Before Watchmen anunciado!
Caça-níquel ou tributo a obra de Alan Moore & Dave Gibbons?
Watchmen. Lenda, obra-prima, revolucionário. Aquelas 12 edições mudaram como o povo americano enxergava seus quadrinhos, esfregou suas incertezas, erros e acertos em cada página que o Comediante matava um vietnamita, ou em que a corrupção de sua polícia era apresentada. Watchmen é lembrado, e impresso a cada dia por vários motivos que o fizeram ser diferente e magnífico.
Só temos um porém: DC é uma empresa, e Moore e Gibbons criaram uma de suas marcas. Existe o medo constante de ferrar com toda a minuciosidade do trabalho original por parte dos fãs, e eu – como fã – compartilho desse sentimento, mas há de se entender a primeira frase deste parágrafo. Como marca e empresa, a DC demorou para tocar numa das suas mais valiosas minas de dinheiro, e talvez tenha só esperado o momento mais propício para tal.
Watchmen é tido como obra máxima dos quadrinhos, mas pergunto assim como no ótimo texto da IGN, Homem-Aranha não? Batman? Capitão América? Superman? E como seriam essas obras se ninguém mais as tivesse tocado depois de seus criadores?
Quadrinhos de heróis, como até falei num comment aqui no blog esses dias, são feitos de ciclos, e quer queira, quer não Watchmen é um quadrinho de super-herói. Devem ser visto por arcos, por fases, e não como uma coisa de início, meio e fim. Before Watchmen é mas um arco na história de um grupo de heróis (que tem em diferença aos demais por terem sido extremamente bem sucedidos com apenas 12 edições), quer as pessoas não queiram, quer Alan Moore não queira. Os personagens são da DC, assim como o cabeça de teia é da Marvel, assim como o morcegão é da DC, e por aí vai.
Não julgarei Before Watchmen antes de ser publicado, até porque figurões como Brian Azarello (que achei muito boa a combinação dele com as histórias mais sombrias como Rorschach e Comediante), Len Wein (editor do Watchmen original), Darwyn Cooke, J. Michael Straczynski, Lee Bremejo, enfim caras que têm total condição de tirar coisas boas da ideia de Moore, e entregar um belo produto final.
Serão vários títulos aliás, um por semana, até o fim do ano provavelmente, e cada uma terá algumas páginas em seu fim dedicadas aos Contos Do Cargueiro Negro. confiram a lista e algumas capas após o continue:
RORSCHACH (4 Edições) – Writer: Brian Azzarello. Artist: Lee
MINUTEMEN (6 Edições) – Escritor/Artista: Darwyn CookeBermejo
COMEDIAN (6 Edições) – Escritor: Brian Azzarello. Artista: J.G. Jones
DR. MANHATTAN (4 Edições) – Escritor: J. Michael Straczynski. Artista: Adam Hughes
NITE OWL (4 Edições) – Escritor: J. Michael Straczynski. Artista: Andy and Joe Kubert
OZYMANDIAS (6 Edições) – Escritor: Len Wein. Artista: Jae Lee
SILK SPECTRE (4 Edições) – Escritor: Darwyn Cooke. Artista:Amanda Conner
CRIMSON CORSAIR (páginas em outras edições) – Escritor: Len Wein. Artista: John Higgins
Com certeza lerei assim que saírem, e estou com boas expectativas para que tenhamos boas histórias, adequadas ao universo e aos personagens. Achei a ideia da DC aliás, de explorar o passado muito boa. Talvez se fosse feita uma sequência aí sim seria estragado o fim que Moore e Gibbons planejaram e concretizaram. Mexer no passado, é basicamente contar um pouco do que já foi mencionado até na própria história original, expandindo-a, e dando espaço para quem sabe mais algumas pérolas dos quadrinhos. E você aí, preparado para mergulhar dentro do universo dos vigilantes?
Curti muito a ideia, mas Watchmen sem Alan Moore??????? Sei não hein, é igual senhor dos aneis sem Tolkien, fico na dúvida de se vai ser bom isso.
É que nem Homem-Aranha/Quarteto/X-men(insira super-héroi que ele criou aqui) sem Stan Lee, como falei no texto. Tem revistas do HA que são uma bosta, outras que são igualmente bacanas como as do Lee, algumas quem sabe melhores.
não, ao meu ver é completamente diferente, os super heróis que Stan Lee criou não foram para uma história fechada, e sim (como você sabe) para histórias contínuas que continuam até hoje, e ele não escreveu nem 1/20 das histórias desses heróis, e também não vemos a marca registrada de escrita de Stan Lee, eu nem saberia dizer qual é essa. Já com Alan Moore é diferente, ele é um roteirista de um nível acima de praticamente todos da Marvel, Watchmen é uma história fechada em que vemos todas as características, jeito de escrita e genialidade de Moore, é diferente de um homem aranha que tem milhões de histórias.
Por isso que acho que não vai dar certo esse "before watchmen".
Existem vários personagens que foram criados em histórias fechadas/eram pra durar um arco numa tal revista e depois foram ressucitados, aparecendo em revistas solo e tudo mais.
O erro está em ver before Watchmen como "seguidor do legado/ revolucionário" que não é a sua proposta. O "evento" só quer contar um pouco do passado dos personagens e o que os levou a situação que vemos nas primeiras páginas de Watchmen, e até, resgatar suas personalidades e tudo mais. Agora dizer que Alan Moore é acima de muita gente eu até concordo, mas que Brian Azarello também é, Straczynski também… Todos que estão aí tem nome cara, são figuras consolidadas na indústrias, por isso que tem tudo pra dar certo a proposta. O que não excluí apossibilidade de sair merda nas revistas.
