma loja online, acho este site…

    Foi bom ver essa matéria, comprei um roteador pelo Carrefour e dizem que vai chegar até 10/01, e me parece que é uma empresa tercerizada que faz a entrega, agora vou saber o que fazer caso dê merda…

  10. NET Virtua para mim é tão boa, mas tao boa que 2 reais de multa é de caixinha, sem trollagem, pra mim eh muito bom ;D

    6 vzs no ano deu problema, e eu fui dormir e quando acordei plu, td ok o/

  11. Nossa, realmente muito bom esse site. Vi que as empresas respondem mesmo.
    Será que eles ficam de olho?
    É estranho como esperam reclamarem lá pra resolverem, ao invés de resolverem quando o cliente entra em contato.

    Devia ter reclamado sobre o Walmart que demorou 2 semanas depois do prazo pra entregar meu livro. Mas como ele já chegou, vou guardar pra quando acontecer de novo.
    ótima dica esse site 🙂

  12. Usei recentemente… o Bradesco me enviou a fatura de um cartão de crédito q não solicitei e em débito automático sem minha autorização. Entrei em contato com eles pela Ouvidoria do próprio site deles e nem me retornaram. Só me deram atenção depois q reclamei no Reclameaqui. Me ligaram rapidamente dizendo q fariam o estorno e cancelamento. Pois bem, não fizeram! Dois meses depois, voltei a reclamar no Reclameaqui e finalmente fizeram os estornos no mês passado… falando nisso, preciso verificar se não me debitaram anuidade esse mês de novo, pois não sei se fizeram o cancelamento. De qq forma, já decidi que vou fechar a conta!!!

  13. Estou usando mto ultimamente por cause de um (muito provável) calote q eu tomei de uma loja chamada Apetrexo (e do ClickOn, q vendeu o cupom deles). Era uma promoção pra comprar um PS3 Slim 120GB por 799,00. Comprei dia 18/11 e até hj ainda n entregaram.

    Já estou querendo ir no procon, só n fui pq época de Natal/Ano Novo eu fico ocupado com um monte de coisa xD. Mas assim q passar vou lá pra denunciar eles.

    Aliás, uma dica, q eu só aprendi dps de fazer essa m*rda acima: não compre produtos através desses sites de compra em grupo (Grupon, ClickOn, Peixe Urbano, etc), só compre lá serviços, como comida em restaurante, essas coisas. As pessoas estão tendo milhões de problemas com produtos comprados assim, pq as empresas simplesmente vendem sem ter o produto!

  14. Malditos PS3. Não fiz nenhuma reclamação mas já consultei o Reclame Aqui sim e me considerei salvo de tomar vários calotes. Não só por ele mas por que as reclamações lá acabam levando a procurar e descobrir coisas ainda piores sobre o lugar que você iria comprar, então é importante as pessoas deixaram a preguiça de lado e pesquisarem bem pra não serem mais um usuário do site só depois de ter se ferrado. xP

  15. Eugenio, vc sabe informar estes dados da Hard Eletronicos?
    CNPJ, Razão Social, CPF dos sócios.

    Caso alguém tenha, isto ajudará muito para fazer um B.O. ou entrarmos na justiça. Temos que dar um basta nesse golpe.

    Abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button

Adblock Detected

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.