Caça-níquel ou tributo a obra de Alan Moore & Dave Gibbons?
Watchmen é tido como obra máxima dos quadrinhos, mas pergunto assim como no ótimo texto da IGN, Homem-Aranha não? Batman? Capitão América? Superman? E como seriam essas obras se ninguém mais as tivesse tocado depois de seus criadores?
Quadrinhos de heróis, como até falei num comment aqui no blog esses dias, são feitos de ciclos, e quer queira, quer não Watchmen é um quadrinho de super-herói. Devem ser visto por arcos, por fases, e não como uma coisa de início, meio e fim. Before Watchmen é mas um arco na história de um grupo de heróis (que tem em diferença aos demais por terem sido extremamente bem sucedidos com apenas 12 edições), quer as pessoas não queiram, quer Alan Moore não queira. Os personagens são da DC, assim como o cabeça de teia é da Marvel, assim como o morcegão é da DC, e por aí vai.
Não julgarei Before Watchmen antes de ser publicado, até porque figurões como Brian Azarello (que achei muito boa a combinação dele com as histórias mais sombrias como Rorschach e Comediante), Len Wein (editor do Watchmen original), Darwyn Cooke, J. Michael Straczynski, Lee Bremejo, enfim caras que têm total condição de tirar coisas boas da ideia de Moore, e entregar um belo produto final.
Serão vários títulos aliás, um por semana, até o fim do ano provavelmente, e cada uma terá algumas páginas em seu fim dedicadas aos Contos Do Cargueiro Negro. confiram a lista e algumas capas após o continue:
RORSCHACH (4 Edições) – Writer: Brian Azzarello. Artist: Lee
MINUTEMEN (6 Edições) – Escritor/Artista: Darwyn CookeBermejo
COMEDIAN (6 Edições) – Escritor: Brian Azzarello. Artista: J.G. Jones
DR. MANHATTAN (4 Edições) – Escritor: J. Michael Straczynski. Artista: Adam Hughes
NITE OWL (4 Edições) – Escritor: J. Michael Straczynski. Artista: Andy and Joe Kubert
OZYMANDIAS (6 Edições) – Escritor: Len Wein. Artista: Jae Lee
SILK SPECTRE (4 Edições) – Escritor: Darwyn Cooke. Artista:Amanda Conner
CRIMSON CORSAIR (páginas em outras edições) – Escritor: Len Wein. Artista: John Higgins
Com certeza lerei assim que saírem, e estou com boas expectativas para que tenhamos boas histórias, adequadas ao universo e aos personagens. Achei a ideia da DC aliás, de explorar o passado muito boa. Talvez se fosse feita uma sequência aí sim seria estragado o fim que Moore e Gibbons planejaram e concretizaram. Mexer no passado, é basicamente contar um pouco do que já foi mencionado até na própria história original, expandindo-a, e dando espaço para quem sabe mais algumas pérolas dos quadrinhos. E você aí, preparado para mergulhar dentro do universo dos vigilantes?