Tu não sabe qual é o estilo Stan Lee? Bom, essa é fácil, é só pensar que Lee deu aos personagens características que os aproximam dos leitores, em uma linguagem dinâmica, solta. Lee trabalhou os diálogos de uma forma mais realiosta do que havia até então, e isso se impregnou em seus personagens que então explodiram em popularidade.
Olá pessoal me desculpe mesmo…….. mas como eu sei que nesse site existe muito viciado en SKYRIM..eu gostaria de perguntar onde eu vo para fazer update do jogo? eu jogo no ps3 e ele começo o TRAVA TRAVA e to quase para zerar o jogo e preciso do suport de alguem que saiba onde baixa os updates…..POR FAVORRRR…..;x
Eu particularmente jogo no Pc, mas tenho um PS3 e sei que os updates são automáticos. A Bethesda (produtora do jogo) está trabalhando ainda neles, e acho que ainda não estão disponíveis.
Os protesto de Alan Moore não são tão pertinentes, mas é inegável que ele e Gibbons conceberam Watchmen como uma obra fechada em suas 12 edições. Contaram tudo o que acharam que deveriam contar. Watchmen em si não precisa de mais nada, ainda que seja ela mesma uma história que deveria ter sido protagonizada por outros heróis da Charlton, mas que no fim acabou gerando algo novo.
Eu gostaria de que a DC usasse todo esses ricos recursos de investimento que está usando em Watchmen Before em algo novo, repetindo o processo que originou Watchmen. Porém, a editora optou pelo caminho mais fácil, e em vez de criar algo novo, vai capitalizar em cima de algo já existente.
Não que isso seja totalmente errado. São apenas… negócios.
Vou usar as palavras da filha do Alan Moore:
"Eu queria saber o porquê do orçamento usado na criação do prequel de Watchmen não ser usado para que esses roteiristas e desenhistas – ou melhor até, que novos talentos – criem o próximo Watchmen?"
Sem mais meritíssimo.
Concordo totalmente, mas não podemos ser sonhadores né, como Mauri falou negócios são negócios, e toda empresa vai pegar sempre o caminho mais simples.
Eu não sou lá o cara mais viciado em HQs do mundo. Sei da importância de Alan Moore e, principalmente, da grande obra que fora e ainda é Watchmen.
Meu único problema com o lançamento de uma continuação para a série é exatamente da reclamação dos fãs, que se acham no direito de dizer o que serve ou não para sua tão idolatrada obra.
Como um não tão viciado fã que sou, como já disse, estou muito feliz por essa iniciativa da DC. Eu gostei muito de Watchmen e sempre sonhei em conhecer um pouco mais daquele universo. Before Watchmen, por pior que possa vir a ser, vai ser algo muito interessante de se ler. Não como “ÓÓ A CONTINUAÇÃO DA OBRA DE MESTRE MOORE”, mas como a continuação de um quadrinho que eu gosto de ler. Pode ser ruim? Claro. Mas também pode ser extremamente interessante e quem sabe até ultrapassar a glória da obra original. Afinal de contas, como já foi citado por alguém nos comentários, não são iniciantes os responsáveis pelo projeto.
Enfim, já falei demais. Espero que o quadrinho chegue logo ao Brasil para que eu possa aproveitar bastante o quadrinho!
Vou comprar certamente, MAS não acho que deveriam ter botado a mão para abrir, nem que seja, a menor possibilidade de estragar o universo de Watchmen. Realmente a proposta é interessante, espero que sejam ótimas histórias!
Pensando se compro ou não a Edição definitiva de 110 reais em português..
Watchmen sem duvida nenhuma é uma obra prima dos quadrinhos e olha que leio quadrinhos desde 86, fiquei muito surpreso com o que li, queria saber quando vai sair aqui no Brasil ????
Nenhuma previsão… O material nem saiu nos EUA…
Acho uma completa escrotidão comparar quadrinhos como Homem Aranha, Superman e blablabla que são (in)finitos com obras primas que possuem, sim, começo, meio e fim…
É a mesma coisa que dar continuidade a Sandman, V, Black Hole entre inúmeras mais.
Existem HQ's que devem ser tratadas como livros, simplesmente aquela história existiu e ponto, não tem mais o que extrair (unicamente por dinheiro e uma absurda falta de criatividade) algo que acabou.
Como disse o próprio Alan: "…tendo a levar esta última notícia como a confirmação de que eles [a DC] ainda dependem de ideias que eu tive 25 anos atrás."
Essa é só minha opinião.
isso na época né cara, hoje em dia a maioria das hqs são assim.
Pra tu ver vitordezan como Stan Lee é o cara, ele é que imprimiu este ritmo a indústria!
Eu acho que querer continuar Watchmen é como querer fazer V de Vendeta 2, querer fazer a Lista de Schindler segunda parte, Laranja Mecanica: ação sem limites.
Mas vamos (ver) ler pra crer, e depois (ai sim) agente atira umas pedras. kkkk
OBS: Os caras não ficam fazendo varias historias do Homem Aranha e CIA pq ligam pra nós (leitores), eles só querem $ VENDER $. E Watchmen, ainda que consiga lucrar e MUITO, não foi feito pra isso. Então ainda que eu respeite seu texto, (afinal devemos ler, antes de criticar) eu acho que meus Maravilhosos Vingadores e o Fabuloso Surfista Prateado. Não. Não podem ser comparados ao PERFEITO.
(Quando Watchmen passar na Sessão da Tarde, dai ferrou) kkkkkkkkkkk
Watchmen foi feito pra vender sim. Aliás, na capa da revista tem até preço.
Verdade…não tinha notado. Esqueçam meu comentario então, desculpem.
Creditos ao Troller