Um tem a Julia Roberts e o outro a Charlize Theron.
Foi Alice no País das Maravilhas do Tim Burton que deu o pontapé inicial nessa onde de “recontar” as fábulas infantis de uma forma mais dark. Mas né, “recontar” porque as histórias originais já eram suficientemente bizarras até serem modificadas com o passar dos anos. Por exemplo, as Irmãs Más de Cinderela tiveram seus olhos furados por pombos no final do conto, a Bela Adormecida coitada engravidou e teve dois filhos do Príncipe enquanto ainda estava em coma e Rapunzel também engravidou do seu belo Príncipe, que ficou cego por meses após enfrentar a Madrasta, e curou-se com as lágrimas de sua amada. No livro Contos dos Irmãos Grimm tem vários dessas histórias em suas versões originais e com ilustrações macabras… Mas continuando..
Em Espelho, Espelho Meu teremos uma comédia de fantasia onde a Rainha Má (Julia Roberts), mata o pai de Branca de Neve e rouba dela o direito pelo reino. Nossa heroína então se junta a sete bravos anões para retormar o que é dela. História bobinha e a execução parece pior ainda, com efeitos toscos e atuações pra lá de exageradas. Mas talvez seja proposital, já que se trata de um conto infantil e tal… Não me agradou.
Já em Branca de Neve e o Caçador teremos uma versão épica do conto de fadas. O caçador Eric (Chris “Thor” Hemsworth) é contratado pela rainha má Ravenna (Charlize “Æon Flux” Theron) para encontrar a enteada dela, Branca de Neve (Kristen “Bella Swan” Stewart), mas, quando descobre que a rainha quer, na verdade, matar a donzela, ele a ajuda a escapar. O filme teve alguns trechos exibidos durante a ComicCon 2011 e foi ovacionado pelo público, que chegaram até a elogiar a atuação da Kristen Stewart o que me deixou ainda mais curioso por ele.
Ambos os filmes têm previsão de estréia para 2012, mas sem data confirmada da estréia nacional.